Uso de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de espécies florestais da caatinga

Beranger Arnaldo de Araújo

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) Brasil

José Dantas Neto

ORCID iD Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Vera Lúcia Antunes de Lima

ORCID iD Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Joelma Sales dos Santos

ORCID iD Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Resumo

Este trabalho objetiva comparar o uso do efluente tratado do esgotamento sanitário doméstico de Campina Grande-PB com o uso de água do abastecimento, na produção de mudas de ipê roxo e jucá, espécies florestais do bioma Caatinga. As variáveis avaliadas quinzenalmente foram diâmetro do colo e altura da muda durante 105 dias. Observou-se que tanto as mudas de ipê roxo quanto as de jucá, irrigadas com a água residuária tiveram desenvolvimento superior ao tratamento com água do abastecimento. Os resultados mostraram que a água residuária de origem de esgotamento sanitário doméstico pode ser utilizada em viveiros de produção de mudas florestais dessas essências florestais, pois todas as plantas se mostraram vigorosas e com bom desenvolvimento vegetativo.

Palavras-chave


Reuso de água; mudas florestais; ipê roxo; jucá


Texto completo:

Referências


BASTOS, R.K.X. Fertirrigação com águas residuárias. In: Folegatti, M. V., Fertirrigação: citrus, flores e hotaliças. Agropecuária, Guaíba, 1999. 279 p.

CROMER, R.N. Irrigation of radiate pine With Wastewater: A review of tree growth and water renovation. Aust. For, v. 43, 1980, 87-100p.

MANCUSO, P.C.S.; SANTOS, H.F. dos, Reuso de água, Manole, Universidade de São Paulo, Barueri, SP, 2003, 576 p.

MARENCO, R.A. Arborização Urbana, In: Anais do II Congresso Brasileiro sobre Arborização Urbana. Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, 1994. 613p.

SOUSA, J. T. & LEITE, V. D. Tratamento e utilização de esgotos domésticos na agricultura. Campina Grande, PB: EDUEP, 2002, 103p.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p48-53

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1656

Total de downloads do artigo: 1366