O Curso de Licenciatura em Química do CEFETPB: uma proposta de syllabus/course design
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n14p86-91Palavras-chave:
análise de dados, análise de necessidades, conteúdo, plano de curso.Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar os passos que o professor poderá seguir ao preparar um Curso em Inglês Instrumental dirigido para leitura (ESP - English for Specific Purposes directed at reading). Primeiro, apresentamos a análise do resultado da coleta de dados concebida para fazer o levantamento das necessidades de aprendizagem e da situação-alvo - determinante para a construção dos objetivos e, consequentemente, do syllabus do curso. Em segundo lugar, mostramos como o resultado dessa análise está relacionada à elaboração dos objetivos e syllabus, e o que esperamos dos nossos alunos como resultado do curso. Por fim, exporemos uma proposta de syllabus de um "Course Design".
Downloads
Referências
DUBIN, Fraida; OLSHTAIN Elite. Course Design: Developing Programs and Materials for Language Learning. Cambridge: Cambridge University, 1996.
EDMUNDSON, E.; FITZPATRICK, S. Negotiating the syllabus: learning needs analysis through pictures. In: BREEN, Michael P.; LITTLEJOHN, Andrew Eds. Classroom Decision Making. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
EDMUNDSON, Maria Verônica A. da Silveira. Leitura e Compreensão de Textos no Livro Didático de Língua Inglesa, João Pessoa: Editora do CEFET-PB, 2004.
EDMUNDSON, Maria Verônica A. da Silveira; OLIVEIRA, Mônica Maria Montenegro. Apresentação do pôster: What we do at CEFET-PB before designing our ESP Courses. Na Conferencia da GELI, Havana, Cuba, Dezembro 2005, versão em Português da Apresentação da Comunicação: Importância da Needs Analysis na definição de Objetivos nas Aulas de ESP, XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VII Seminário Nacional de Línguas Instrumentais, São Paulo, 2005.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes, Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
KENNEDY, Chris; BOLITHO Rod. English for Specific Purposes, editor: Roger H. Flavell, England. 1985.Ministry of Education and Science of Ukraine. English for Specific Purposes: National Curriculum for Universities. Kyiv: The British Council. 2005.Notas tomadas por Maria Verônica Andrade da Silveira Edmundson, durante as aulas no Curso de “ESP Course & Material Design”. (Ensinando Inglês para fins Específicos & Elaboração de Material) ministrados por: Rod Bolitho, Martyn Clarke e Paul Gentle, St. Mark and St. John College, Plymouth, UK, July 2005.
NUNAN, David. Syllabus Design. Oxford: Oxford University Press. 1991.
RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. “Gêneros Textuais: uma proposta de aplicação em cursos de Inglês para fins específicos”. Em: The ESPecialist, 2004, vol. 25 no2 pp.107-109.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.