Estresse e qualidade de vida no trabalho em servidores públicos da educação no sertão da Paraíba

Autores

  • André Mário Ampére dos Santos Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Danilo de Medeiros Arcanjo Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Deyse Morgana das Neves Correia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0003-1766-0649
  • Sílvia Ximenes Oliveira UNIFIP http://orcid.org/0000-0003-0589-6806

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5832

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, Estresse, Servidor público, Educação

Resumo

Ao compreendermos que a qualidade de vida no trabalho e o estresse envolvem fatores críticos no desenvolvimento de doenças no ambiente laboral, objetivamos com esta pesquisa avaliar o nível de estresse e qualidade de vida no trabalho dos servidores de uma instituição pública de ensino no sertão da Paraíba. O método da pesquisa foi quantitativo e descritivo, utilizando questionário de perfil sociodemográfico, a versão resumida do questionário de qualidade de vida no trabalho e a escala de estresse no trabalho. Os dados foram analisados de acordo com a literatura pertinente e associada a uma análise estatística descritiva. A amostra foi composta por 80 servidores públicos que trabalham na educação, sendo estes, professores e técnicos administrativos: 62,5% têm idade entre 29 e 39 anos e 86,25% têm de 03 a 08 anos de serviço prestados na instituição. Como resultado, a maior parcela dos servidores que são professores apresentou pouco ou nenhum estresse, e a qualidade de vida destes profissionais foi melhor em todos os domínios, com destaque para o domínio pessoal, que atingiu o score de 82,42. Todos os fatores levantados permitem verificar a importância da autonomia como fator de destaque para satisfação e qualidade de vida no trabalho.

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Publicado

2021-09-19

Edição

Seção

Educação