Marketing de Relacionamento: como o webmarketing atrai clientes em agências do ramo turístico

Maria de Fátima Silva Oliveira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Maxwell Bruno Pereira de Souza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Genésio José da Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Ricardo José Ferreira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar como o webmarketing, mais especificamente aplicado por meio dos websites, é usado por agências de viagens e turismo, como estratégia de Marketing de Relacionamento para atrair clientes. Para isto, foi realizada uma pesquisa de campo aplicada à população de agências de viagens que possuem websites, devidamente cadastradas na agência reguladora de turismo no estado da Paraíba (Pbtur). Das 194 empresas cadastradas nesse órgão, apenas 25 delas possuem websites – 3 (três) destes sem funcionamento –, as quais foram pesquisadas com uso de um questionário estruturado. Foram utilizados 32 indicadores para medir as estratégias de Marketing usadas nos websites dessas agências, considerando as dimensões de comprometimento, confiança, contexto e comparação e avaliação de alternativas. As análises dos dados, empregando estatística descritiva e análise de conteúdo dos sites, demonstraram que as empresas utilizam os websites de forma insuficiente, já que não utilizam todos os recursos disponíveis por essa ferramenta, como por exemplo interação com clientes e espaço para sugestões. Estratégias como convite, cadastro, vídeos de roteiros, imagens de pacotes e descontos e ofertas estão entre as mais usadas, sendo adequadas para atração de clientes, desde que sejam corretamente utilizadas. Com base nos resultados analisados, sugere-se que haja uma melhoria do webmarketing.

Palavras-chave


Webmarketing; Website; Marketing de relacionamento; Atração de clientes; Agências de viagens


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n35p80-89

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