Avaliação de parâmetros físico-químicos da água dos maceiós do Bessa e Intermares / PB

Ane Josana Dantas Fernandes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo Brasil

Jordannyele Raiza de Almeida Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo Brasil

Elizabeth Luiza Sales Gomes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo Brasil

Maria Larissa Morais Ferreira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo Brasil

Cristiano Cabral Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí Brasil

Maria Mônica Lacerda Martins Lúcio

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo Brasil

Resumo

Os ambientes lagunares fluviomarinhos, conhecidos regionalmente por maceiós, são áreas utilizadas para prática de atividades pesqueiras e recreação, além do turismo. Sabe-se, porém, que a qualidade da água em muitos desses maceiós está comprometida, resultado do lançamento de efluentes e da falta de educação dos moradores que descartam resíduos nas margens, podendo causar doenças e acidentes a banhistas e animais marinhos. Este trabalho visa contribuir para o diagnóstico e caracterização desse ambiente, avaliando-se a qualidade da água dessas regiões por meio de análises físico-químicas de pH, temperatura, condutividade elétrica, turbidez, dureza total, dureza de cálcio e magnésio, oxigênio dissolvido, amônia, nitrito e fosfato, seguindo-se o Standard Methods of Water and Wastewater. O projeto foi desenvolvido no maceió localizado na antiga foz do Rio Jaguaribe, em Cabedelo-PB e em outro maceió, em João Pessoa/PB, na praia do Bessa, que também recebe água do Rio Jaguaribe. Definiram-se três pontos de coleta em cada área: o primeiro localizado no rio que desemboca no Maceió [amostras BR e IR(1,2,3)]; o segundo no próprio maceió [amostras BM e IM(1,2,3)]; e o terceiro na água do mar [amostras BS e IS(1,2,3)]. Realizaram-se cinco coletas, em triplicata autêntica, durante os meses de julho/2015 a abril/2016. Os resultados sugeriram que as amostras coletadas nos pontos do rio e maceió do Bessa apresentam uma maior concentração de poluentes que as do Intermares, devido ao fato de apresentarem concentrações mais elevadas dos nutrientes avaliados. A concentração do oxigênio dissolvido foi muito baixa em todas as amostras coletadas nos pontos do rio e maceiós do Bessa e Intermares, encontrando-se inferior aos 4 mg/L, preconizado pela resolução Nº 357/2005. A turbidez, condutividade elétrica e dureza total tiveram seus valores aumentados gradativamente no sentido rio, maceió e mar.

Palavras-chave


Análise de água; Maceió Intermares; Maceió Bessa


Texto completo:

Referências


AESA. Capítulo 2- Caracterização fisiográfica e hidroclimática do Estado da Paraíba. Disponível em: http://www.aesa.pb.gov.br/perh/relatorio_final/Capitulo%202/pdf/2%20-%20CaracFisiogHidroclimaticaPB.pdf. Acesso em: 12 fev. 2015.

ANJOS, A. E. S. Avaliação quimiométrica da influência da carcinicultura sobre a qualidade da água do Rio da Ribeira/Santa Rita/PB. Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Pós-Graduação em Química, UFPB, João Pessoa, 2009, 63p.

AMINOT, A.; CHAUSSEPIED, M. Manuel des analyses chimiques en milieu marin. Brest, CNEXO, 1983. 379p.

APHA. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 22. ed. Washington: American Public Health Association, 2012, 1085p.

ARANA, L.V. Princípios químicos de qualidade de água na Aquicultura: Uma revisão para peixes e camarões. Universidade Federal de Santa, Catarina Editora, 2004. 231p.

BERNARDO, L. D.; PAZ, L. P. S. Seleção de tecnologias de tratamento de água. v.1, São Carlos: LDIBI LTDA, 2008. 878p.

BOYD, C. E. Bottom Soils, Sediment and pond aquaculture. New York: Chapman e Hall, 1995.

CARMOUZE, J. P. O Metabolismo dos ecossistemas aquáticos: fundamentos teóricos, métodos de estudo e análises químicas. São Paulo: Edgard Blücher, FAPESP. 1994. p.253.

CONAMA, Resolução. Conselho Nacional do Meio Ambiente–CONAMA, Resolução. nº 357, de 17 de março de 2005. Ministério do Meio Ambiente, Brasília, 2005.

DAVIDSON, K. et al. Antropogenic nutrients and harmful algae in coastal Waters. Journal of Environmental Management, n. 146, p. 2016-216, 2014.

FALCÃO, S. M. et al. Alterações na paisagem da orla marítima de Cabedelo em decorrência da dinâmica de ocupação da área. Cadernos do Logepa, v. 4, n.1, p.1-14, 2005.

LIMA, R. C. Análise espaço-temporal da balneabilidade no litoral de João Pessoa e Cabedelo. 2013. 71f. Monografia (Bacharelado em Geografia)– Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

MARTINS, A.; LEON, T. P. Rio contaminado deságua no mar. Correio da Paraíba, Paraíba. 05 Jun. 2013.

MORAIS, R. C. S.; SILVA, C. E. Diagnóstico ambiental do balneário Curva São Paulo no rio Poti em Teresina, Piauí. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 17, n. 1, Jan/Mar. 2012.

PEREIRA, H. F. et al. Localização e diagnóstico da poluição do Rio Jaguaribe através da disposição inadequada dos resíduos sólidos em seu leito e margens, In:VII CONNEPI, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/4506/2368. Acesso em: 29 dez. 2015.

PROJETO ORLA: fundamentos para gestão integrada; Brasília: MMA/SQA; Brasília: MP/SPU, 2002. 78p.

VASCONCELOS, F. M.; TUNDISI, J. G.; TUNDISI, T. M. Avaliação da qualidade de água-Base tecnológica para a gestão ambiental. 1ª ed., Belo Horizonte, MG: SMEA, 2009.

WORSFOLD, P. J. et al. Flow injection analysis as a tool for enhancing oceanographic nutrient measurements - A review. Analytica Chimica Acta, n. 803, p. 15-40, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n36p29-41

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2937

Total de downloads do artigo: 2159