Condição de estudos de estudantes do IFPB Campus Patos que residem na zona rural

Autores

  • Adriana Maria dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Patos
  • Nelly Alexandre Marçal Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Patos
  • Deyse Morgana das Neves Correia Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Patos http://orcid.org/0000-0003-1766-0649

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n24p11-16

Palavras-chave:

meio rural, IFPB campus Patos, educação profissional, condição de estudos, política de interiorização

Resumo

O presente texto apresenta reflexões resultantes de pesquisa realizada no IFPB Campus Patos sobre os desafios e perspectivas do alunado residente na zona rural. O objetivo da pesquisa concentra-se em analisar a vivência acadêmica desses estudantes, especialmente no que tange a deslocamento, alimentação, participação em atividades de pesquisa e/ou extensão e acesso a novas tecnologias e recursos midiáticos. Para tanto, um levantamento foi realizado junto a todos os estudantes do campus, buscando informações sobre seu perfil residencial (rural e urbano), faixa etária, curso, modalidade de ensino e turno. Essa etapa subsidiou a seleção da amostra, à qual foram aplicados questionários para contemplar o objetivo do estudo. O campus apresenta 8% de estudantes moradores de localidades rurais; analisando as realidades desse público na sua rotina de estudos, evidenciamos que 58% realizam o transporte escolar em ônibus e 44% percorrem um trajeto de mais de 2 horas para se deslocar de suas comunidades até o Campus Patos do IFPB; 50% nem sempre se alimentam antes de ir para o Instituto e 39% nem sempre se alimentam no período em que estão no campus; 30% participam de cursos de extensão oferecidos no horário oposto às aulas; 54% possuem computador em casa, mas apenas 31% com acesso à internet. Os resultados evidenciam a necessidade de planejamento estratégico da assistência estudantil, visando ao atendimento cada vez mais amplo para melhorar as condições de estudo dos estudantes.

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Referências

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Publicado

2014-03-13

Edição

Seção

Educação

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