Condição de estudos de estudantes do IFPB Campus Patos que residem na zona rural
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n24p11-16Palavras-chave:
meio rural, IFPB campus Patos, educação profissional, condição de estudos, política de interiorizaçãoResumo
O presente texto apresenta reflexões resultantes de pesquisa realizada no IFPB Campus Patos sobre os desafios e perspectivas do alunado residente na zona rural. O objetivo da pesquisa concentra-se em analisar a vivência acadêmica desses estudantes, especialmente no que tange a deslocamento, alimentação, participação em atividades de pesquisa e/ou extensão e acesso a novas tecnologias e recursos midiáticos. Para tanto, um levantamento foi realizado junto a todos os estudantes do campus, buscando informações sobre seu perfil residencial (rural e urbano), faixa etária, curso, modalidade de ensino e turno. Essa etapa subsidiou a seleção da amostra, à qual foram aplicados questionários para contemplar o objetivo do estudo. O campus apresenta 8% de estudantes moradores de localidades rurais; analisando as realidades desse público na sua rotina de estudos, evidenciamos que 58% realizam o transporte escolar em ônibus e 44% percorrem um trajeto de mais de 2 horas para se deslocar de suas comunidades até o Campus Patos do IFPB; 50% nem sempre se alimentam antes de ir para o Instituto e 39% nem sempre se alimentam no período em que estão no campus; 30% participam de cursos de extensão oferecidos no horário oposto às aulas; 54% possuem computador em casa, mas apenas 31% com acesso à internet. Os resultados evidenciam a necessidade de planejamento estratégico da assistência estudantil, visando ao atendimento cada vez mais amplo para melhorar as condições de estudo dos estudantes.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Márcio Adriano de. Descompassos na Política Educacional: a reorganização da educação rural em Jardim de Piranhas/RN (1999-2006). 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Conceitos e definições da PNAD. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/mapa_mercado_trabalho/notastecnicas.shtm. Acesso em: 06 abr. 2014.
CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educação do Estado no meio rural: traços de uma trajetória. In: THERRIEN, Jacques; DAMASCENO, Maria Nobre (Org.). Educação e Escola no Campo. Campinas: Papirus, 1993.
CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012.
COSTA, Luciélio Marinho da. A Construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Tiradentes/Mari-PB: desafios e possibilidades para a educação do campo. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Por Uma Educação Básica do Campo. In: ARROYO, Miguel; FERNANDES, Bernardo Mançano. A Educação Básica e o Movimento Social no Campo. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 1999 (Coleção Por uma Educação do Campo, caderno n. 2).
MELO, Ferdinando Santos de. Serviço Social, Educação e Produção do Conhecimento. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE E NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 6., 2009, Belém. Anais... Belém: IFPA, 2009.
MOLINA, Mônica Castagna; MONTENEGRO, João Lopes de Albuquerque; OLIVEIRA, Liliane Lúcia Nunes de Aranha. Das Desigualdades aos Direitos: a exigência de políticas afirmativas para a promoção da equidade educacional no campo. Brasília: Secretaria de Relações Institucionais. Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.