Formação de equipe: mito ou realidade?
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p62-69Palavras-chave:
mito, realidade, trabalho em equipe, compartilhamento, participaçãoResumo
O termo "equipe" vem sendo aplicado a diferentes tipos de grupos de trabalho. Em geral, uma equipe È um grupo de funcionários responsáveis pela elaboração total de um produto ou pelo fornecimento de um serviço completo e, constituindo-se como tal, todos os seus membros conhecem as tarefas que lhes são atribuídas e costumam ter autoridade para implementar, e não apenas para recomendar, iniciativas específicas relacionadas à melhoria da qualidade e da produtividade. Neste trabalho, o tema formação de equipe é abordado em forma de questionamento e tem como objetivo verificar se as organizações realmente estão preocupadas na formação e organização de equipes, como elas funcionam e quais são os resultados por essa estratégia apresentados. Trata-se, pois, de um estudo, inicialmente, teórico com fins de fundamentar a pesquisa de campo realizada em duas organizações, uma de natureza privada, empresa São Braz e outra de natureza pública, Detran. Ambas, com traços culturais próprios, apresentam uma característica comum relacionada a perspectiva de mudança para seus modelos gerenciais, os quais apontam a formação de equipes como uma estratégia de garantia de comprometimento e de resultados competitivos. A análise dos dados foi qualitativa, tomando como base o depoimento dos funcionários que compuseram a amostra. Levando em conta os fundamentos conceituais estudados neste trabalho, os resultados indicam que nem todos os respondentes estão conscientes do que È trabalhar em equipe, o que nos leva a concluir que, na prática, o trabalho em equipe é muito mais um mito do que propriamente uma
realidade.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CASTILHO, Áurea. Construindo equipes para alto desempenho: fundamentos e técnicas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
MOSCOVICI, Fela. Equipes dão certo: a multiplicação do talento humano. 5.ed.. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
MUSSNUG, Kenneth J; AARON, W. Hughey, A verdade sobre as equipes. Revista HSM Ano 2, n. 8, p. 140-146, mai-jun 1998.
QUICK, Thomas L. Como desenvolver equipes bem sucedidas. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
ROBBINS, Stephen. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.
ROBBINS, H e FINLEY, M. Por que as equipes não funcionam. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WELLINS, Richard S; BYHAM, William C; WILSON, Jeanne M. Equipes Zapp! Rio de Janeiro: Campus, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.