Aplicação da Tabela Periódica em uma turma profissionalizante do Programa de Educação de Jovens e Adultos

Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueiredo

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Flávia Rhuana Pereira Sales

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Carlindo Maxshweel Querino da Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Niely Silva de Souza

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido a partir da necessidade de tornar mais atrativo, motivador e facilitador o ensino de Química para jovens e adultos, tendo em vista que é nítido o desinteresse da maioria dos estudantes – e, principalmente, desse tipo de público – em aprender essa ciência. Nesse sentido, para despertar uma maior empatia desse alunado para com a disciplina, foi proposta uma sequência de atividades, que incluiu o uso de ferramentas metodológicas diversas, para o conteúdo “Tabela Periódica” (TP), com o intuito de atender as dificuldades dos discentes. A metodologia empregada baseou-se nas pesquisas qualitativa e participante. A aplicação foi realizada numa turma do 3º período de um curso profissionalizante do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que ocorre no período noturno no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa. Partindo de uma perspectiva contextualizada, a experimentação foi uma das principais estratégias adotadas com a finalidade de favorecer o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que se coadunou a teoria com a prática; para isso, foram aplicados experimentos sucintos relacionados à vivência dos estudantes. Durante toda a aplicação, foram percebidas a participação ativa e o envolvimento dos alunos, proporcionando um ambiente em que eles compartilharam seus conhecimentos prévios a respeito do conteúdo e construíram, conjuntamente, conceitos sobre o tema, contribuindo para uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave


Ensino de Química; Educação para jovens e adultos; Sequência didática; Contextualização; Experimentação


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p31-38

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