Análise da transferência de calor no congelamento do pescado num freezer horizontal convencional
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p11-22Palavras-chave:
refrigeração, pescado, congelamento, freezer, convecção naturalResumo
O processo de congelamento do pescado é complexo, pois envolve a transferência de calor e massa, a mudança de fase assim como o escoamento do fluido de congelamento que dependem das condições de temperatura e velocidade do ar de insuflamento do sistema frigorífico e da temperatura de recebimento do pescado. Este trabalho relata um estudo experimental durante o congelamento do pescado em um freezer horizontal sob condições de convecção natural do ar e condução de calor nas suas paredes. Inicialmente, os perfis de temperatura e razão de umidade em um freezer horizontal vazio foram obtidos no seu interior utilizando dois termo higrômetros e dois termômetros com sensores tipo K. Os resultados mostraram grande variação da temperatura e da umidade do ar no interior do freezer, interferindo nos tempos de congelamento e de armazenamento do pescado. Em seguida, foi introduzido o pescado sob três condições: congelamento (- 18°C), extra-frio (-24 °C) sem adição de gelo e congelamento (-18 °C) com adição de gelo, para determinação do perfil de temperatura e o tempo de congelamento. Os resultados no pescado mostraram que o congelamento foi lento, podendo comprometer a qualidade do pescado, sendo não recomendado este tipo de freezer para congelamento.
Downloads
Referências
CHAIWANICHSIRIA, S.; LAOHASONGKRAMA, K.; KOON-AREEB, O. Freezing Time Prediction for Cuttlefish. ScienceAsia ,v. 27, p. 221-226, 2001.
EVANS, J. Frozen Food Science and Technology. Wiley-Blackwell Publishing Ltd, 2008.
FURTADO, A.A.L. Conservação de frutos do mar. In: Seminário e workshop tecnologia para aproveitamento integral do pescado. Campinas: Centro e Tecnologia de Carnes –ITAL, , 2000. p.7-12
GONÇALVES, A. A. Refrigeração: resfriamento e congelamento. Material técnico-científico nº 5, Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, , 2003. 9 p.
GONÇALVES, A. A. Tecnologia do pescado: ciência, tecnologia, inovação e legislação. In: Tecnologias tradicionais: resfriamento & congelamento. Cap. 2. São Paulo: Editora Atheneu, 2011.
JAIN, D.; ILYAS S. M.; PATHARE, P.; PRASAD, S.; SINGH, H. Development mathematical model for cooling the fish with ice. Elsevier, Science Direct, Journal of Food Engineering, v. 71, p. 324-329, 2005.
JAIN, D.; PATHARE, P. Determination of Thermal Diffusivity of Freshwater Fish during Ice Storage by using a One-dimensional Fourier Cylindrical Equation. Biosystems Engineering, v. 96, n. 3, p. 407–412, 2007.
MORAGA, Nelson O.; MEDINA, Enzo E. Conjugate forced convection and heat conduction with freezing of water content in a plate shaped food. Pergamon, International Journal of Heat and Mass Transfer. 43, p. 53-67, 2000.
PHAM, Q. Tuan. Modelling heat and mass transfer in frozen foods: a review. Elsevier, Science Direct, Journal of Food Engineering .29, p. 876-888, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.