A pesquisa na formação de professores: experiências de licenciandos dos cursos de Física e Matemática

Autores

  • Hallyson da Silva Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande
  • Aparecida da Silva Xavier Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande http://orcid.org/0000-0003-1761-7333
  • Júlio César de Queiroz Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n36p42-49

Palavras-chave:

Licenciatura. Pesquisa. Formação docente

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre como as atividades de pesquisa estão sendo vivenciadas por discentes dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática de uma instituição do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), na qual foram utilizados os seguintes procedimentos de levantamento de dados: análise documental, questionário com dados sociodemográficos (idade, sexo, escolaridade, religião etc.) e entrevistas do tipo semiestruturadas. Os interlocutores da pesquisa foram quatorze discentes dos cursos citados. Conclui?se que as experiências com pesquisa durante a licenciatura podem propiciar o desenvolvimento de aprendizados importantes, portanto precisam ser cada vez mais incentivadas e apoiadas pelas instituições formadoras.

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Publicado

2017-08-10

Edição

Seção

Educação

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