Acessibilidade no IFPB – Câmpus João Pessoa

Autores

  • Meryhelen Rosas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Mirela Oliveira Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Nelma Mirian Chagas de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Alexsandra Rocha Meira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p85-99

Palavras-chave:

Acessibilidade, Legislação, Diagnóstico

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi elaborar um diagnóstico quanto ao cumprimento da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) no IFPB – Câmpus João Pessoa. A partir da NBR 9050/2004 foram elaborados check lists específicos para aplicação no Câmpus João Pessoa, o qual foi dividido em dezesseis ambientes. Ao todo foram verificados 1.354 itens, dos quais 496 não se aplicavam à avaliação realizada. Dos 858 itens aplicáveis, 276 (32,2%) estão em conformidade com a NBR 9050 e 582 (67,8%) itens não atendem à referida norma. Os resultados demonstram que o Câmpus João Pessoa é inacessível e que a principal dificuldade para torná-lo acessível está no fato de suas instalações físicas serem muito antigas e na não observância da legislação quando da construção de novos ambientes no câmpus, a exemplo do Bloco de Design de Interiores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-11

Como Citar

SILVA, M. R. da; MEDEIROS, M. O.; ARAÚJO, N. M. C. de; MEIRA, A. R. Acessibilidade no IFPB – Câmpus João Pessoa. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 85–99, 2015. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n26p85-99. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/58. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Engenharias I - Engenharia Civil - Construção Civil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2