Sistemas automáticos de impressões digitais integrando Java e Arduino
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n24p32-41Palavras-chave:
biometria, impressões digitais, sistema de identificaçãoResumo
A biometria digital é a característica biométrica mais difundida e utilizada dentre as demais. Ela utiliza-se das variações das linhas existentes nas pontas dos dedos para determinar a identidade de um indivíduo. Aparentemente trata-se de uma tecnologia futurista, mas a biometria digital foi uma prática adotada pelas civilizações passadas, que as utilizavam para realizar transações comerciais e enviar documentos confidenciais. Com o grande volume de dados, novos métodos que visavam aprimorar o trabalho com impressões digitais foram propostos, mesmo assim todos possuíam dificuldades para armazenar e realizar buscas. Para resolver o problema foram criados os Sistemas Automáticos de Impressões Digitais, que por envolver múltiplas áreas de conhecimento, torna difícil a implementação para os desenvolvedores. Este trabalho apresenta as etapas necessárias que envolvem a implementação dessa tecnologia, afim de tornar o leitor capaz de compreender e desenvolver os processos e o funcionamento de um Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais utilizando a linguagem de programação Java e a plataforma de desenvolvimento Arduino.
Downloads
Referências
ABE, R. C. Dispositivos Biométricos com Comunicação USB. São Paulo: Faculdade de Engenharia de Sorocaba, 2005.
ADAFRUIT, Adafruit Industry. Disponível em: http://www.adafruit.com. Acesso em: 14 nov. 2013.
ARAUJO, C. J. AFIS – Sistemas Automáticos de Impressões Digitais. Brasília, 2000. Disponível em: http://www.papiloscopistas.org/afis.html. Acesso em: 30 jun. 2013.
ARDUINO. Arduino. Disponível em: www.arduino.cc. Acesso 14 set. 2013.
COSTA , S. M. F. Classificação e verificação de impressões digitais. 2001.
COSTA, L. R., Obelheiro, R. R., Fraga, J. S. Introdução à Biometria. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.
FBI. Federal Bureau of Investigation (Departamento Federal de Investigação). Disponível em: www.fbi.gov. Acesso em: 30 jun. 2013.
FORUMBIOMETRIA. Disponível em: www.forumbiometria.com/fundamentos-de-biometria/118-historia-da-biometria.html. Acesso em: 30 jun. 2013.
GALTON, F. FINGERPRINT. Londres, 1895.
SUCUPIRA JUNIOR, L. H. R. Uma Metodologia para Avaliação de Pacotes de Software Biométricos. 2004. Dissertação de Mestrado – UNICAMP, São Paulo, 2004.
MARANHÃO, O. R. Curso Básico de Medicina Legal. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1989.
MELLIS, D. O Hardware em ‘código aberto’. Revista Info Exame, março, 2009. Disponível em: http://info.abril.com.br/professional/tendencias/hadware-livre-leve-e-solto.shtml. Acesso em: 14 nov. 2013.
PINHEIRO, J. M. Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna LTDA., 2008.
SILVA, T. V. M. Estudo Sobre Técnicas de Pré-Processamento e Extração de Características Utilizadas no Reconhecimento de Impressões Digitais. Monografia, Unipê, Paraíba, 2006.
SINFIC. Disponível em: www.sinfic.pt/. Acesso em: 30 jun. 2013.
HONG L.; WAN Y.; JAIN A. Fingerprint Image Enhancement: Algorithm and Performance Evaluation. Department of Computer Science, Michigan State University, v. 20, n. 8, p. 777-789, 1998.
ZHANG, T. Y.; SUEN, C. Y. A Fast Parallel Algorithm for Thinning Digital Patterns. Communication of the ACM, v. 27, n. 3, p. 236-239, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.