A pesquisa na formação de professores: experiências de licenciandos dos cursos de Física e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n36p42-49Palavras-chave:
Licenciatura. Pesquisa. Formação docenteResumo
Este artigo objetiva refletir sobre como as atividades de pesquisa estão sendo vivenciadas por discentes dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática de uma instituição do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), na qual foram utilizados os seguintes procedimentos de levantamento de dados: análise documental, questionário com dados sociodemográficos (idade, sexo, escolaridade, religião etc.) e entrevistas do tipo semiestruturadas. Os interlocutores da pesquisa foram quatorze discentes dos cursos citados. Conclui?se que as experiências com pesquisa durante a licenciatura podem propiciar o desenvolvimento de aprendizados importantes, portanto precisam ser cada vez mais incentivadas e apoiadas pelas instituições formadoras.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli (Org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 04 jan. 2016.
______. Plano Nacional de Educação. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/livroseletronicos/
plano-nacional-de-educacao-pne. Acesso em: 04 jan. 2016.
______. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 04 jan. 2016.
DEMO, Pedro. ABC Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. São Paulo: Papirus, 1995.
______. Pesquisa: principio cientifico e educativo. 10. ed. São Paulo. Cortez, 2003.
______. Educar pela Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Cortez. 2005.
GATTI, Bernardete A. et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. In: Fundação Victor Civita. Estudos e pesquisas educacionais, v. 1, n. 1. São Paulo: FVC, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
LAVILLE, Cristian; DIONNE, Dionne. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LÜDKE, Menga. O professor e pesquisa. 6. ed. Campinas: Papirus, 2009.
MARCONI, Marina Eva de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 40. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MOREIRA, Cristina Alves; LIMA, Fernanda Moreira; SILVA, Priscilla Nicácio da. A difícil tarefa de acadêmicos de curso noturno em conciliar trabalho e estudo. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar, n. 6, p. 51- 56, 2011.
PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. (org.). A pesquisa na formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SLONGO, Ione Inês Pinsson; VIELLA, Maria dos Anjos Lopes; DELIZOICOV, Nadir Castilho. O significado da pesquisa para a formação docente: o que dizem os professores formadores? Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2010/Formacao_de_Professores/Trabalho/06_24_16_Um_olhar_por_entre_imagens_fotograficas_do_Hospital_de_Criancas_de_Curitiba_na_decada_de_1930.PDF. Acesso em: 10 jun. 2016.
STIVAL, Maria Cristina E. Esper; GISI, Maria Lourdes. Políticas de formação dos profissionais da educação: a efetivação da Lei Nº 9394/96. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE. III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 2009, Anais... PUCPR, 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2443_1588.pdf. Acesso em: 22 jun. 2016.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.