Leitura e compreensão: uma visão sócio-interacionista e transacional

Maria Verônica Andrade da Silveira Edmundson

ORCID iD Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

Este artigo contempla uma revisão teórica sobre os processos de leitura e compreensão de textos, por meio da qual fazemos uma retrospectiva dos modelos de leitura e expomos fatores cognitivos envolvidos na compreensão e estratégias de leitura. Este trabalho tem como objetivos: a) apresentar os modelos psicolingüísticos de leitura e os modelos das duas últimas décadas do séc. XX, tendo como base os modelos de Rudell e Unrau (1994) e Goodman (1994); b) elicitar os aspectos cognitivos que influenciam na compreensão de textos como o conhecimento lingüístico, o textual e o de mundo, bem como estratégias que tornam o aluno/leitor mais proficiente, promovendo sua autonomia na leitura.

Palavras-chave


Leitura; Estratégias; Conhecimento Prévio


Texto completo:

Referências


ANDERSON, Richard. “Role of the Reader’s Schema in Comprehension, Learning, and Memory”. In: Ruddell, Robert B., Martha R. Ruddell and Harry Singer (editors). Theoretical Models and Processes of Reading. 4ed. Newark, Delaware: International Reading Association (IRA), 1994, pp. 469-482.

COHEN, Andrew D. Strategies in Learning and using a second language. London and New York: Longman, 1999.

ELLIS, Rod. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.

GOODMAN, Kenneth S. “Reading, Writing and Written texts: A Transactional Sociopsycholinguistic View”. In: Ruddell and Harry Singer (editors). Theoretical Models and Processes of Reading. 4ed. Newark, Delaware: International Reading Association (IRA), 1994, pp.1093-1130.

KLEIMAN, Ângela Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Editora Pontes, 1996.

KLEIMAN, Ângela Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2000.

KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto. 2000.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. “Leitura como Processo Inferencial num Universo Cultural-Cognitivo” In: Leitura: Teoria & Prática. Ano 4, Nº 5. Junho, 1985.

PINTO, Abuêndia Padilha. Fatores afetivos e cognitivos: influência no ensino-aprendizagem de línguas. In: The Especialist (the ESP), São Paulo, EDUC. v 20, nº 2, 1999, 91-113.

PINTO, Abuêndia Padilha. A Interação Leitor-Texto: Considerações Teóricas e Práticas. In: The Especialist (the ESP), São Paulo, EDUC. vol 10, nº 1, 1999, pp. 47-66.

RICHARDS, Jack. From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

RUDDELL, Robert B. & UNRAU, Norman J. (1994). “Reading as a Meaning-Construction Process: The Reader, the Text, and the Teacher”. In: Theoretical Models and Processes of Reading. International Reading Association (IRA) Newark, Delaware. 4th Edition. pp.996- 1057

WILLIAMS, Marion & BURDEN, Robert L. (1997) Psychology for Language Teachers. Cambridge. Cambridge University Press.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7793

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 473

Total de downloads do artigo: 346