Inovações tecnológicas e o desenvolvimento da síndrome de burnout: estudo realizado com professores de uma unidade acadêmica

Autores

  • Allisson Silva dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0001-5121-9553
  • Giulliane Ohana Cassiano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Maria Luiza da Costa Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0002-6690-1405

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n52p34-47

Palavras-chave:

Síndrome de burnout, Inovações tecnológicas, Professores

Resumo

Este estudo parte das considerações de professores que transitam em um ambiente de constante modernização tecnológica e que realizam suas atividades sob um clima de pressão e cobranças, o que indica, portanto, um cenário profícuo para a predisposição à síndrome de burnout. Assim, essas considerações serviram de motivação para as questões de pesquisa: como os professores da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios do Campus João Pessoa do IFPB percebem os efeitos das inovações tecnológicas no desempenho de suas funções? O nível de comprometimento piscoemocional pode ser fator capaz de desencadear a síndrome de burnout? Desse modo, a pesquisa em questão teve como objetivo analisar os efeitos das inovações tecnológicas no cotidiano dos professores como fonte desencadeadora da síndrome de burnout. Ademais, a pesquisa, de natureza descritiva e exploratória, foi caracterizada como um estudo de caso que envolveu 38 professores que responderam a um formulário, fazendo uso da plataforma digital on-line Google Forms. Os resultados indicam correlações entre inovações tecnológicas, síndrome de burnout e gênero. Foi possível observar uma correlação positiva entre a variável “inovações tecnológicas” e a dimensão “desgaste psíquico”.

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Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

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