Condição de estudos de estudantes do IFPB Campus Patos que residem na zona rural

Adriana Maria dos Santos

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Patos Brasil

Nelly Alexandre Marçal

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Patos Brasil

Deyse Morgana das Neves Correia

ORCID iD Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Patos Brasil

Resumo

O presente texto apresenta reflexões resultantes de pesquisa realizada no IFPB Campus Patos sobre os desafios e perspectivas do alunado residente na zona rural. O objetivo da pesquisa concentra-se em analisar a vivência acadêmica desses estudantes, especialmente no que tange a deslocamento, alimentação, participação em atividades de pesquisa e/ou extensão e acesso a novas tecnologias e recursos midiáticos. Para tanto, um levantamento foi realizado junto a todos os estudantes do campus, buscando informações sobre seu perfil residencial (rural e urbano), faixa etária, curso, modalidade de ensino e turno. Essa etapa subsidiou a seleção da amostra, à qual foram aplicados questionários para contemplar o objetivo do estudo. O campus apresenta 8% de estudantes moradores de localidades rurais; analisando as realidades desse público na sua rotina de estudos, evidenciamos que 58% realizam o transporte escolar em ônibus e 44% percorrem um trajeto de mais de 2 horas para se deslocar de suas comunidades até o Campus Patos do IFPB; 50% nem sempre se alimentam antes de ir para o Instituto e 39% nem sempre se alimentam no período em que estão no campus; 30% participam de cursos de extensão oferecidos no horário oposto às aulas; 54% possuem computador em casa, mas apenas 31% com acesso à internet. Os resultados evidenciam a necessidade de planejamento estratégico da assistência estudantil, visando ao atendimento cada vez mais amplo para melhorar as condições de estudo dos estudantes.

Palavras-chave


meio rural; IFPB campus Patos; educação profissional; condição de estudos; política de interiorização


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n24p11-16

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