- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
A evasão discente no contexto dos cursos de licenciaturas em matemática e física do IFPB-CG
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo detectar e esclarecer quais motivos ocasionaram a evasão nos cursos de licenciatura em matemática e física do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande (CG). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa teórico-empírica, descritiva, ex-post-facto, bibliográfica e documental, cujo foco se concentrou na dimensão qualitativa do fenômeno, buscando, assim, entender a evasão pela perspectiva do evadido. Os dados foram coletados por meio de questionários online enviados para um total de 218 alunos que se evadiram dos cursos citados entre os anos 2013 e 2018. Através do estudo, foi possível constatar que a dificuldade de conciliar trabalho e estudo foi o motivo de ordem pessoal que mais contribuiu para a saída do curso. Entre os fatores internos (de natureza acadêmica e/ou institucional), aquele que mais influenciou na decisão de evadir-se envolve questões referentes ao professor e às práticas pedagógicas, especialmente no tocante à didática e à avaliação utilizada. Por fim, o item insatisfação com o mercado de trabalho da profissão escolhida foi apontado como o fator externo mais decisivo para o abandono do curso.
Palavras-chave
Licenciatura em Física; Licenciatura em Matemática; Evasão acadêmica
Texto completo:
Referências
BARDAGI, M. P. Evasão e comportamento vocacional de universitários: estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. 2007. 242 f. Tese (Doutorado em Psicologia) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
BARROS, A. S. X. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades. Educação & Sociedade, CIDADE, v. 36, n. 131, p. 361-390, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00361.pdf. Acesso em: 04 mar. 2018.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 30 ago. 2012.
BRASIL. Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Brasília, DF: SETEC/MEC, 2014a.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014b. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 jul. 2016.
BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 5, p. 9-16, 1993.
CISLAGUI, R. Um modelo de sistema de gestão do conhecimento em um framework para a promoção da permanência discente no ensino de graduação. 2008. 253 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
COHEN, L. B.; EXNER, M. K.; GANDOLF, P. E. Os resultados da implementação da política de cotas em um campus universitário federal no interior do estado de Minas Gerais. Revista Interdisciplinar de Gestão Social — RIGS, v. 7, n. 1, jan./abr. 2018. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/article/viewFile/24061/16132.Acesso em: 10 set. 2018.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
CUNHA, A.; TUNES, E.; SILVA, R. R. Evasão do curso de Química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Química Nova, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 262-280, 2001.
FALEIROS, F.; KÄPPLER, C.; PONTES, F. A. R.; SILVA, S. S. C.; GOES, F. S. N.; CUCICK, C. D. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 4, 2016 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010407072016000400304&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 fev. 2019.
FERREIRA, I. Desequilíbrio de gênero afeta mulheres cientistas no Brasil. Jornal da USP, São Paulo, 17 jan. 2018. Editoriais: Ciências Humanas. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciências-humanas/desequilibrio-de-genero-afeta-mulheres-cientistas-no-brasil. Acesso em: 20 jan. 2019.
FERREIRA, J. A.; ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. C. Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso. Psico-USF, Itatiba, v. 6, n. 1, p. 01-10, jan./jun. 2001.
GAIOSO, N. P. de L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
GODOY, A. S. A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 4, p. 65-71, jul./ago. 1995.
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA. Plano Desenvolvimento Institucional — PDI — do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Paraíba: IFPB, 2015.
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA. Campus Campina grande. Diagnóstico da evasão dos cursos de licenciatura do campus Campina Grande. Comissão criada pela Portaria - DG nº 115/2016 de 29/06/2016.
KAFURI, R.; RAMON, S. P. 1º grau – casos e percalços: pesquisa sobre evasão, repetência e fatores condicionantes. Goiânia: UFMG, 1985.
LEVENFUS, R. S.; NUNES, M. L. T. Principais temas abordados por jovens centrados na escolha profissional. In: LEVENFUS, R. S; SOARES, D. P. H. (org). Orientação vocacional ocupacional: novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 61-78.
LOPES, L. 23 cientistas negros que você precisa conhecer. Revista Galileu, LOCAL, 01 jan. 2018. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/12/23-cientistas-negros-que-voce-precisa-conhecer.html. Acesso em: 20 jan. 2019.
LOURENÇO, M.; MONTICELLI, C. O.; SCHMITT, C.; SILVA, A. P. E.; PIACENTINI, G. Análise e proposta para diminuir a evasão em Cálculo Diferencial e Integral. Tecnologia e Tendências, ano 13, vol. 10, n. 2, jul./dez. 2014, p. 1-12.
MALTA, I. Linguagem, leitura e matemática. In: CURY, H. N. Disciplinas matemáticas em cursos superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 41-62.
MELO, M. S. O curso de Física na UFMA: um paralelo entre a evasão e a formação acadêmica. 2004. Monografia (Graduação em Licenciatura Plena em Física) — Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2004.
OBSERVATÓRIO do PNE. Plataforma online de monitoramento das metas e estratégias do PNE. Disponível em: http://www.observatoriodopne.
org.br. Acesso em: 17 jan. 2019.
PALHARES, Isabela. Só 2,4% dos jovens brasileiros querem ser professor. O Estado de São Paulo, São Paulo, 24 Jun. 2018. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,so-2-4-dos-jovens-brasileiros-querem-ser-professor,70002364548. Acesso em: 10 jan. 2019.
PEIXOTO, M. C. L; BRAGA, M. M; BOGUTCHI, T. F. Evasão no ciclo básico da UFMG. Avaliação Institucional, Belo Horizonte, v. 3, p. 7-28, 2000.
POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: concepções de saída e de retorno à instituição. 2000. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
RAFAEL, J. A. M.; MIRANDA, P. R.; CARVALHO, M. P. Análise da evasão em um curso de licenciatura em Matemática da rede federal de ensino nos seus primeiros cinco anos de implantação. RPEM, Campo Mourão, v. 4, n. 6, p. 118-135, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/935. Acesso em: 04 mar. 2018.
RAFAEL, R. C. Cálculo diferencial e integral: um estudo sobre estratégias para redução do percentual de não aprovação. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) — Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
SANTOS, D. F.; DUARTE, I. B. M.; SOUZA, E. V.; SENGER, E. Análise das causas das dificuldades de aprendizagem encontradas pelos alunos da área de exatas e naturais com a disciplina "Cálculo Diferencial e Integral I". In: Reunião Anual da SBPC, 61., 2009, Amazônia. Anais [...]. Manaus: UFAM, 2009. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/resumos/resumos/5631.htm. Acesso em: 24 jan. 2019.
SANTOS, R. N. S. Contribuições do curso de nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal do Amazonas, 2018.
SCALI, D. F. Evasão nos cursos superiores de tecnologia: a percepção dos estudantes sobre seus determinantes. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Estadual de Campinas, 2009.
SILVA, B. A. Diferentes dimensões do ensino e aprendizagem do Cálculo. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 393-413, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/7101/5993. Acesso em: 24 jan. 2019.
SPINOLA, M. C. P. Vestibular. UFMG Diversa, LOCAL, ano 1, n. 3, ago. 2003.
SOUZA, D. G.; SILVEIRA, A. D. O direito à educação e a permanência estudantil na UFPR: uma análise da política de assistência estudantil. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 6, n. 16 p. 106-119, jan./abr. 2016.
TIGRINHO, L. M. V. Evasão escolar nas instituições de ensino superior. Revista Gestão Universitária, LOCAL, v. 173, p. 01-09, 2008. Disponível em: http://gestaouniversitaria.com.br/
artigos/evasao-escolar-nas-instituicoes-de-ensino-superior. Acesso em: 16 set. 2018.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.
VELOSO, T. C. M. A. A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá 1985/2 a 1995/2 – um processo de exclusão. 2000. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2000.
VELOSO, T. C. M. A.; ALMEIDA, E. P. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá: um processo de exclusão. Revista Série-Estudos, n. 13, p. 133-148, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/564. Acesso em: 15 abr. 2018.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
VIEIRA, H. C.; CASTRO, A. E.; SCHUCH JUNIOR, V. F. O uso de questionários via e-mail em pesquisas acadêmicas sob a ótica dos respondentes. In: Seminário em administração — SEMEAD, 13., 2010, Anais [...], São Paulo: FEA-USP, 2010. 13 p. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/
semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/612.pdf. Acesso em: 05 jul. 2018.
Visitas a este artigo: 2279
Total de downloads do artigo: 1661