Investigação das limitações de deflexão vertical em pontes pênseis

Renato Silva Nicoletti

ORCID iD Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Alexandre Rossi

ORCID iD Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Emerson Alexandro Bolandim

ORCID iD Universidade de São Paulo (USP), Campus São Carlos Brasil

Alex Sander Clemente de Souza

ORCID iD Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Carlos Humberto Martins

ORCID iD Universidade Estadual de Maringá (UEM) Brasil

Resumo

Na concepção de pontes e viadutos, o sistema pênsil apresenta diversas vantagens, entre elas a viabilidade técnico-econômica para grandes vãos, fatores estéticos e flexibilidade na geometria. Entretanto, são poucos os códigos normativos específicos para pontes pênseis e, entre esses e os códigos genéricos de pontes, nota-se uma grande discrepância com relação aos limites de deflexão. O presente trabalho apresenta e discute as limitações de flecha recomendadas pelas principais normas e também pela literatura. Além disso, investiga-se a influência da geometria no limite de deflexão vertical de pontes pênseis. Com esse intuito, foram analisadas 14 pontes, variando o comprimento do vão, a largura do tabuleiro e a altura do mastro. Na revisão realizada, verificou-se uma tendência da literatura para o desenvolvimento de métodos e critérios mais coerentes para o controle da deflexão, da vibração e dos demais efeitos dinâmicos. Por sua vez, nas análises, averiguou-se que a prática de limitar a deflexão vertical com base em apenas um quociente envolvendo o vão pode não ser precisa e eficiente, pois verificou-se a influência de outros parâmetros que afetam a deflexão vertical e as vibrações na estrutura, como a largura do tabuleiro e a altura do mastro. Logo, estudos que visem fundamentar os critérios para limitações de flechas e o dimensionamento de pontes perante os estados limites de serviço são muito importantes, uma vez que soluções simplistas podem tornar a estrutura inviável economicamente ou tecnicamente.

Palavras-chave


Deflexões; Estados limites de serviço; Pontes pênseis.


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4860

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