Oficinas de compostagem: uma proposta de educação ambiental no IFPB – Campus Cajazeiras e na ASCAMARC

André Pereira da Costa

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Wilza Carla Moreira Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Resumo

Este trabalho consiste na aplicação de oficinas sobre compostagem voltadas para alunos, funcionários da limpeza e cozinheiras do refeitório do IFPB – Campus Cajazeiras e para os membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cajazeiras (ASCAMARC), objetivando refletir sobre a preservação ambiental por intermédio da construção de conhecimentos referentes à técnica da compostagem. Desta forma, os participantes analisaram a importância da compostagem na conservação da natureza, refletindo e reconhecendo o papel do método de reciclagem no cuidado com o ecossistema, tornando-se, assim, indivíduos mais críticos, melhorando suas atitudes e corrigindo hábitos errôneos acerca do meio ambiente. As atividades propostas despertaram o pensar ecológico dos estudantes e dos trabalhadores, colaborando para ratificar que que todos nós integramos a natureza.

Palavras-chave


oficinas; compostagem; IFPB; ASCAMARC; preservação ambiental


Texto completo:

Referências


ALMEIDA, L. M. de; RIGOLIN, T. B. Geografia: volume único. 2. ed. São Paulo: Ática, 2005.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia: volume 3. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais: Ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC /SEF, 2001.

CHAMBEL, S. Compostagem: Resíduos Urbanos Biodegradáveis. Disponível em: http://www.ideiasambientais.com.pt/compostagem.html. Acesso em: 25 abr. 2012.

COSTA, M. B. B. Adubação orgânica. São Paulo: Ícone, 1994.

COSTA. A. P.; SILVA, W. C. M. A Compostagem como Recurso Metodológico para o Ensino de Ciências Naturais e Geografia no Ensino Fundamental. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 7, n. 12, p. 1-12, 2011a.

COSTA. A. P.; SILVA, W. C. M. Compostagem no Ensino de Ciências na Escola Estadual Professor Adalberto de Sousa Oliveira. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011b.

CRUZ, V. R. M. et al. Oficina de Produção de Materiais Pedagógicos e Lúdicos com Reutilizáveis: uma Proposta de Educação Ambiental no Ensino de Ciências e Biologia. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 7, n. 12, p. 1-12, 2011.

GUIMARÃES, G. Projeto de Coleta Seletiva da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cajazeiras – ASCAMARC. Disponível em: http://ascamarc.blogspot.com/2009/06/projeto-coleta-seletiva.html. Acesso em: 23 jul. 2011.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p57-63

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2340

Total de downloads do artigo: 2414