A inserção do ensino de Libras como L2 nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Lagoa de Dentro-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5656Palavras-chave:
Libras, Alunos ouvintes, Prática docente, Recursos didáticosResumo
O objetivo deste trabalho consiste em investigar a prática pedagógica da docente responsável pelo ensino dessa língua, na rede municipal de ensino de Lagoa de Dentro-PB, em relação a aquisição/aprendizagem da Libras numa perspectiva inclusiva com discentes ouvintes dos anos iniciais do ensino fundamental, analisando ainda, os procedimentos metodológicos, recursos didáticos e atividades visuogestuais utilizadas em sua prática. A pesquisa delineou-se diante de uma abordagem qualitativa e interpretativa por meio de um questionário investigativo direcionado ao docente titular pelo ensino de Libras. Os resultados apontaram tratar-se de uma profissional com experiência no ensino de Libras em várias modalidades de ensino, pois ela ensina a alunos do ensino fundamental como também leciona em cursos de graduação. Além disso, se considera uma profissional capacitada para exercer seu ofício no ensino de Libras por ter formação inicial e continuada na área. Como também, avalia importante a introdução do ensino dessa língua como L2 nos anos iniciais do ensino fundamental para alunos ouvintes, sentindo-se realizada por ministrar tal ensino fazendo a diferença. Relatou que as aulas de Libras acontecem uma vez por semana e que durante o desenvolvimento desta, a língua oral prevalece na comunicação entre ela e os alunos ouvintes, tendo sua ação pedagógica voltada para metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem caracterizando uma abordagem sociointeracionista, pois emprega nas aulas vídeos, cartazes e imagens de sinais com o objetivo de desenvolver a prática de sinalização com os alunos. Os resultados analisados demonstraram o alcance dos objetivos propostos, uma vez que exibiram a relevância de quanto a Libras carece ser reconhecida e acolhida como segunda língua para os ouvintes perante uma proposta de ampliação das relações interculturais e pessoais, confirmando um cenário inclusivo educacional que possibilite a reorganização do fazer pedagógico considerando as especificidades dos sujeitos envolvidos.
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