Contextualizando a temática gases no Ensino Médio sob uma perspectiva dialogada e experimental

Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Mayzza Márcia Araújo do Nascimento

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Luís Victor dos Santos Lima

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Flávia Rhuana Pereira Sales

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Rafael de Carvalho Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Niely Silva de Souza

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

O presente trabalho vem expor resultados da aplicação de uma sequência de atividades, que incluiu uso de ferramentas metodológicas diversas, proposta ao conteúdo “Gases e suas Transformações”. A aplicação foi realizada numa turma do 2º ano do Ensino Médio, do período noturno, da Escola Estadual Maria de Lourdes Araújo, localizada na cidade de Santa Rita-PB. Partindo de uma perspectiva contextualizada, a experimentação foi uma das principais estratégias adotadas com o intuito de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes, uma vez que se coadunou a teoria com a prática. Foram aplicados experimentos sucintos de forma a trabalhar a temática de maneira contextualizada, assim como a exposição de vídeos visando a fortalecer o processo de aprendizagem. Durante toda a aplicação, percebemos a participação ativa e envolvimento dos alunos, proporcionando um ambiente em que os mesmos compartilharam de seus conhecimentos do senso comum a respeito do conteúdo, a fim de construir, conjuntamente, conceitos sobre o tema, contribuindo para uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave


Ensino de Química; Contextualização; Experimentação


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p81-88

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2923

Total de downloads do artigo: 2992