Influência das condições ambientais sobre os manipuladores e sua relação com a contaminação dos alimentos

Liz Jully Hiluey Correia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Márcia Roseane Targino de Oliveira

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Wallace Barbosa do Nascimento

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Ane Josana Dantas Fernandes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a influência das condições ambientais (térmicas, acústicas e lumínicas) sobre o bem-estar dos manipuladores de alimentos durante o desempenho das atividades de produção e sua relação com a contaminação microbiológica dos alimentos. Trata-se de um estudo do tipo teórico, que utilizou como método de coleta de dados a revisão bibliográfica. Baseada na literatura especializada, a pesquisa foi realizada a partir de consulta a livros e periódicos disponíveis na biblioteca da UFCG e a artigos científicos selecionados no Portal de Periódicos da Capes/MEC, cujo acesso é livre. A pesquisa bibliográfica revelou um número considerável de estudos sobre as variáveis térmicas, acústicas e lumínicas no ambiente de trabalho, além de uma diversidade de trabalhos sobre os riscos de contaminações microbiológicas dos alimentos durante a produção; no entanto, foram selecionados apenas os trabalhos relacionados ao tema em estudo. Verificou-se que a sudorese excessiva que acomete os manipuladores de alimentos, o desconforto acústico e a iluminação deficiente podem acarretar a contaminação dos alimentos. O estudo permitiu compreender os métodos utilizados nas medições das variáveis, a influência que as variáveis exercem no bem-estar dos manipuladores e, por conseguinte, a atuação destes como possíveis agentes de contaminação dos alimentos.

Palavras-chave


Higiene do trabalho; Conforto ambiental; Riscos ambientais; Controle de qualidade de alimentos; Contaminações microbiológicas


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p51-58

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2685

Total de downloads do artigo: 1925