- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Leitura e compreensão: uma visão sócio-interacionista e transacional
Resumo
Este artigo contempla uma revisão teórica sobre os processos de leitura e compreensão de textos, por meio da qual fazemos uma retrospectiva dos modelos de leitura e expomos fatores cognitivos envolvidos na compreensão e estratégias de leitura. Este trabalho tem como objetivos: a) apresentar os modelos psicolingüísticos de leitura e os modelos das duas últimas décadas do séc. XX, tendo como base os modelos de Rudell e Unrau (1994) e Goodman (1994); b) elicitar os aspectos cognitivos que influenciam na compreensão de textos como o conhecimento lingüístico, o textual e o de mundo, bem como estratégias que tornam o aluno/leitor mais proficiente, promovendo sua autonomia na leitura.
Palavras-chave
Leitura; Estratégias; Conhecimento Prévio
Texto completo:
Referências
ANDERSON, Richard. “Role of the Reader’s Schema in Comprehension, Learning, and Memory”. In: Ruddell, Robert B., Martha R. Ruddell and Harry Singer (editors). Theoretical Models and Processes of Reading. 4ed. Newark, Delaware: International Reading Association (IRA), 1994, pp. 469-482.
COHEN, Andrew D. Strategies in Learning and using a second language. London and New York: Longman, 1999.
ELLIS, Rod. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.
GOODMAN, Kenneth S. “Reading, Writing and Written texts: A Transactional Sociopsycholinguistic View”. In: Ruddell and Harry Singer (editors). Theoretical Models and Processes of Reading. 4ed. Newark, Delaware: International Reading Association (IRA), 1994, pp.1093-1130.
KLEIMAN, Ângela Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Editora Pontes, 1996.
KLEIMAN, Ângela Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2000.
KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto. 2000.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. “Leitura como Processo Inferencial num Universo Cultural-Cognitivo” In: Leitura: Teoria & Prática. Ano 4, Nº 5. Junho, 1985.
PINTO, Abuêndia Padilha. Fatores afetivos e cognitivos: influência no ensino-aprendizagem de línguas. In: The Especialist (the ESP), São Paulo, EDUC. v 20, nº 2, 1999, 91-113.
PINTO, Abuêndia Padilha. A Interação Leitor-Texto: Considerações Teóricas e Práticas. In: The Especialist (the ESP), São Paulo, EDUC. vol 10, nº 1, 1999, pp. 47-66.
RICHARDS, Jack. From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
RUDDELL, Robert B. & UNRAU, Norman J. (1994). “Reading as a Meaning-Construction Process: The Reader, the Text, and the Teacher”. In: Theoretical Models and Processes of Reading. International Reading Association (IRA) Newark, Delaware. 4th Edition. pp.996- 1057
WILLIAMS, Marion & BURDEN, Robert L. (1997) Psychology for Language Teachers. Cambridge. Cambridge University Press.
Visitas a este artigo: 473
Total de downloads do artigo: 346