Qualidade na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e sua interiorização frente ao Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024)

João Ricardo Freire de Melo

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Sheyla Charlyse Rodrigues de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Elda Silva do Nascimento Melo

ORCID iD Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Resumo

O atual Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) traz, em uma de suas metas, a intenção de triplicar as matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), buscando assegurar a qualidade da oferta. Sabendo-se que sua efetivação acontece nas mais diversas esferas – estadual, municipal, federal e privada –, o foco desta pesquisa é refletir a respeito da qualidade formativa, por meio de um estudo que enfatiza discussões no que se refere à rede federal, mostrando, especificamente, dados referentes ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Utilizamos, neste estudo, a revisão bibliográfica pautada nas obras de Frigotto (2007), Manfredi (2002) e Pacheco (2011) e revisão documental baseada, fundamentalmente, no PNE e nos documentos que balizam a consolidação dessa modalidade de ensino, além da análise dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e do CENSO 2016. Em consonância com os dados estudados, reafirmamos a importância dessa modalidade da educação no âmbito da rede federal, reconhecendo seu nível de qualidade e formação, além de considerar quão importante é, igualmente, o processo de expansão dessa rede, especialmente, no Rio Grande do Norte. 

Palavras-chave


Rede de Educação Profissional; Qualidade; Interiorização; Expansão


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n40p76-84

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