Um estudo sobre a motivação em canais de distribuição
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n35p72-79Palavras-chave:
Indústria de Sorvetes, Motivação, Canais de distribuição, Varejistas, IncentivosResumo
A escolha do canal de distribuição é uma das principais decisões inseridas na Administração de Marketing de uma empresa, já que isso interfere significativamente no seu sucesso. Por outro lado, o relacionamento entre a empresa e os seus distribuidores deve ser mediado por um sistema de incentivos que desperte o interesse dos distribuidores em vender a marca do fabricante. Este estudo, caracterizado como uma pesquisa aplicada, tem como objetivo analisar as variáveis que motivam os distribuidores a negociarem os produtos de uma indústria de sorvetes e gelados sediada em João Pessoa. Como método para levantamento de dados utilizou-se uma pesquisa de campo aplicada ao gestor da empresa e a uma amostra de 66 de seus participantes de canal. Os resultados indicaram que os principais critérios utilizados pelo gestor para selecionar os membros de canal foram: porte, localização, instalações físicas e abertura do participante ao fortalecimento da marca, sendo a maioria varejistas de pequeno porte. Quanto à motivação, junto ao poder legitimado, as recompensas do tipo entrega sem atrasos e imagem da marca são os critérios mais usados pelo fabricante para motivar seus distribuidores. Os resultados sugerem a necessidade de ampliação de tipos de membros de canal comerciais entre fabricante e distribuidor.
Downloads
Referências
BERNASCONI, M. Estrutura e gestão dos canais de distribuição na indústria de alimentos para cães e gatos (petfood). São Carlos : UFSCar, 2007.
COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsvier, 2010.
FERRACCIÙ, J. D. S. S. Promoção de Vendas – na Teoria e na Prática. 9. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
FUCK, A. L. Decisão Estratégica de canais de Distribuição: Um estudo das alternativas para a VFB Vídeo Produções. Santa Catarina, UVI, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.
GIOIA, R. M. (Coord). Fundamentos do Marketing. Ed. Saraiva. São Paulo, 2010.
KOTLER, P. Administração de marketing:análise, planejamento, implementação e controle / tradução Ailton Bonfim Brandão – 5. 7. ed. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
LAS CASAS, A. L. Marketing de Varejo. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
MINAYO. M. C. et al.(org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
PIGATTO, G.; ALCANTARA, R. L. C. Relacionamento Colaborativo do canal de distribuição: uma matriz para análise. Revista Gestão Produtiva, São Carlos, v.14, n.1, p.155-167, Jan-Abr, 2007.
ROSENBLOOM, B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.
SANDHUSEN, R. Marketing básico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
URDAN, F. T. Gestão do composto de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.