Concepção de docentes acerca da inclusão dos alunos surdos em uma escola regular de ensino no município de Guarabira, Paraíba

Vanessa Carvalho da Silva Souza

Secretaria Municipal de Educação do Município de Araruna, Paraíba Brasil

Maria Clerya Alvino Leite

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A pesquisa teve por objetivo investigar quais as concepções dos docentes acerca da inclusão de alunos surdos em uma escola regular no munícipio de Guarabira/PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que contou com a participação de dois docentes com experiência no trabalho com alunos surdos do sistema regular de ensino: um professor de Libras que atua junto à equipe de Atendimento Especializado, ministrando curso de Libras, quando há oferta na matriz curricular e outro professor que atua em sala de aula comum. Os docentes responderam um questionário virtual composto por 10 questões sobre inclusão educacional de alunos surdos no ensino regular. Dentre os principais resultados, destaca-se que: apesar de a escola pesquisada ser um centro de referência no atendimento especializado, os alunos surdos que ali estão matriculados ainda enfrentam dificuldades na efetivação da inclusão social, obstáculo que se apresenta, exclusivamente, em decorrência da falta de domínio da Libras pelos profissionais que compõem a escola. Há uma centralização na figura do profissional intérprete, que acaba por se responsabilizar por toda a interação social dos alunos surdos com os professores. Ao final do estudo, conclui-se que há necessidade de uma maior compreensão da cultura surda, bem como da inserção do ensino bilíngue como conteúdo curricular obrigatório, tendo assim a possibilidade de efetivar, de forma mais precisa, aquilo que está disposto em Lei, implicando na inclusão escolar dos alunos surdos.

Palavras-chave


Concepção docente; Educação inclusiva; Inclusão escolar; Pessoas surdas


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5391

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