Leitura e compreensão: uma visão sócio-interacionista e transacional
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7793Palavras-chave:
Leitura, Estratégias, Conhecimento PrévioResumo
Este artigo contempla uma revisão teórica sobre os processos de leitura e compreensão de textos, por meio da qual fazemos uma retrospectiva dos modelos de leitura e expomos fatores cognitivos envolvidos na compreensão e estratégias de leitura. Este trabalho tem como objetivos: a) apresentar os modelos psicolingüísticos de leitura e os modelos das duas últimas décadas do séc. XX, tendo como base os modelos de Rudell e Unrau (1994) e Goodman (1994); b) elicitar os aspectos cognitivos que influenciam na compreensão de textos como o conhecimento lingüístico, o textual e o de mundo, bem como estratégias que tornam o aluno/leitor mais proficiente, promovendo sua autonomia na leitura.
Downloads
Referências
ANDERSON, Richard. “Role of the Reader’s Schema in Comprehension, Learning, and Memory”. In: Ruddell, Robert B., Martha R. Ruddell and Harry Singer (editors). Theoretical Models and Processes of Reading. 4ed. Newark, Delaware: International Reading Association (IRA), 1994, pp. 469-482.
COHEN, Andrew D. Strategies in Learning and using a second language. London and New York: Longman, 1999.
ELLIS, Rod. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.
GOODMAN, Kenneth S. “Reading, Writing and Written texts: A Transactional Sociopsycholinguistic View”. In: Ruddell and Harry Singer (editors). Theoretical Models and Processes of Reading. 4ed. Newark, Delaware: International Reading Association (IRA), 1994, pp.1093-1130.
KLEIMAN, Ângela Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Editora Pontes, 1996.
KLEIMAN, Ângela Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2000.
KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto. 2000.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. “Leitura como Processo Inferencial num Universo Cultural-Cognitivo” In: Leitura: Teoria & Prática. Ano 4, Nº 5. Junho, 1985.
PINTO, Abuêndia Padilha. Fatores afetivos e cognitivos: influência no ensino-aprendizagem de línguas. In: The Especialist (the ESP), São Paulo, EDUC. v 20, nº 2, 1999, 91-113.
PINTO, Abuêndia Padilha. A Interação Leitor-Texto: Considerações Teóricas e Práticas. In: The Especialist (the ESP), São Paulo, EDUC. vol 10, nº 1, 1999, pp. 47-66.
RICHARDS, Jack. From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
RUDDELL, Robert B. & UNRAU, Norman J. (1994). “Reading as a Meaning-Construction Process: The Reader, the Text, and the Teacher”. In: Theoretical Models and Processes of Reading. International Reading Association (IRA) Newark, Delaware. 4th Edition. pp.996- 1057
WILLIAMS, Marion & BURDEN, Robert L. (1997) Psychology for Language Teachers. Cambridge. Cambridge University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.