Influência das condições ambientais sobre os manipuladores e sua relação com a contaminação dos alimentos
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p51-58Palavras-chave:
Higiene do trabalho, Conforto ambiental, Riscos ambientais, Controle de qualidade de alimentos, Contaminações microbiológicasResumo
Este estudo tem como objetivo avaliar a influência das condições ambientais (térmicas, acústicas e lumínicas) sobre o bem-estar dos manipuladores de alimentos durante o desempenho das atividades de produção e sua relação com a contaminação microbiológica dos alimentos. Trata-se de um estudo do tipo teórico, que utilizou como método de coleta de dados a revisão bibliográfica. Baseada na literatura especializada, a pesquisa foi realizada a partir de consulta a livros e periódicos disponíveis na biblioteca da UFCG e a artigos científicos selecionados no Portal de Periódicos da Capes/MEC, cujo acesso é livre. A pesquisa bibliográfica revelou um número considerável de estudos sobre as variáveis térmicas, acústicas e lumínicas no ambiente de trabalho, além de uma diversidade de trabalhos sobre os riscos de contaminações microbiológicas dos alimentos durante a produção; no entanto, foram selecionados apenas os trabalhos relacionados ao tema em estudo. Verificou-se que a sudorese excessiva que acomete os manipuladores de alimentos, o desconforto acústico e a iluminação deficiente podem acarretar a contaminação dos alimentos. O estudo permitiu compreender os métodos utilizados nas medições das variáveis, a influência que as variáveis exercem no bem-estar dos manipuladores e, por conseguinte, a atuação destes como possíveis agentes de contaminação dos alimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.