A evasão discente no contexto dos cursos de licenciaturas em matemática e física do IFPB-CG

Autores

  • Aparecida da Silva Xavier Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande http://orcid.org/0000-0003-1761-7333
  • Alexsandro Santos de Figueiredo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande http://orcid.org/0000-0002-2387-382X
  • Weidson do Amaral Luna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande http://orcid.org/0000-0003-4336-5088
  • Edilma Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande
  • Franklin José Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande http://orcid.org/0000-0002-6652-5374
  • Lucas da Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande
  • Davi Alves Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande http://orcid.org/0000-0001-7865-7844

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p20-32

Palavras-chave:

Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Evasão acadêmica

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo detectar e esclarecer quais motivos ocasionaram a evasão nos cursos de licenciatura em matemática e física do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande (CG). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa teórico-empírica, descritiva, ex-post-facto, bibliográfica e documental, cujo foco se concentrou na dimensão qualitativa do fenômeno, buscando, assim, entender a evasão pela perspectiva do evadido. Os dados foram coletados por meio de questionários online enviados para um total de 218 alunos que se evadiram dos cursos citados entre os anos 2013 e 2018. Através do estudo, foi possível constatar que a dificuldade de conciliar trabalho e estudo foi o motivo de ordem pessoal que mais contribuiu para a saída do curso. Entre os fatores internos (de natureza acadêmica e/ou institucional), aquele que mais influenciou na decisão de evadir-se envolve questões referentes ao professor e às práticas pedagógicas, especialmente no tocante à didática e à avaliação utilizada. Por fim, o item insatisfação com o mercado de trabalho da profissão escolhida foi apontado como o fator externo mais decisivo para o abandono do curso.

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Publicado

2020-03-03

Edição

Seção

Ensino

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