Proposta de modelo de gestão da água para edificações residenciais verticais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p22-29

Palavras-chave:

edificações verticais, água, gestão

Resumo

O modelo de gestão proposto é dividido em três etapas, a saber: diagnóstico do consumo de água, com a elaboração de check-lists e questionários; plano de intervenção, com a definição das ações a serem realizadas, inclusive com a elaboração de um cronograma, identificação de possíveis desperdícios e a estimativa do impacto de redução do consumo de água; e implementação, com a definição dos passos a serem seguidos e das responsabilidades dos envolvidos no modelo de gestão proposto. Os dados coletados indicam que o conhecimento prévio da distribuição do consumo é de grande importância para a elaboração do modelo de gestão da água e que os usos de água internos dizem respeito, principalmente, às atividades de limpeza e higiene, enquanto que os externos ocorrem devido à limpeza das áreas comuns, piscinas, irrigação de plantas (jardins) e lavagem de veículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DECA. Uso racional da água: vazamentos/economia. Disponível em: http://www.deca.com.br/. Acesso em: 02 abr. 2007.

SAUTCHÚK, C. A.; et al. Conservação e reuso da água em edificações. São Paulo: ANA: Ministério do Meio Ambiente: FIESP: SindusCon-SP: COMASP, 2005.

SAUTCHÚK, C. A.; GONÇALVES, O. M. Formulação de diretrizes para implantação de programas de conservação de água em edificações. São Paulo: EPUSP, 2005. (Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil; BT/PCC/405)

Downloads

Publicado

2008-08-25

Edição

Seção

Engenharias I - Engenharia Civil - Construção Civil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>