Modificações químicas na água de no ambiente edáfico após aplicação do biossólido e água residuária

Fabiana Xavier Costa

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Napoleão Esberard de Macedo Beltrão

Embrapa Algodão Brasil

Vera Lúcia Antunes de Lima

ORCID iD Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Edivan da Silva Nunes Júnior

ORCID iD Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Sany Guedes Costa

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar as modificações químicas no ambiente edáfico e na água drenada, após aplicação de biossólido e irrigação com água residuária tratada. Depois a segunda cultura, prosseguiu-se um experimento iniciado no programa de pesquisa em saneamento básico (PROSAB) do departamento de engenharia civil da Universidade Federal de Campina Grande, PB. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com sete tratamentos e três repetições, totalizando 21 unidades experimentais. Em esquema fatorial (2 x 3) + 1, representado por dois tipos de água (abastecimento e residuária tratada), usadas no experimento I com a cultura da mamona, (sendo que no experimento II com a cultura do milho utilizou-se apenas água de abastecimento) e três doses de biossólido: 0, 75, e 150 kg ha-1 e uma testemunha na qual se usou fertilizante químico na fórmula NPK. Para acompanhar o impacto dos insumos no solo, foram analisadas as características de micronutrientes, no final do experimento com a cultura do milho. Foram avaliadas nas águas utilizadas as concentrações de: matéria orgânica, (DQO) e nutrientes (nitrogênio amoniacal, fósforo total e ortofosfato solúvel). O solo que foi irrigado com água residuária no experimento anterior apresentou incremento de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo.

Palavras-chave


milho; fertilizantes químicos; lodo de esgoto; micronutrientes


Texto completo:

Referências


APHA, AWWA, WEF. Standard methods for examination of water and wastewater. 19. ed. Washington, DC: APHA, 1995.

BLAUSTEIN, J. Effluent in Trickle Irrigation of cotton in Arid zones. Journal of the Irrigation and Drainage Division, vol.108, Nº IR2, June, 1982.

Embrapa - EMPRESA BRASILEIRA E PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema Brasileiro de Classificação dos solos. Brasília: Embrapa, Produção de Informação; Rio de Janeiro: Embrapa – Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 2001.

GONÇALVES, R. F.; LUDUVICE, M.; VON SPERLING, M; Remoção da umidade de lodos de esgotos. In; Lodo de esgoto: Tratamento e disposição final. Belo Horizonte: UFMG, 2001. Cap.5, p. 159-259.

HESPANHOL, I. Reuso da água - uma alternativa viável. Revista Brasileira de Saneamento e Meio Ambiente - BIO, Rio de Janeiro, nº 18, abr/jun, 2001, p.24-25.

LEON, S. G.; CAVALLINI, J. M. Tratamento e uso de águas residuárias, tradução de H. R. Gheyi; A. Konig; B. S. O. Ceballos; F. A. V. Damasceno. Campina Grande, UFPB, 1999.

MELLO, W. J. de; MARQUES, M. O.; MELO, V. P. de. Lodo de esgoto: tratamento e disposição final, Belo Horizonte: UFMG, 2001, cap.11, p. 289–363.

NASCIMENTO, M. B. H. do. Modificações no ambiente edáfico, na água e na mamoneira, submetidas ao uso de biossólidos e água residuária. Campina Grande, PB / UFCG. 2003. 78p. (Dissertação de Mestrado - UFCG).

TSUTIYA, M. T. Alternativas de disposição final de biossólidos, In: Biossólidos na Agricultura. São Paulo: SABESP, 2001, cap. 5, p.133 – 180.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p94-100

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1692

Total de downloads do artigo: 659