
Propriedades mecânicas de concretos sustentáveis com incorporação de escória de aciaria BSSF em substituição aos agregados naturais
Resumo
Esse trabalho teve como objetivo investigar as propriedades mecânicas de concretos produzidos com a incorporação de agregados de escória de aciaria BSSF (Baosteel Slag Short Flow). O procedimento experimental consistiu na caracterização dos materiais, desenvolvimento dos traços de concreto e os seus respectivos ensaios. Os traços de concreto foram desenvolvidos para classe de agressividade ambiental II, com resistência mínima de 25 MPa aos 28 dias. Como materiais, foram utilizados CP-V ARI, brita granítica, areia quartzosa, escória de aciaria BSSF e aditivo superplastificante. Assim, foram desenvolvidos 5 traços de concreto, com teores de substituição dos agregados naturais pela escória de aciaria BSSF de 0 % (referencia), 20 %, 40 %, 60 % e 80 %, em volume. No estado fresco foram determinadas as propriedades de consistência, massa especifica e teor de ar incorporado. No estado endurecido foram determinadas a resistência à compressão axial (nas idades de 7, 28 e 91 dias) e o módulo de elasticidade estático (nas idades de 28 e 91 dias) dos concretos. Em geral, os concretos com escória de aciaria BSSF apresentaram desempenho mecânico superior ao traço de referência, com exceção do traço de 80 % nas primeiras idades. Ademais, destaca-se o traço com 60 % de escória, tendo alcançado os ganhos mais expressivos nas propriedades mecânicas.
Palavras-chave
Escória de aciaria BSSF; Concreto; Propriedades mecânicas; Substituição de agregados.
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