Filosofia, tecnologia e tecnocracia: uma análise conceitual

Autores

  • José Fernando de Morais Firmino IFPB - Campus Cajazeiras
  • Hegildo Holanda Gonçalves IFPB - Campus Cajazeiras

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p79-84

Palavras-chave:

Técnica. Tecnologia. Tecnocracia. Filosofia.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre os conceitos de Tecnologia e de Tecnocracia, a partir da ótica filosófica. Desenvolveu-se no contexto de um projeto de pesquisa, realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC-EM no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Câmpus Cajazeiras, encontrando-se em fase de conclusão. O objetivo do referido projeto é analisar e socializar discussões sobre a técnica e a tecnologia a partir de um viés filosófico. Salientase que o projeto foi desenvolvido por aluno de curso técnico integrado ao ensino médio, com o intuito de aproximação dos conceitos em questão. Optou-se pela investigação do tipo bibliográfica, a partir do diálogo com teóricos como Dusek, Lévy, Platão, entre outros. Com base na análise feita, chegou-se a alguns achados: primeiro, não se pode desconsiderar, na conceituação de técnica, características humanas, como a razão, a liberdade, a criatividade, o discernimento, a escolha e a ambição, aspectos necessários para facilitar a condição e o trabalho humano. Segundo, a técnica está amplamente ligada à tecnologia, pois aquela precede a criação desta e participa de sua utilização. E, por fim, o complexo sistema tecnocrático só pode de fato existir na presença constante das técnicas, mas compreende-se que o governante fundamentalmente tecnocrata é também, na verdade, um estudioso, um aluno. Para que tal governante exista, é necessária uma educação bem fundamentada e completa. Essa é exatamente a relação entre técnica, tecnologia e tecnocracia.

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Publicado

2015-06-16

Como Citar

FIRMINO, J. F. de M.; GONÇALVES, H. H. Filosofia, tecnologia e tecnocracia: uma análise conceitual. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 79–84, 2015. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n26p79-84. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/64. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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