Cultura Organizacional e Mudança: o estudo da Secretaria de Educação do Município de Serra Redonda-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p100-112Palavras-chave:
Cultura organizacional, Mudança, Resistência.Resumo
Estudar a cultura organizacional é essencial para entender sua influência no comportamento das pessoas. São os valores, missão, objetivos que modelam a identidade da organização, a qual formada por pessoas com comportamentos divergentes, seguem valores comuns. É por meio da compreensão da cultura que é possível implantar mudanças no sentido de promover resultados que garantam a sobrevivência organizacional. No cenário público, as organizações tem sido impulsionadas a mudar e esse processo parece interferir no desempenho dos colaboradores no trabalho. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre Mudança e Cultura em uma Secretária de Educação do Município de Serra Redonda do estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, por meio de estudo realizado com embasamento descritivo e bibliográfico. Os dados foram coletados por um formulário aplicado aos funcionários, através da técnica de entrevista Os resultados apontam que esta organização enfrenta constante mudança em seus planos de trabalho, em decorrência de mudança na gestão do município, prejudicando a continuidade dos trabalhos e não oportunizando o envolvimento dos seus colaboradores. Foi possível verificar que os processos de mudanças ocorridos tem provocado resistências e impactos culturais à organização e ao ambiente de trabalho.
Downloads
Referências
ALBERT, S.; ASHFORTH, B.E.; DUTTON, J. Organizational identity and identification: charting new waters and building new bridges. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p. 13-17, 2000.
ARAUJO, Luís César G. de. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Portugal. Edições 70, LDA, 2009.
BECKERT, M.C. P.; JOHAM, S. L.; OLIVEIRA, A. A. L. Gestão da mudança e cultura organizacional. Rio de Janeiro: FGV Management, 2015.
BROWN, A.; STARKEY, K. Organizational identiy and learning: a psychodynamic perspective. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p.102-120, 2000.
COHEN, R. Allan; FINK, L. Stephen. Comportamento organizacional: conceitos e estudos de casos. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
FLEURY, Maria Helena Leme; SAMPAIO, Jáder dos Reis. Uma discussão sobre Cultura Organizacional. IN: Vários autores. As pessoas na Organização. São Paulo: Ed. Gente, 2002. p. 283-294.
FREITAS, Maria Ester de. Cultura Organizacional: evolução e crítica. 1.ed. Rio de Janeiro. Cengace, 2007.
HATCH, M. J.; SCHULTZ, M. Relations between organizational culture, identityand image. European Journal of Marketing, v. 31, n. 5, p. 356-365, 1997.
HITT, Michael; MILLER, Chet; COLELLA, Adrienne. Comportamento Organizacional: uma abordagem estratégica. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
KLIKSBERG, B. Como transformar o Estado, para além dos mitos e dogmas. Brasília: ENAP, 1992.
LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2009.
REZENDE, F. P.; FREITAS, F. O.; SILVA, E.A.T. O. Cultura Organizacional e Resistencia a Mudança. Disponível em: http://www.car.aedb.br/seget/artigos11/305148 08.pdf. Acesso em: 02 de out. 2014.
ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 2010
SCHEIN, E. H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2009.
SPINK, P. Continuidade e descontinuidade em organizações públicas: um paradoxo democrático. Cadernos Fundap, São Paulo, Ano 7, n. 13, p. 57-65, abr 1987.
ULRICH, D. Recursos Humanos Estratégicos. São Paulo: Ed. Futura, 2014.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
WOOD, T. Jr. Mudança organizacional. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.