Aplicação da Tabela Periódica em uma turma profissionalizante do Programa de Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p31-38

Palavras-chave:

Ensino de Química, Educação para jovens e adultos, Sequência didática, Contextualização, Experimentação

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido a partir da necessidade de tornar mais atrativo, motivador e facilitador o ensino de Química para jovens e adultos, tendo em vista que é nítido o desinteresse da maioria dos estudantes – e, principalmente, desse tipo de público – em aprender essa ciência. Nesse sentido, para despertar uma maior empatia desse alunado para com a disciplina, foi proposta uma sequência de atividades, que incluiu o uso de ferramentas metodológicas diversas, para o conteúdo “Tabela Periódica” (TP), com o intuito de atender as dificuldades dos discentes. A metodologia empregada baseou-se nas pesquisas qualitativa e participante. A aplicação foi realizada numa turma do 3º período de um curso profissionalizante do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que ocorre no período noturno no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa. Partindo de uma perspectiva contextualizada, a experimentação foi uma das principais estratégias adotadas com a finalidade de favorecer o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que se coadunou a teoria com a prática; para isso, foram aplicados experimentos sucintos relacionados à vivência dos estudantes. Durante toda a aplicação, foram percebidas a participação ativa e o envolvimento dos alunos, proporcionando um ambiente em que eles compartilharam seus conhecimentos prévios a respeito do conteúdo e construíram, conjuntamente, conceitos sobre o tema, contribuindo para uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833- 27841.

______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional da Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1 – Edição Extra, p. 1- 7.

______. Ministério da Educação. Cadernos Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Imprensa Nacional, 2006a.

______. Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006b. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio, volume 2).

______. Ministério da Educação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Ensino Médio: Documento Base. Brasília: MEC, 2009.

BROWN, L. S.; HOLME, T. A. Química geral aplicada à engenharia. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2005.

CARNEIRO, M. A. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.

LIMA, V. M. R. (Org.) et al. A gestão da aula universitária na PUCRS.

Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

LUDWIG, A. C. W. Fundamentos e Prática de Metodologia Científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MERÇON, F. et al. Estratégias Didáticas no Ensino de Química. E-Mosaico: Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), v. 1, n. 1, p. 79-93, jun. 2012.

POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2009.

SCAFI, S. H. F. Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 176-183, ago. 2010.

SILVA, O. G.; NAVARRO, E. C. A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 2, n. 8, p. 95-100, 2012.

SOUZA, J. J. N. Experimentação no ensino noturno: uma proposta para o ensino de Química. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SOUZA, N. S.; PIRES, C. K. ; LINHARES, M. P. Ensino de Química no PROEJA: uma proposta integradora das relações entre a sala de aula e um fórum virtual. RVq: Revista Virtual de Química, v. 7, n. 3, p. 992-1006, maio 2015.

TEIS, D. T.; TEIS, M. A. A Abordagem Qualitativa: a leitura no campo de pesquisa. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, p. 1-8, 2006. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/teis-denize-abordagem-qualitativa.pdf. Acesso em: 16 jun. 2015.

WIPPEL, S. S. O currículo de Química na Educação de Jovens e Adultos e a participação docente. In: ANPED SUL – REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, 10., 2014, Florianópolis. Trabalhos Completos. Florianópolis: UDESC, 2014.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Edição

Seção

Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)