Contribuições da ludicidade no processo de inclusão no ensino de Matemática no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Nova Olinda-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5661Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação inclusiva, LudicidadeResumo
Este artigo buscou apresentar a ludicidade como uma estratégia metodológica no ensino da Matemática e como uma forma de inclusão no processo de aprendizagem. O objetivo principal foi analisar as contribuições da ludicidade no processo de inclusão no ensino da Matemática no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Nova Olinda/PB. A pesquisa foi de natureza aplicada e qualitativa, com etapas de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada com quatro alunos, sendo um deles diagnosticado com déficit de atenção e hiperatividade. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se aplicativo de conversas para realizar as três etapas da brincadeira, que abordou os conteúdos de Educação Financeira, Tratamento de Dados e Operações Matemáticas Básicas. Os educandos participantes construíram tabelas de preços, brincaram de realizar compras e apresentaram os cálculos e resultados dos valores das compras realizadas. Com esta intervenção, concluiu-se que a ludicidade é uma aliada no processo de inclusão nas aulas de Matemática, pois, no ato de brincar, as crianças aprendem de forma natural e divertida; e que a brincadeira pode ser vista como uma prática de ensino eficaz para o processo de inclusão e aprendizagem dos alunos.
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