O Curso de Licenciatura em Química do CEFETPB: uma proposta de syllabus/course design

Autores

  • Maria Verônica Andrade da Silveira Edmundson Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Mônica Maria Montenegro de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n14p86-91

Palavras-chave:

análise de dados, análise de necessidades, conteúdo, plano de curso.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar os passos que o professor poderá seguir ao preparar um Curso em Inglês Instrumental dirigido para leitura (ESP - English for Specific Purposes directed at reading). Primeiro, apresentamos a análise do resultado da coleta de dados concebida para fazer o levantamento das necessidades de aprendizagem e da situação-alvo - determinante para a construção dos objetivos e, consequentemente, do syllabus do curso. Em segundo lugar, mostramos como o resultado dessa análise está relacionada à elaboração dos objetivos e syllabus, e o que esperamos dos nossos alunos como resultado do curso. Por fim, exporemos uma proposta de syllabus de um "Course Design".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUBIN, Fraida; OLSHTAIN Elite. Course Design: Developing Programs and Materials for Language Learning. Cambridge: Cambridge University, 1996.

EDMUNDSON, E.; FITZPATRICK, S. Negotiating the syllabus: learning needs analysis through pictures. In: BREEN, Michael P.; LITTLEJOHN, Andrew Eds. Classroom Decision Making. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

EDMUNDSON, Maria Verônica A. da Silveira. Leitura e Compreensão de Textos no Livro Didático de Língua Inglesa, João Pessoa: Editora do CEFET-PB, 2004.

EDMUNDSON, Maria Verônica A. da Silveira; OLIVEIRA, Mônica Maria Montenegro. Apresentação do pôster: What we do at CEFET-PB before designing our ESP Courses. Na Conferencia da GELI, Havana, Cuba, Dezembro 2005, versão em Português da Apresentação da Comunicação: Importância da Needs Analysis na definição de Objetivos nas Aulas de ESP, XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VII Seminário Nacional de Línguas Instrumentais, São Paulo, 2005.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes, Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

KENNEDY, Chris; BOLITHO Rod. English for Specific Purposes, editor: Roger H. Flavell, England. 1985.Ministry of Education and Science of Ukraine. English for Specific Purposes: National Curriculum for Universities. Kyiv: The British Council. 2005.Notas tomadas por Maria Verônica Andrade da Silveira Edmundson, durante as aulas no Curso de “ESP Course & Material Design”. (Ensinando Inglês para fins Específicos & Elaboração de Material) ministrados por: Rod Bolitho, Martyn Clarke e Paul Gentle, St. Mark and St. John College, Plymouth, UK, July 2005.

NUNAN, David. Syllabus Design. Oxford: Oxford University Press. 1991.

RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. “Gêneros Textuais: uma proposta de aplicação em cursos de Inglês para fins específicos”. Em: The ESPecialist, 2004, vol. 25 no2 pp.107-109.

Downloads

Publicado

2006-12-09

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)