Contextualizando os conceitos de cinética química em uma turma de jovens e adultos

Autores

  • Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueiredo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0001-6611-4797
  • Luís Victor dos Santos Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Amanda Cecília da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Niely Silva de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0003-4067-6104
  • Rafael de Carvalho Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p107-116

Palavras-chave:

contextualização, ensino de química, experimentação, jovens, adultos

Resumo

O presente trabalho foi realizado em uma escola pública da rede federal de ensino situada em João Pessoa, numa turma de jovens e adultos do Curso Técnico Integrado em Eventos. Objetivando um aprendizado mais interativo e contextualizado, conceitos unificadores da disciplina Química foram trabalhados dentro de uma perspectiva que favoreceu a construção do saber do público participante. Para tanto, empregou-se a experimentação, que se mostrou ser uma atividade de grande valia, pois, ao observar as reações que estavam ocorrendo, os alunos se envolveram, fazendo reflexões com o que eles encontravam em seu dia a dia. Os resultados apontaram para um arrefecimento do mito negativo existente acerca desta ciência, ao proporcionar, aos discentes envolvidos, um transitar entre o saber popular e o saber científico.

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Publicado

2013-08-26

Edição

Seção

Educação

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