Formação de equipe: mito ou realidade?

Maria Luiza da Costa Santos

ORCID iD Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

João Henrique de Miranda Neto

Centro Universitário UNIPÊ Brasil

Resumo

O termo "equipe" vem sendo aplicado a diferentes tipos de grupos de trabalho. Em geral, uma equipe È um grupo de funcionários responsáveis pela elaboração total de um produto ou pelo fornecimento de um serviço completo e, constituindo-se como tal, todos os seus membros conhecem as tarefas que lhes são atribuídas e costumam ter autoridade para implementar, e não apenas para recomendar, iniciativas específicas relacionadas à melhoria da qualidade e da produtividade. Neste trabalho, o tema formação de equipe é abordado em forma de questionamento e tem como objetivo verificar se as organizações realmente estão preocupadas na formação e organização de equipes, como elas funcionam e quais são os resultados por essa estratégia apresentados. Trata-se, pois, de um estudo, inicialmente, teórico com fins de fundamentar a pesquisa de campo realizada em duas organizações, uma de natureza privada, empresa São Braz e outra de natureza pública, Detran. Ambas, com traços culturais próprios, apresentam uma característica comum relacionada a perspectiva de mudança para seus modelos gerenciais, os quais apontam a formação de equipes como uma estratégia de garantia de comprometimento e de resultados competitivos. A análise dos dados foi qualitativa, tomando como base o depoimento dos funcionários que compuseram a amostra. Levando em conta os fundamentos conceituais estudados neste trabalho, os resultados indicam que nem todos os respondentes estão conscientes do que È trabalhar em equipe, o que nos leva a concluir que, na prática, o trabalho em equipe é muito mais um mito do que propriamente uma
realidade.

Palavras-chave


mito; realidade; trabalho em equipe; compartilhamento; participação


Texto completo:

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CASTILHO, Áurea. Construindo equipes para alto desempenho: fundamentos e técnicas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

MOSCOVICI, Fela. Equipes dão certo: a multiplicação do talento humano. 5.ed.. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

MUSSNUG, Kenneth J; AARON, W. Hughey, A verdade sobre as equipes. Revista HSM Ano 2, n. 8, p. 140-146, mai-jun 1998.

QUICK, Thomas L. Como desenvolver equipes bem sucedidas. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

ROBBINS, Stephen. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.

ROBBINS, H e FINLEY, M. Por que as equipes não funcionam. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WELLINS, Richard S; BYHAM, William C; WILSON, Jeanne M. Equipes Zapp! Rio de Janeiro: Campus, 1994.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p62-69

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1541

Total de downloads do artigo: 1869