Leitura e compreensão: uma visão sócio-interacionista e transacional
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7793Palavras-chave:
Leitura, Estratégias, Conhecimento PrévioResumo
Este artigo contempla uma revisão teórica sobre os processos de leitura e compreensão de textos, por meio da qual fazemos uma retrospectiva dos modelos de leitura e expomos fatores cognitivos envolvidos na compreensão e estratégias de leitura. Este trabalho tem como objetivos: a) apresentar os modelos psicolingüísticos de leitura e os modelos das duas últimas décadas do séc. XX, tendo como base os modelos de Rudell e Unrau (1994) e Goodman (1994); b) elicitar os aspectos cognitivos que influenciam na compreensão de textos como o conhecimento lingüístico, o textual e o de mundo, bem como estratégias que tornam o aluno/leitor mais proficiente, promovendo sua autonomia na leitura.
Downloads
Referências
ANDERSON, Richard. “Role of the Reader’s Schema in Comprehension, Learning, and Memory”. In: Ruddell, Robert B., Martha R. Ruddell and Harry Singer (editors). Theoretical Models and Processes of Reading. 4ed. Newark, Delaware: International Reading Association (IRA), 1994, pp. 469-482.
COHEN, Andrew D. Strategies in Learning and using a second language. London and New York: Longman, 1999.
ELLIS, Rod. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.
GOODMAN, Kenneth S. “Reading, Writing and Written texts: A Transactional Sociopsycholinguistic View”. In: Ruddell and Harry Singer (editors). Theoretical Models and Processes of Reading. 4ed. Newark, Delaware: International Reading Association (IRA), 1994, pp.1093-1130.
KLEIMAN, Ângela Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Editora Pontes, 1996.
KLEIMAN, Ângela Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2000.
KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto. 2000.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. “Leitura como Processo Inferencial num Universo Cultural-Cognitivo” In: Leitura: Teoria & Prática. Ano 4, Nº 5. Junho, 1985.
PINTO, Abuêndia Padilha. Fatores afetivos e cognitivos: influência no ensino-aprendizagem de línguas. In: The Especialist (the ESP), São Paulo, EDUC. v 20, nº 2, 1999, 91-113.
PINTO, Abuêndia Padilha. A Interação Leitor-Texto: Considerações Teóricas e Práticas. In: The Especialist (the ESP), São Paulo, EDUC. vol 10, nº 1, 1999, pp. 47-66.
RICHARDS, Jack. From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
RUDDELL, Robert B. & UNRAU, Norman J. (1994). “Reading as a Meaning-Construction Process: The Reader, the Text, and the Teacher”. In: Theoretical Models and Processes of Reading. International Reading Association (IRA) Newark, Delaware. 4th Edition. pp.996- 1057
WILLIAMS, Marion & BURDEN, Robert L. (1997) Psychology for Language Teachers. Cambridge. Cambridge University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.