Contribuição da rigidez à flexão da laje treliçada para a estabilidade global da estrutura

Rogério José Solidário Chaves

ORCID iD Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Igor Pacchioni Cândido da Silva

ORCID iD Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) Brasil

Felipe Nascimento Arroyo

ORCID iD Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Vinícius Borges de Moura Aquino

ORCID iD Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Brasil

André Luís Christoforo

ORCID iD Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Resumo

A Engenharia está sempre buscando otimizar os elementos estruturais, seja para reduzir o custo e o tempo da construção, para obter mais eficiência estrutural ou para ter uma construção mais racional. Com o avanço da tecnologia, a Engenharia melhora a qualidade dos materiais, como por exemplo a utilização de concretos mais resistentes, e isso possibilita a construção de prédios mais altos. Um dos materiais que surgiu com esse avanço foi a laje treliçada, sendo mais barata e demandando menos tempo de execução que a laje usualmente utilizada de concreto armado maciço. Dessa forma, este artigo tem como objetivo principal verificar o comportamento do funcionamento de lajes treliçadas como diafragma rígido. Para isso, foi modelado um prédio de 16 pavimentos no SAP2000, que trabalha com elementos finitos, comparando o parâmetro do prédio com laje maciça, com laje treliçada em apenas uma direção (sentido das vigotas na maior e posteriormente na menor rigidez do prédio), considerando a laje bidirecional e, por fim, intercalando o sentido das lajes. Após análise, foi possível concluir que a laje treliçada funciona como um diafragma rígido, assim como a laje maciça.

Palavras-chave


Diafragma rígido; Lajes treliçadas; Concreto armado; Análise estrutural


Texto completo:

Referências


ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 6123: Forças devidas ao vento em edificações. Rio de Janeiro, ABNT, 1988.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro: ABNT, 1988.

AVILLA JÚNIOR, J. Contribuição ao projeto e execução de lajes lisas nervuradas pré-fabricadas com vigotas treliçadas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4656?show=full. Acesso em: 09 ago. 2021.

BUZO, H. A. G. Estudo do comportamento de diafragma rígido de lajes maciças. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/8325/1/comportamentodiafragmalajesmacicas.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021.

CARVALHO, R. C.; PINHEIRO, L. M. Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado – V2. São Paulo: PINI, 2009. 589 p.

GOULART, M. S. S. Contribuição da rigidez à flexão das lajes para estabilidade global de edifícios. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.coc.ufrj.br/pt/documents2/mestrado/2008-2/1467-mauricio-dos-santos-sgarbi-goulart-mestrado. Acesso em: 09 ago. 2021.

SARTORTI, A. L.; FONTES, A. C.; PINHEIRO, L. M. Análise da fase de montagem de lajes treliçadas. Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, v. 6, n. 4, p. 623-660, 2013. Disponível em: http://www.revistas.ibracon.org.br/index.php/riem/article/view/395. Acesso em: 09 ago. 2021.

STORCH, I. S.; DOBELIN, J. G. S.; BATALHA, L. C.; SARTORTI, A. L. Ensaios de autoportância em vigotas treliçadas sujeitas a flexão negativa. Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, v. 10, n. 6, p. 1366-1395, 2017. Disponível em: http://www.revistas.ibracon.org.br/index.php/riem/article/view/870. Acesso em: 09 ago. 2021.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4940

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1096

Total de downloads do artigo: 631