Estudo comparativo sobre o projeto estrutural de lajes nervuradas e maciças em concreto armado na situação de incêndio
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5070Palavras-chave:
análise estrutural, dimensionamento estrutural, TRRFResumo
Quando comparadas às lajes maciças de concreto armado, as lajes nervuradas são projetadas de forma a aproveitar de maneira mais eficiente as qualidades existentes nos materiais que as constituem. Porém, a obrigatoriedade de verificação das estruturas em concreto armado para a situação de incêndio tende a diminuir essa vantagem econômica. Assim, este trabalho analisou o projeto de lajes maciças e nervuradas em concreto armado na situação de incêndio através das premissas das normas brasileiras. O dimensionamento das estruturas para diferentes imposições de projeto foi realizado com o auxílio do software CAD/TQS e, através de processo iterativo, foram obtidas as dimensões das lajes de forma que as flechas adquiridas ficassem o mais próximo possível das flechas máximas de cada vão. As imposições de projeto foram método construtivo, vãos, classe de agressividade ambiental, resistência do concreto e tempo requerido de resistência ao fogo, totalizando 256 lajes calculadas. Após o dimensionamento e através de tabelas e figuras gerados nos softwares Excel e Origin, realizou-se um estudo comparativo entre as lajes maciças e nervuradas, podendo-se concluir que as lajes nervuradas ainda são mais econômicas que as maciças, mesmo considerando a situação de incêndio.
Downloads
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014. 238 p.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120: Ações para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro, 2019. 62 p.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15200: Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio. Rio de Janeiro, 2012. 50 p.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Desempenho de edificações habitacionais. Rio de Janeiro, 2013.
BERTO, A. F. Incêndios em estruturas de concreto: estudos de caso significativos em São Paulo. Revista ALCONPAT, v. 10, n. 1, p. 132-146, 2019. DOI: https://doi.org/10.21041/ra.v10i1.438.
CARVALHO, R. C.; FIGUEIREDO, J. R. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado. 4. ed. São Paulo: EdUFSCar, 2019. 415 p.
MASCARENHAS, F. J. R.; CHRISTOFORO, A. L.; CARVALHO, R. C. A utilização de um software livre para determinação dos esforços internos de cargas móveis em vigas de pontes de concreto. Holos, Natal, v. 3, n. 36, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.9466.
PILLON, F. R.; PINHEIRO, R. V.; VERA, A. V. K.; ARROYO, F. N.; CHRISTOFORO, A. L.; PANZERA, T. H.; LAHR, F. A. R. Technical and economic analysis of structures of buildings in reinforced concrete with ribbed slab from 3 to 21 floors. International Journal of Materials Engineering, v. 8, n. 6, p. 142-151, 2018. DOI: https://doi.org/10.5923/j.ijme.20180806.02.
SILVA, V. P. Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2016. 240 p.
TQS INFORMÁTICA. Sistema CAD/TQS – Manual do Usuário. São Paulo, 2014.
VASCONCELLOS, J. Lajes maciças de concreto armado. Catálogo Digital de Detalhamento da Construção, 3 abr. 2012a. Disponível em: https://cddcarqfeevale.wordpress.com/2012/04/03/lajes-macicas-de-concreto-armado/. Acesso em: 23 nov. 2020.
VASCONCELLOS, J. Lajes nervuradas. Catálogo Digital de Detalhamento da Construção, 11 jul. 2012b. Disponível em: https://cddcarqfeevale.wordpress.com/2012/07/11/lajes-nervuradas/. Acesso em: 23 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.