Instrumentação e monitoramento de um túnel psicrométrico utilizando o LabVIEW
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n20p58-64Palavras-chave:
climatizador, propriedades do ar, monitoramentoResumo
Este trabalho descreve a instrumentação de um túnel climatizador (psicrométrico) e o cálculo das propriedades termodinâmicas do ar e o monitoramento destas propriedades utilizando uma plataforma virtual. O monitoramento das propriedades é realizado medindo-se as temperaturas de bulbo seco e de bulbo úmido do ar na saída do climatizador e a partir destas temperaturas a umidade relativa e absoluta são calculadas, também são calculadas a vazão e a quantidade total de vapor de água contida no ar que saí do equipamento por hora.
Downloads
Referências
ASHRAE, Standard 62, Ventilation for acceptable indoor air quality, American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, Atlanta/Ga.F, 1992.
DORF, R. C., BISHOP, R. H., Modern Control Systems. 10 edição. United States of America: Pearson Prentice Hall, 2005.
FIALHO, A, B., Instrumentação Industrial. São Paulo: Editora Érica, 7° Edição, 2005.
FOX, R.W., MacDonald, A.T., Introdução à Mecânica dos Fluidos, Editora LTC, 5a Edição, 2008.
LOPES, R. P; SILVA, J. S., REZENDE, R. C. Secagem e armazenagem de produtos agrícolas. Viçosa: UFV - Viçosa: UFV - Departamento de Engenharia Agrícola. 39p, 2008.
MONTENEGRO, P. H. M., Controle de temperatura de ar em um túnel psicrométrico por meio de técnicas adaptativas. Tese Doutorado - PPGEM, UFPB, Paraíba, (2007).
MOREIRA, J. R. S., Fundamentos e Aplicações da Psicrometria, São Paulo: RPA Editora, 1999.
SANTOS, T. L. M. Tópicos em aquisição de dados usando LabVIEW, 2008. Disponível em: http://www.dee.eng.ufba.br/usuarios/estud/tito_71/arquivos/T%F3picos.pdf. Acesso em: 05 maio de 2012.
SILVA, M. G., Estudo experimental de um sistema de condicionamento de ar com rotores dessecantes, Tese Doutorado - PPGEM, UFPB, 2010.
STOECKER, W. F. e JONES, J.W, Refrigeração e Ar Condicionado, São Paulo Editora McGraw-Hill, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.