A evasão discente no contexto dos cursos de licenciaturas em matemática e física do IFPB-CG

Aparecida da Silva Xavier Barros

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Alexsandro Santos de Figueiredo

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Weidson do Amaral Luna

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Edilma Ferreira da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Franklin José Almeida

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Lucas da Silva Souza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Davi Alves Nascimento

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo detectar e esclarecer quais motivos ocasionaram a evasão nos cursos de licenciatura em matemática e física do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande (CG). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa teórico-empírica, descritiva, ex-post-facto, bibliográfica e documental, cujo foco se concentrou na dimensão qualitativa do fenômeno, buscando, assim, entender a evasão pela perspectiva do evadido. Os dados foram coletados por meio de questionários online enviados para um total de 218 alunos que se evadiram dos cursos citados entre os anos 2013 e 2018. Através do estudo, foi possível constatar que a dificuldade de conciliar trabalho e estudo foi o motivo de ordem pessoal que mais contribuiu para a saída do curso. Entre os fatores internos (de natureza acadêmica e/ou institucional), aquele que mais influenciou na decisão de evadir-se envolve questões referentes ao professor e às práticas pedagógicas, especialmente no tocante à didática e à avaliação utilizada. Por fim, o item insatisfação com o mercado de trabalho da profissão escolhida foi apontado como o fator externo mais decisivo para o abandono do curso.

Palavras-chave


Licenciatura em Física; Licenciatura em Matemática; Evasão acadêmica


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p20-32

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