Contextualizando a temática gases no Ensino Médio sob uma perspectiva dialogada e experimental

Autores

  • Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0001-6611-4797
  • Mayzza Márcia Araújo do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0002-6048-935X
  • Luís Victor dos Santos Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Flávia Rhuana Pereira Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0002-1453-4682
  • Rafael de Carvalho Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Niely Silva de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0003-4067-6104

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p81-88

Palavras-chave:

Ensino de Química, Contextualização, Experimentação

Resumo

O presente trabalho vem expor resultados da aplicação de uma sequência de atividades, que incluiu uso de ferramentas metodológicas diversas, proposta ao conteúdo “Gases e suas Transformações”. A aplicação foi realizada numa turma do 2º ano do Ensino Médio, do período noturno, da Escola Estadual Maria de Lourdes Araújo, localizada na cidade de Santa Rita-PB. Partindo de uma perspectiva contextualizada, a experimentação foi uma das principais estratégias adotadas com o intuito de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes, uma vez que se coadunou a teoria com a prática. Foram aplicados experimentos sucintos de forma a trabalhar a temática de maneira contextualizada, assim como a exposição de vídeos visando a fortalecer o processo de aprendizagem. Durante toda a aplicação, percebemos a participação ativa e envolvimento dos alunos, proporcionando um ambiente em que os mesmos compartilharam de seus conhecimentos do senso comum a respeito do conteúdo, a fim de construir, conjuntamente, conceitos sobre o tema, contribuindo para uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-02

Edição

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)