Análise paramétrica das variáveis de dimensionamento de muros de arrimo tipo “L” em concreto armado

Daniel Rocha Geraldo

ORCID iD Centro Universitário Paulista - Campus São Carlos (UNICEP) Brasil

Renato Silva Nicoletti

ORCID iD Centro Universitário Paulista - Campus São Carlos (UNICEP) Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos (UFSCar) Brasil

Graduação em Engenharia Civil (2018) com ênfase em Sistemas Construtivos pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é aluno de mestrado com bolsa CAPES no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na Linha de Pesquisa de Estudo e Desenvolvimento de Sistemas Estruturais pela Universidade Federal de São Carlos (PPGECiv/UFSCar).

Resumo

O muro de arrimo consiste em uma estrutura construída para promover a contenção de taludes e, consequentemente, evitar a erosão, restabelecer a segurança de um maciço de terra e até mesmo recuperar áreas degradadas ou em processo de degradação. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência de diversas propriedades no dimensionamento de muros de arrimo de concreto armado, com formato “L”. Para tornar factível a análise das influências, foi construída uma planilha no software Microsoft Office Excel e realizou-se análises paramétricas da altura do muro, do peso específico do solo, do ângulo de atrito do solo, da resistência característica à compressão do concreto, da largura do muro e da espessura da laje da base. A análise da sensibilidade foi feita analisando os fatores de segurança ao tombamento e à translação, e também as áreas de aço no muro e na laje da base. Em suma, os parâmetros que provocaram maior influência no comportamento do muro de arrimo foram o peso específico e ângulo de atrito do solo. Assim, a realização de ensaios para conhecer as propriedades do solo é imprescindível para fundamentar a otimização do projeto em termos técnicos e econômicos. Especificamente quanto ao ângulo de atrito do solo, verifica-se uma forte correlação geral com as verificações de segurança e com o dimensionamento da área de aço. À medida que este parâmetro aumenta a área de aço é minimizada e a segurança, maximizada.

Palavras-chave


Muro de arrimo de flexão; Concreto armado; Análise paramétrica; Análise de sensibilidade; Muro de arrimo tipo L


Texto completo:

Referências


ANAMT - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MEDICINA DO TRABALHO. Disponível em: . Acesso em: 24 Setembro 2021.

COSTA, M. D. Comparação de métodos empíricos e numéricos para o dimensionamento de muros de solos reforçados com geossintéticos. [Monografia, Universidade Federal de Ouro Preto, MG, Brasil]: [s.n.], 2021. Disponível em: .

DAS, B. M. Fundamentos de Engenharia Geotécnica. 6ª. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

DOMINGUES, P. C. Indicações para projeto de muros de arrimo em concreto armado. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, SP, Brasil]: [s.n.], 1997. Disponível em: .

FERREIRA, A. S. et al. AUTOARRIMOS: um aplicativo para dispositivos móveis para dimensionamento de muro de arrimo por gravidade. Revista Eletrônica TECCEN, 2020. Disponível em: . Acesso em: 25 Setembro 2021.

GERSCOVICH, D. M. S. Estruturas de Contenção - Muros de Arrimo, Rio Janeiro, RJ, 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 Setembro 2021.

HUNTINGTON, W. C. Earth pressure and retaining walls. New York: John Wiley & Sons, 1957.

JÚNIOR, J. B. Estudo comparativo entre muros de arrimo de gabião e concreto armado: dimensionamento e custo benefício para solos arenosos. [Trabalho de conclusão de curso, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, João Pessoa, PB]: [s.n.], 2019. Disponível em: .

MARCHETTI, O. Muros de Arrimo. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 2007.

MOLITERNO, A. Caderno de muros de arrimo. São Paulo: Edigard Blucher Ltda., 1980.

PINTO, C. D. S. Curso Básico de Mecânica dos Solos. 3ª. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2006.

PINTO, L. C. D. M.; COSTA, R. C. P. Dimensionamento de muro de arrimo em concreto armado com sapata corrida. [Trabalho de conclusão de curso, FACEG Faculdade Evangélica de Goianésia, Goianésia, GO]: [s.n.], 2020. Disponível em: .

ROCHA, A. R. A. Estudo comparativo de muros de arrimo executados em concreto armado, quando dimensionados para alturas diferentes. Trabalho de conclusão de curso, UNISMG- Centro Universitário do Sul de Minas, Varginha, MG: [s.n.], 2016. Disponivel em: .

TORRES, L. Y.; CURADO, T. D. S.; SILVA, E. D. D. Análise númerica comparativa entre soluções de contenção em solo. GEOCENTRO. Brasília-DF: [s.n.]. 2019.

UNITED STATES NAVY. Foundations and earth structures design manual 7.2. Dept. of the Navy, Navy Facilities Engineering Command, Alexandria, Va, US: [s.n.], 1982.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6576

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 100

Total de downloads do artigo: 51