Leitura e compreensão: uma visão sócio-interacionista e transacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7793

Palavras-chave:

Leitura, Estratégias, Conhecimento Prévio

Resumo

Este artigo contempla uma revisão teórica sobre os processos de leitura e compreensão de textos, por meio da qual fazemos uma retrospectiva dos modelos de leitura e expomos fatores cognitivos envolvidos na compreensão e estratégias de leitura. Este trabalho tem como objetivos: a) apresentar os modelos psicolingüísticos de leitura e os modelos das duas últimas décadas do séc. XX, tendo como base os modelos de Rudell e Unrau (1994) e Goodman (1994); b) elicitar os aspectos cognitivos que influenciam na compreensão de textos como o conhecimento lingüístico, o textual e o de mundo, bem como estratégias que tornam o aluno/leitor mais proficiente, promovendo sua autonomia na leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDERSON, Richard. “Role of the Reader’s Schema in Comprehension, Learning, and Memory”. In: Ruddell, Robert B., Martha R. Ruddell and Harry Singer (editors). Theoretical Models and Processes of Reading. 4ed. Newark, Delaware: International Reading Association (IRA), 1994, pp. 469-482.

COHEN, Andrew D. Strategies in Learning and using a second language. London and New York: Longman, 1999.

ELLIS, Rod. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.

GOODMAN, Kenneth S. “Reading, Writing and Written texts: A Transactional Sociopsycholinguistic View”. In: Ruddell and Harry Singer (editors). Theoretical Models and Processes of Reading. 4ed. Newark, Delaware: International Reading Association (IRA), 1994, pp.1093-1130.

KLEIMAN, Ângela Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Editora Pontes, 1996.

KLEIMAN, Ângela Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2000.

KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto. 2000.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. “Leitura como Processo Inferencial num Universo Cultural-Cognitivo” In: Leitura: Teoria & Prática. Ano 4, Nº 5. Junho, 1985.

PINTO, Abuêndia Padilha. Fatores afetivos e cognitivos: influência no ensino-aprendizagem de línguas. In: The Especialist (the ESP), São Paulo, EDUC. v 20, nº 2, 1999, 91-113.

PINTO, Abuêndia Padilha. A Interação Leitor-Texto: Considerações Teóricas e Práticas. In: The Especialist (the ESP), São Paulo, EDUC. vol 10, nº 1, 1999, pp. 47-66.

RICHARDS, Jack. From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

RUDDELL, Robert B. & UNRAU, Norman J. (1994). “Reading as a Meaning-Construction Process: The Reader, the Text, and the Teacher”. In: Theoretical Models and Processes of Reading. International Reading Association (IRA) Newark, Delaware. 4th Edition. pp.996- 1057

WILLIAMS, Marion & BURDEN, Robert L. (1997) Psychology for Language Teachers. Cambridge. Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

01-09-2003

Como Citar

EDMUNDSON, M. V. A. da S. Leitura e compreensão: uma visão sócio-interacionista e transacional. Revista Principia, [S. l.], n. 10, p. 29–34, 2003. DOI: 10.18265/2447-9187a2003id7793. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/7793. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Educação
Smart Citations via scite_

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)