Marketing de Relacionamento: como o webmarketing atrai clientes em agências do ramo turístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n35p80-89

Palavras-chave:

Webmarketing, Website, Marketing de relacionamento, Atração de clientes, Agências de viagens

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar como o webmarketing, mais especificamente aplicado por meio dos websites, é usado por agências de viagens e turismo, como estratégia de Marketing de Relacionamento para atrair clientes. Para isto, foi realizada uma pesquisa de campo aplicada à população de agências de viagens que possuem websites, devidamente cadastradas na agência reguladora de turismo no estado da Paraíba (Pbtur). Das 194 empresas cadastradas nesse órgão, apenas 25 delas possuem websites – 3 (três) destes sem funcionamento –, as quais foram pesquisadas com uso de um questionário estruturado. Foram utilizados 32 indicadores para medir as estratégias de Marketing usadas nos websites dessas agências, considerando as dimensões de comprometimento, confiança, contexto e comparação e avaliação de alternativas. As análises dos dados, empregando estatística descritiva e análise de conteúdo dos sites, demonstraram que as empresas utilizam os websites de forma insuficiente, já que não utilizam todos os recursos disponíveis por essa ferramenta, como por exemplo interação com clientes e espaço para sugestões. Estratégias como convite, cadastro, vídeos de roteiros, imagens de pacotes e descontos e ofertas estão entre as mais usadas, sendo adequadas para atração de clientes, desde que sejam corretamente utilizadas. Com base nos resultados analisados, sugere-se que haja uma melhoria do webmarketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, S. O.; PEREIRA, R. de C. F.; LARÁN, J. A. Marketing de relacionamento: Satisfação, confiança e comprometimento em trocas relacionais. São Paulo: Atlas, 2004.

BRANSKY, R. M. Desafios da venda direta ao consumidor pela Internet. In: Angelo, C.F, Silveira, J.A.G. Varejo competitivo, São Paulo: Atlas, v. 3, 1999.

COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 428p.

CORRÊIA, C; RUBIO, M. C. Estratégias de e-marketing em meios de hospedagem: estudo de caso da rede blue treehotels. TURYDES – Revista de investigação de turismo e desarrollo local, v.7, p. 3, 2014.

CRUZ, M. R. da. et al. Marketing de relacionamento: análise da percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior da serra gaúcha. GEINTEC – Revista de Gestão, inovação e tecnologia, v. 2, p. 3, 2012.

D’ÂNGELO, André Cauduro; SCHNEIDER, Heleno; LARÁN, Juliano Aita. Marketing de relacionamento junto a consumidores finais: Um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras. RAC – Revista de Administração Contemporânea. v 10.2006.

FERREIRA, Sérgio Rodrigo da Silva. Comunicação e relacionamento em redes sociais online. Editora da universidade Federal do Espírito Santo, 2014.

GOMES, D. C. G.; SILVA, G. A. da. PINTO, K. F. G. Um diagnóstico sobre web marketing: uma face do relacionamento da organização com o cliente. 2010. Disponível em: http://www.faculdadedoserido.com.br/revista02/artdanilo1.pdf. Acesso em: 03. dez. 2011.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LEI Nº 11.771, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11771.htm. Acesso em: 14. jan. 2015.

RUSCHMANN, D. V. de M. Marketing Turístico: um enfoque promocional. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

OKADA, S. I.; SOUZA, E. M. S. Estratégia de marketing digital na era da busca. Remark – revista brasileira de marketing,. v.10, p. 46 - 72, São Paulo, 2011.

PINTO, M. de R.. Marketing de relacionamento no mercado consumidor em perspectiva experiencial e simbólica. G.O – Revista eletrônica de gestão organizacional, v.11, p. 293 - 328.

PRIDE, W. M.; FERRELL, O. C. Fundamentos de Marketing. Tradução da 6º ed. norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

RIBEIRO, Á. H. P.; GRISI, C.; SALIBY, E. Marketing de relacionamento como fator-chave de sucesso no mercado de seguros. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 39, p. 32, 1999.

RITA, P.; OLIVEIRA, C. O marketing no negócio electrónico. 1 ed. Porto: Sociedade Portuguesa de Inovação, 2006.131p.

ROCHA, Â. da; LUCE, F. B. Relacionamentos entre compradores e vendedores: Origens e Perspectivas no marketing. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 3, Jul./Set. 2006.

ROZZET, K.; DEMO, G. Desenvolvimento e validação fatorial da escala de relacionamento com clientes – ERC. RAE – Revista de Administração Eletrônica, v 50, n. 4, São Paulo, 2010.

SECCHI, J. et al. Relações de gênero no comportamento de compra pela internet: Estudo das dimensões do risco percebido. Sociais e humanas, Santa Maria, Paraná, 2012. 272p.

SLONGO, L. A. Marketing de relacionamento: estudos, cases e proposições de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2004.

SLONGO, L. A.; MUSSNICH, R. Serviços ao cliente e marketing de relacionamento no setor hoteleiro de porto alegre. RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 9, 2005.

TAPSCOTT, D.; TICOLL, D; LOWY, A. Capital digital:Dominando o poder das redes de negócios. São Paulo: Makron Books, 2001.

TELLES, A. A revolução das mídias sociais. Cases Conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2010.

TOLEDO, L.; CAIGAWA, S.; ROCHA, T. Reflexões estratégicas, sobre o composto promocional de marketing no contexto da internet. Um estudo exploratório junto a uma instituição financeira. RAC – Revista de Administração contemporânea, v. 10, p. 120, 2006.

TORRES, C. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.

VICENTIN, I. C.; HOPPEN, N. A internet no negócio de turismo no Brasil: Utilização e Perspectivas. Read – Revista de Administração, v. 9, 2003.

Downloads

Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Administração de Empresas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)