Leitura e compreensão: uma visão sócio-interacionista e transacional

Maria Verônica Andrade da Silveira Edmundson

ORCID iD Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

Este artigo contempla uma revisão teórica sobre os processos de leitura e compreensão de textos, por meio da qual fazemos uma retrospectiva dos modelos de leitura e expomos fatores cognitivos envolvidos na compreensão e estratégias de leitura. Este trabalho tem como objetivos: a) apresentar os modelos psicolingüísticos de leitura e os modelos das duas últimas décadas do séc. XX, tendo como base os modelos de Rudell e Unrau (1994) e Goodman (1994); b) elicitar os aspectos cognitivos que influenciam na compreensão de textos como o conhecimento lingüístico, o textual e o de mundo, bem como estratégias que tornam o aluno/leitor mais proficiente, promovendo sua autonomia na leitura.

Palavras-chave


Leitura; Estratégias; Conhecimento Prévio


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7793

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