A pesquisa na formação de professores: experiências de licenciandos dos cursos de Física e Matemática

Hallyson da Silva Pinto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Aparecida da Silva Xavier Barros

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Júlio César de Queiroz Silveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre como as atividades de pesquisa estão sendo vivenciadas por discentes dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática de uma instituição do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), na qual foram utilizados os seguintes procedimentos de levantamento de dados: análise documental, questionário com dados sociodemográficos (idade, sexo, escolaridade, religião etc.) e entrevistas do tipo semiestruturadas. Os interlocutores da pesquisa foram quatorze discentes dos cursos citados. Conclui‐se que as experiências com pesquisa durante a licenciatura podem propiciar o desenvolvimento de aprendizados importantes, portanto precisam ser cada vez mais incentivadas e apoiadas pelas instituições formadoras.

Palavras-chave


Licenciatura. Pesquisa. Formação docente


Texto completo:

Referências


ANDRÉ, Marli (Org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 04 jan. 2016.

______. Plano Nacional de Educação. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/livroseletronicos/

plano-nacional-de-educacao-pne. Acesso em: 04 jan. 2016.

______. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 04 jan. 2016.

DEMO, Pedro. ABC Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. São Paulo: Papirus, 1995.

______. Pesquisa: principio cientifico e educativo. 10. ed. São Paulo. Cortez, 2003.

______. Educar pela Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Cortez. 2005.

GATTI, Bernardete A. et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. In: Fundação Victor Civita. Estudos e pesquisas educacionais, v. 1, n. 1. São Paulo: FVC, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

LAVILLE, Cristian; DIONNE, Dionne. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LÜDKE, Menga. O professor e pesquisa. 6. ed. Campinas: Papirus, 2009.

MARCONI, Marina Eva de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 40. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MOREIRA, Cristina Alves; LIMA, Fernanda Moreira; SILVA, Priscilla Nicácio da. A difícil tarefa de acadêmicos de curso noturno em conciliar trabalho e estudo. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar, n. 6, p. 51- 56, 2011.

PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. (org.). A pesquisa na formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SLONGO, Ione Inês Pinsson; VIELLA, Maria dos Anjos Lopes; DELIZOICOV, Nadir Castilho. O significado da pesquisa para a formação docente: o que dizem os professores formadores? Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2010/Formacao_de_Professores/Trabalho/06_24_16_Um_olhar_por_entre_imagens_fotograficas_do_Hospital_de_Criancas_de_Curitiba_na_decada_de_1930.PDF. Acesso em: 10 jun. 2016.

STIVAL, Maria Cristina E. Esper; GISI, Maria Lourdes. Políticas de formação dos profissionais da educação: a efetivação da Lei Nº 9394/96. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE. III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 2009, Anais... PUCPR, 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2443_1588.pdf. Acesso em: 22 jun. 2016.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n36p42-49

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2573

Total de downloads do artigo: 1796