Contextualizando a temática gases no Ensino Médio sob uma perspectiva dialogada e experimental
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p81-88Palavras-chave:
Ensino de Química, Contextualização, ExperimentaçãoResumo
O presente trabalho vem expor resultados da aplicação de uma sequência de atividades, que incluiu uso de ferramentas metodológicas diversas, proposta ao conteúdo “Gases e suas Transformações”. A aplicação foi realizada numa turma do 2º ano do Ensino Médio, do período noturno, da Escola Estadual Maria de Lourdes Araújo, localizada na cidade de Santa Rita-PB. Partindo de uma perspectiva contextualizada, a experimentação foi uma das principais estratégias adotadas com o intuito de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes, uma vez que se coadunou a teoria com a prática. Foram aplicados experimentos sucintos de forma a trabalhar a temática de maneira contextualizada, assim como a exposição de vídeos visando a fortalecer o processo de aprendizagem. Durante toda a aplicação, percebemos a participação ativa e envolvimento dos alunos, proporcionando um ambiente em que os mesmos compartilharam de seus conhecimentos do senso comum a respeito do conteúdo, a fim de construir, conjuntamente, conceitos sobre o tema, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
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