- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O núcleo central da representação social de estagiários(as) do curso de Pedagogia/UERN acerca da docência
Resumo
Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “A representação social de estagiários(as) do curso de pedagogia acerca da docência”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A investigação busca identificar a representação social de estagiários do curso de Pedagogia da UERN acerca da docência. Apresentamos os resultados da apreciação da TALP – Técnica de Associação Livre de Palavras, analisada à luz da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978) e da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998) com auxílio do software EVOC e da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), que nos possibilitou visualizar o núcleo central da representação social de docência. Os resultados contemplam regularidades que nos permitem perceber que os sujeitos da pesquisa constroem uma representação social de docência arraigada em elementos centrais como amor, dedicação, ensinar e aprender.
Palavras-chave
Representação social;. Docência; Núcleo central
Texto completo:
Referências
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 1998. p. 27-37.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações da identidade docente: uma contribuição para a formulação de políticas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, n. 57, p. 579-594, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362007000400008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed., 1. reimp. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CNE – CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: CNE, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 21 set. 2020.
FARR, R. M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (org.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 31-59.
JODELET, D. Problemáticas psicossociais da abordagem da noção de sujeito. Tradução de Luciano Loprete. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 156, p. 314-327, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143203.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.
MELO, Elda Silva do Nascimento. Representação social do ensinar: a dimensão pedagógica do habitus professoral. 2009. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
OLIVEIRA, C. M. Representações sociais da identidade docente na formação inicial de professores de sociologia da UFRN. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008.
SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999. p. 63-92.
TAMBARA, E. Profissionalização, escola normal e feminilização: magistério sul-rio-grandense de instrução pública no século XIX. História da Educação, v. 2, n. 3, p. 35-58, 1998. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30720. Acesso em: 23 jun. 2014.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
UERN – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Departamento de Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Mossoró, RN: UERN, 2012.
VIEIRA, A. M. E. C. S.; MELO, E. S. N. A história da formação docente no Brasil: traços decisórios para a construção da identidade do professor. In: SANTOS, J. E.; SANTOS, V. L. C. (org.). Formação docente, identidade e representações sociais: debates necessários. Curitiba: CRV, 2018. p. 37-49.
VIEIRA, A. M. E. C. S.; MELO, E. S. N. A representação social de licenciandos em Pedagogia acerca do trabalho docente. In: ANDRADE, E. R. G.; MELO, E. S. N. (org.). Formação docente e representações sociais: entre o vir a ser, o saber e o ser professor. Curitiba: CRV, 2016. p. 31-44.
VERGÈS, P. Ensemble de Programmes Permettant L'Analyse des Evocations: manuel version 5. Aix-em-Provence, France: Laboratoire Méditerranéen de Sociologie (LAMES), 2002.
Visitas a este artigo: 1234
Total de downloads do artigo: 1401