- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Os novos paradigmas da produção e as relações de gênero
Resumo
Este estudo analisa de forma sucinta as diferenciações presentes no espaço da produção acerca da qualificação da força de trabalho masculina e feminina diante dos novos paradigmas da produção
Palavras-chave
Novos Paradigmas da Produção; Qualificação e relações de gênero
Texto completo:
Referências
ABRAMO, Laís & Alice Rangel de Paiva Abreu (orgs). Gênero e Trabalho na Sociologia Latino-Americana. São Paulo; Rio de Janeiro: ALAST, 1998.
ANNE, Posthuma. Reestruturação e qualificação numa empresa de autopeças: um passo aquém das intenções declaradas. In Revista Educação e Sociedade, n° 45, Agosto/1993. Ano XIV.Campinas/SP: Papirus. (p.252-267).
BRUNO, Lúcia. Educação, qualificação e desenvolvimento econômico. In: BRUNO, Lúcia (Org). Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Editora Atlas, 1996. p. 91-123.
GITAHY, Leda & Flávio Rabelo. Educação e desenvolvimento tecnológico: O caso da indústria de autopeças. In Revista Educação e Sociedade, n° 45, Agosto/1993. Ano XIV.Campinas/SP: Papirus. (p.225-251).
HIRATA, Helena. Da polarização das qualificações ao modelo de competência. In: FERRETTI, C. J. et al. Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 128-142.
KERGOAT, Danièle. Em defesa de uma sociologia das Relações Sociais: da análise crítica das categorias dominantes à elaboração de uma nova conceituação. In: KARTCHERSKY, Andrée Et Al. O Sexo do Trabalho. Tradução Sueli Tomazini Cassal. Paz e Terra.1986.(79-93).
LEITE, Elenice M. Reestruturação produtiva, trabalho e qualificação no Brasil. In: BRUNO, Lúcia (Org). Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Editora Atlas, 1996. p. (pp. 146-187).
LEITE, Márcia de Paula. A qualificação reestruturada e os desafios da formação profissional. São Paulo: Novos Estudos Cebrap, nº 45, jul./1996, p. 79-96.
LEITE, Márcia de Paula. Modernização Tecnológica e Relações de Trabalho. In: FERRETTI, C. J. et al. Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis: Editora Vozes, 1994. (p. 36-53).
LOBO, Elizabeth Souza. O Trabalho como linguagem: o gênero do trabalho. In: Uma Questão de Gênero. Albertina de Oliveira Costa e Cristina Bruschini (orgs). RJ: Rosa dos Ventos; SP: FC Chagas, 1992.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, História e Educação: construção e desconstrução. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre/RGS. V. 20, n.2, Jul/Dez. 1995.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petropólis, RJ: vozes, 1997.
LIEDKE, Elida Rubini. Mercado de Trabalho e Formação Profissional. In: Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. 1997/nº4. ISSN 1413-2478. p. 60-75.
LIEDKE, Elida Rubini & Lorena Holzmann. Inovações na Organização do Processo de Trabalho e as Relações de Gênero. In: Revista Educação e Sociedade, nº 45. Agosto/1993. p. 227-296).. Rj: Rosa dos Tempos; SP: Fundação Carlos Chagas, 1992. (p.24-38).
ROY, Lise. O Modo de ser mulher trabalhadora na reestruturação produtiva. Campinas- SP: Editora Alínea, 1999.
SALERNO, M. Sérgio. Trabalho e Organização na Empresa Industial Integrada e Flexível. In: Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Editora Atlas, 1994. (p. 54-74).
Visitas a este artigo: 487
Total de downloads do artigo: 302