- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Potencializando as inteligências múltiplas na construção de plantas baixas com o software SweetHome 3D
Resumo
Este estudo se concentra na utilização dos conceitos da teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner na aplicação de uma atividade interdisciplinar, unindo as aulas de Matemática e Informática em uma escola na cidade de São João do Rio do Peixe, Paraíba. A referida atividade toma por inspiração as sugestões de ações metodológicas propostas pelo educador Thomas Armstrong, que, por sua vez, se baseia nos estudos das inteligências múltiplas de Gardner. O objetivo da atividade destacada neste estudo consiste em observar e estimular as inteligências espacial e lógico-matemática por meio da construção de plantas baixas de casas, utilizando conceitos da Matemática e aplicabilidades da Informática. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e caráter pedagógico. Ademais, a proposta metodológica está dividida em duas etapas, sendo a primeira o esboço de plantas baixas simples e a segunda a transcrição desses desenhos para o software gratuito de realidade virtual SweetHome 3D. Apresenta-se, ainda, o processo de criação e modelagem de plantas baixas em 2D e 3D pelos próprios alunos da referida escola, contribuindo para expandir o interesse dos discentes nas aulas de Matemática e Informática, fornecendo uma camada de significância no processo de aprendizagem. Por fim, observa-se as potenciais inclinações dos estudantes para determinados tipos de inteligência e uma breve análise da metodologia adotada, funcionando como correspondente norteador para futuras aplicações.
Palavras-chave
inteligência espacial; inteligência lógico-matemática; inteligências múltiplas; SweetHome 3D.
Texto completo:
Referências
ALBINO, L. M. S.; BARROS, S. G. A teoria das inteligências múltiplas de Gardner e sua contribuição para a educação. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 7, n. 1, p. 148-168, 2021. Disponível em: https://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/683/454. Acesso em: 10 set. 2021.
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2008.
ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas: Papirus, 1998.
ARMSTRONG, T. Multiple intelligences in the classroom. 3rd. ed. Alexandria: ASCD, 2009. Disponível em: https://erwinwidiyatmoko.files.wordpress.com/2012/08/multiple-intelligencies-in-the-classroom.pdf. Acesso em: 24 fev. 2021.
ATWAL, A.; MONEY, A.; HARVEY, M. Occupational therapists’ views on using a virtual reality interior design application within the pre-discharge home visit process. Journal of Medical Internet Research, v. 16, n. 12, p. 2283, Dec. 2014. DOI: https://doi.org/10.2196/jmir.3723.
CARMO, J. G. B. Pesquisa pedagógica. Educação & Literatura, maio 2011. Disponível em: http://www.educacaoliteratura.com.br/index%20202.htm. Acesso em: 15 fev. 2021.
GARDNER, H. Multiple intelligences: the theory in practice. New York: Basic Books, 1993.
GARUTTI, G. A teoria das inteligências múltiplas como conceito de educação ambiental. Revista Intersaberes, v. 7, n. 14, p. 291-308, 2012. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/325. Acesso em: 26 fev. 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
Visitas a este artigo: 1321
Total de downloads do artigo: 728