- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O Curso de Licenciatura em Química do CEFETPB: uma proposta de syllabus/course design
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar os passos que o professor poderá seguir ao preparar um Curso em Inglês Instrumental dirigido para leitura (ESP - English for Specific Purposes directed at reading). Primeiro, apresentamos a análise do resultado da coleta de dados concebida para fazer o levantamento das necessidades de aprendizagem e da situação-alvo - determinante para a construção dos objetivos e, consequentemente, do syllabus do curso. Em segundo lugar, mostramos como o resultado dessa análise está relacionada à elaboração dos objetivos e syllabus, e o que esperamos dos nossos alunos como resultado do curso. Por fim, exporemos uma proposta de syllabus de um "Course Design".
Palavras-chave
análise de dados; análise de necessidades; conteúdo; plano de curso.
Texto completo:
Referências
DUBIN, Fraida; OLSHTAIN Elite. Course Design: Developing Programs and Materials for Language Learning. Cambridge: Cambridge University, 1996.
EDMUNDSON, E.; FITZPATRICK, S. Negotiating the syllabus: learning needs analysis through pictures. In: BREEN, Michael P.; LITTLEJOHN, Andrew Eds. Classroom Decision Making. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
EDMUNDSON, Maria Verônica A. da Silveira. Leitura e Compreensão de Textos no Livro Didático de Língua Inglesa, João Pessoa: Editora do CEFET-PB, 2004.
EDMUNDSON, Maria Verônica A. da Silveira; OLIVEIRA, Mônica Maria Montenegro. Apresentação do pôster: What we do at CEFET-PB before designing our ESP Courses. Na Conferencia da GELI, Havana, Cuba, Dezembro 2005, versão em Português da Apresentação da Comunicação: Importância da Needs Analysis na definição de Objetivos nas Aulas de ESP, XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VII Seminário Nacional de Línguas Instrumentais, São Paulo, 2005.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes, Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
KENNEDY, Chris; BOLITHO Rod. English for Specific Purposes, editor: Roger H. Flavell, England. 1985.Ministry of Education and Science of Ukraine. English for Specific Purposes: National Curriculum for Universities. Kyiv: The British Council. 2005.Notas tomadas por Maria Verônica Andrade da Silveira Edmundson, durante as aulas no Curso de “ESP Course & Material Design”. (Ensinando Inglês para fins Específicos & Elaboração de Material) ministrados por: Rod Bolitho, Martyn Clarke e Paul Gentle, St. Mark and St. John College, Plymouth, UK, July 2005.
NUNAN, David. Syllabus Design. Oxford: Oxford University Press. 1991.
RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. “Gêneros Textuais: uma proposta de aplicação em cursos de Inglês para fins específicos”. Em: The ESPecialist, 2004, vol. 25 no2 pp.107-109.
Visitas a este artigo: 2009
Total de downloads do artigo: 896