O Curso de Licenciatura em Química do CEFETPB: uma proposta de syllabus/course design

Autores

  • Maria Verônica Andrade da Silveira Edmundson Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brazil
  • Mônica Maria Montenegro de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brazil

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n14p86-91

Palavras-chave:

análise de dados, análise de necessidades, conteúdo, plano de curso.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar os passos que o professor poderá seguir ao preparar um Curso em Inglês Instrumental dirigido para leitura (ESP - English for Specific Purposes directed at reading). Primeiro, apresentamos a análise do resultado da coleta de dados concebida para fazer o levantamento das necessidades de aprendizagem e da situação-alvo - determinante para a construção dos objetivos e, consequentemente, do syllabus do curso. Em segundo lugar, mostramos como o resultado dessa análise está relacionada à elaboração dos objetivos e syllabus, e o que esperamos dos nossos alunos como resultado do curso. Por fim, exporemos uma proposta de syllabus de um "Course Design".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

DUBIN, Fraida; OLSHTAIN Elite. Course Design: Developing Programs and Materials for Language Learning. Cambridge: Cambridge University, 1996.

EDMUNDSON, E.; FITZPATRICK, S. Negotiating the syllabus: learning needs analysis through pictures. In: BREEN, Michael P.; LITTLEJOHN, Andrew Eds. Classroom Decision Making. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

EDMUNDSON, Maria Verônica A. da Silveira. Leitura e Compreensão de Textos no Livro Didático de Língua Inglesa, João Pessoa: Editora do CEFET-PB, 2004.

EDMUNDSON, Maria Verônica A. da Silveira; OLIVEIRA, Mônica Maria Montenegro. Apresentação do pôster: What we do at CEFET-PB before designing our ESP Courses. Na Conferencia da GELI, Havana, Cuba, Dezembro 2005, versão em Português da Apresentação da Comunicação: Importância da Needs Analysis na definição de Objetivos nas Aulas de ESP, XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VII Seminário Nacional de Línguas Instrumentais, São Paulo, 2005.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes, Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

KENNEDY, Chris; BOLITHO Rod. English for Specific Purposes, editor: Roger H. Flavell, England. 1985.Ministry of Education and Science of Ukraine. English for Specific Purposes: National Curriculum for Universities. Kyiv: The British Council. 2005.Notas tomadas por Maria Verônica Andrade da Silveira Edmundson, durante as aulas no Curso de “ESP Course & Material Design”. (Ensinando Inglês para fins Específicos & Elaboração de Material) ministrados por: Rod Bolitho, Martyn Clarke e Paul Gentle, St. Mark and St. John College, Plymouth, UK, July 2005.

NUNAN, David. Syllabus Design. Oxford: Oxford University Press. 1991.

RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. “Gêneros Textuais: uma proposta de aplicação em cursos de Inglês para fins específicos”. Em: The ESPecialist, 2004, vol. 25 no2 pp.107-109.

Downloads

Publicado

09-12-2006

Como Citar

EDMUNDSON, M. V. A. da S.; OLIVEIRA, M. M. M. de. O Curso de Licenciatura em Química do CEFETPB: uma proposta de syllabus/course design. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 86–91, 2006. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n14p86-91. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/281. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

Ensino
Smart Citations via scite_

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)