- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Oficinas de compostagem: uma proposta de educação ambiental no IFPB – Campus Cajazeiras e na ASCAMARC
Resumo
Este trabalho consiste na aplicação de oficinas sobre compostagem voltadas para alunos, funcionários da limpeza e cozinheiras do refeitório do IFPB – Campus Cajazeiras e para os membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cajazeiras (ASCAMARC), objetivando refletir sobre a preservação ambiental por intermédio da construção de conhecimentos referentes à técnica da compostagem. Desta forma, os participantes analisaram a importância da compostagem na conservação da natureza, refletindo e reconhecendo o papel do método de reciclagem no cuidado com o ecossistema, tornando-se, assim, indivíduos mais críticos, melhorando suas atitudes e corrigindo hábitos errôneos acerca do meio ambiente. As atividades propostas despertaram o pensar ecológico dos estudantes e dos trabalhadores, colaborando para ratificar que que todos nós integramos a natureza.
Palavras-chave
oficinas; compostagem; IFPB; ASCAMARC; preservação ambiental
Texto completo:
Referências
ALMEIDA, L. M. de; RIGOLIN, T. B. Geografia: volume único. 2. ed. São Paulo: Ática, 2005.
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia: volume 3. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais: Ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC /SEF, 2001.
CHAMBEL, S. Compostagem: Resíduos Urbanos Biodegradáveis. Disponível em: http://www.ideiasambientais.com.pt/compostagem.html. Acesso em: 25 abr. 2012.
COSTA, M. B. B. Adubação orgânica. São Paulo: Ícone, 1994.
COSTA. A. P.; SILVA, W. C. M. A Compostagem como Recurso Metodológico para o Ensino de Ciências Naturais e Geografia no Ensino Fundamental. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 7, n. 12, p. 1-12, 2011a.
COSTA. A. P.; SILVA, W. C. M. Compostagem no Ensino de Ciências na Escola Estadual Professor Adalberto de Sousa Oliveira. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011b.
CRUZ, V. R. M. et al. Oficina de Produção de Materiais Pedagógicos e Lúdicos com Reutilizáveis: uma Proposta de Educação Ambiental no Ensino de Ciências e Biologia. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 7, n. 12, p. 1-12, 2011.
GUIMARÃES, G. Projeto de Coleta Seletiva da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cajazeiras – ASCAMARC. Disponível em: http://ascamarc.blogspot.com/2009/06/projeto-coleta-seletiva.html. Acesso em: 23 jul. 2011.
Visitas a este artigo: 2595
Total de downloads do artigo: 2747