O núcleo central da representação social de estagiários(as) do curso de Pedagogia/UERN acerca da docência
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n52p157-168Palavras-chave:
Representação social, . Docência, Núcleo centralResumo
Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “A representação social de estagiários(as) do curso de pedagogia acerca da docência”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A investigação busca identificar a representação social de estagiários do curso de Pedagogia da UERN acerca da docência. Apresentamos os resultados da apreciação da TALP – Técnica de Associação Livre de Palavras, analisada à luz da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978) e da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998) com auxílio do software EVOC e da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), que nos possibilitou visualizar o núcleo central da representação social de docência. Os resultados contemplam regularidades que nos permitem perceber que os sujeitos da pesquisa constroem uma representação social de docência arraigada em elementos centrais como amor, dedicação, ensinar e aprender.
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