Avaliação preliminar da qualidade da água em área de extração de mariscos no Rio Paraíba, Cabedelo/PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p11-21Palavras-chave:
Estuário do Rio Paraíba, Análise de qualidade de água, Anomalocardia brasilianaResumo
Avaliou-se a qualidade da água que margeia as croas Lombo da Vara, Croa do Ferro e Boca do Rio, localizadas no estuário do Rio Paraíba, nas proximidades do bairro Renascer do município de Cabedelo/PB. Em cada croa foram monitorados dois pontos, totalizando seis pontos. A amostragem foi realizada mensalmente durante os meses de junho a novembro de 2013, sendo as coletas realizadas em triplicata. Os parâmetros avaliados compreenderam temperatura, turbidez, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e os nutrientes amônia, nitrito e fosfato. Os resultados foram discutidos levando em consideração a Resolução CONAMA N° 357/05, que classifica a área do estuário em estudo como sendo de água salobra de classe 2. Os resultados evidenciaram a presença de contaminação por amônia que é proveniente dos efluentes do presídio do Roger, do bairro do Renascer e de um viveiro de camarão localizado na região. No entanto, a amônia é arrastada pela dinâmica da maré, permanecendo em baixa concentração no meio. Esta, em um segundo momento, é oxidada a nitrito, que foi encontrado em valores baixos, estando de acordo com a Resolução CONAMA N° 357/05. O fosfato também esteve dentro dos padrões exigidos. Faz-se necessário um maior tempo de monitoramento da água, assim como a inserção de outros parâmetros como coliformes.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.