Contribuições da ludicidade no processo de inclusão no ensino de Matemática no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Nova Olinda-PB

Deyse Morgana das Neves Correia

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Gerlândia Leonidas Batista Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este artigo buscou apresentar a ludicidade como uma estratégia metodológica no ensino da Matemática e como uma forma de inclusão no processo de aprendizagem. O objetivo principal foi analisar as contribuições da ludicidade no processo de inclusão no ensino da Matemática no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Nova Olinda/PB. A pesquisa foi de natureza aplicada e qualitativa, com etapas de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada com quatro alunos, sendo um deles diagnosticado com déficit de atenção e hiperatividade. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se aplicativo de conversas para realizar as três etapas da brincadeira, que abordou os conteúdos de Educação Financeira, Tratamento de Dados e Operações Matemáticas Básicas. Os educandos participantes construíram tabelas de preços, brincaram de realizar compras e apresentaram os cálculos e resultados dos valores das compras realizadas. Com esta intervenção, concluiu-se que a ludicidade é uma aliada no processo de inclusão nas aulas de Matemática, pois, no ato de brincar, as crianças aprendem de forma natural e divertida; e que a brincadeira pode ser vista como uma prática de ensino eficaz para o processo de inclusão e aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Educação Matemática; Educação inclusiva; Ludicidade


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5661

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