Análise de um protótipo de condicionador de ar adsortivo evaporativo para clima quente e úmido
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p27-41Palavras-chave:
Condicionamento de ar, Resfriador evaporativo, Desumidificador adsortivo, Sílica-gelResumo
O sistema de condicionamento de ar adsortivo evaporativo funciona com a desumidificação do ar externo, forçando-o a passar através de um adsorvente, onde parte do vapor de água é retido e o ar quase seco é umidificado através de resfriadores evaporativos para redução de sua temperatura. O desumidificador adsortivo utilizou cerca de 4,4 kg de sílica-gel com diâmetro de 2 a 5 mm sobre telas metálicas garantindo maior rigidez à estrutura, melhor distribuição da sílica e circulação do ar. A sílica-gel foi regenerada através de aquecedor elétrico com fluxo de ar forçado por um período de 4 horas. O climatizador comercial tipo resfriador evaporativo foi testado com fibras evaporativas sintéticas e naturais. Os resultados mostraram que dependendo do painel evaporativo ocorre uma maior perda de carga no escoamento, provocando a diminuição da velocidade e comprometendo o rendimento do equipamento. O sistema completo foi testado, verificandose que o desumidificador reduziu a razão de umidade do fluxo de ar, mas o aumento da temperatura do ar associado ao calor de adsorção comprometeu o rendimento do protótipo. Portanto, para obter conforto térmico com o condicionador adsortivo evaporativo será necessário resfriar o ar após o desumidificador com a circulação da água do climatizador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.