- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Degradação da bacia hidrográfica do Rio do Cabelo e os efeitos ao meio ambiente
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento das principais fontes de poluição pontuais e difusas dos recursos hídricos na bacia hidrográfica de um rio que contribuem para degradação na área. A metodologia utilizada constou de visitas de campo e registros através de fotografias. No levantamento das fontes de poluição na bacia hidrográfica do Rio do Cabelo foram observadas contribuições poluentes significativas de: esgotos domésticos e industriais, resíduos sólidos, exploração da mineração pela retirada de areia, exploração agropecuária, desmatamento, aterramento do mangue, ocupação irregular da praia e urbanização caracterizada por uma ocupação em que predominam os condomínios, diversos loteamentos e residências construídas irregularmente. De um modo geral, as ações nocivas ao meio ambiente, tais como a devastação das florestas com um alto índice de substituição dos ambientes naturais; cortes e desmontes em encostas para instalação de edificações e sistema viário; mutilações nas várzeas e leito do Rio do Cabelo pela extração de areia; que comprometimento a qualidade da água do rio, trazendo risco aos ecossistemas ainda presentes, mesmo em área legalmente protegida pelo Plano Diretor da cidade de João Pessoa.
Palavras-chave
recursos hídricos; fontes de degradação; esgotamento sanitário
Texto completo:
Referências
AGENDA 21. Disponível em: www.mma.org. Acesso em: 12 julho 2006.
BRIGATE, J.; ESPÍNDOLA, G. L. E. Liminologia fluvial - Um estudo no rio Mogi - Guaçu. São Carlos. RIMA. 278p. 2003.
CARVALHO, R. A ; OLIVEIRA, M. C. V. Princípios básicos de saneamento do meio. São Paulo. 3 ed. São Paulo: Editora SENAC, 2003.
FRARIAS, M. S. F. Monitoramento da qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Cabelo. UFCG/CTRN. Doutorado em Irrigação e Drenagem. Campina Grande, 2006. Tese (Doutorado).
LEITE, E. P. F. Caracterização hidrológica e de atributos físico-hídricos do solo dos solos da bacia hidrográfica do rio do Cabelo, utilizando sistemas computacionais livres. UFCG/CCT. Doutorado Temático em Recursos Naturais. Campina Grande, 2005. Tese (Doutorado).
MOTA, S. Urbanização e meio ambiente: 3ed. Rio de Janeiro: ABES, 2003. 356p.
SILVA, A. G. Turismo e Impactos Socioambientais no Litoral Sul de João Pessoa, Pb. 6o Encontro de Geógrafos da América Latina. Argentina, 1997.
VALE VERDE, 2004. Associação de Defesa do Meio Ambiente. Rio Paraíba do Sul. Dados fornecidos pelo Comitê de Bacias Hidrográficas - Rio Paraíba do Sul e Serra da Mantiqueira. Disponível em: http://www.valeverde.org.br/html/rio2.php#a19.
Visitas a este artigo: 1952
Total de downloads do artigo: 2202