TERMOBINGO: desenvolvimento e aplicação de jogo educativo como recurso facilitador na aprendizagem de entalpia de ligação

Autores

  • Dênis Patrício Vidal Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Sousa
  • Maíre Gomes de Meneses Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Sousa
  • Damião da Silva Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Sousa
  • Emanuel Victor da Silva Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Sousa
  • João Batista Moura de Resende Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Sousa http://orcid.org/0000-0003-4832-3848

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4354

Palavras-chave:

Ensino de Química, Jogos Didáticos, Termoquímica

Resumo

The ludic is resource that has always helped educators in the development of the learners’ cognitive abilities. In the Chemistry Education, several papers were reported about the relevance of the ludic in the teaching and learning processes. This paper reported a class experience in the application of an educational game called “TERMOBINGO” (game that helps students to learn how to determine the reaction’s enthalpy by the bond enthalpies’), in a class of the 3rd year of High School. We noted that ludic activities act as motivation tool for teaching and learning processes in classroom and they also act as alternative method to decrease teaching and learning problems. In addition, the students realized how important was the knowledge about chemistry concepts in order to participate effectively in the ludic activity. Thus, through this work we understand the importance of the games’ use in the educational process, as an instrument that facilitates integration, sociability, stimulate the playful, and mainly learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRANTES, P. G.; RESENDE FILHO, J. B. M.; MENESES, M. G.; SANTOS, L. C. Chemical Bond War: uma adaptação do jogo de tabuleiro War para o ensino de ligações químicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 59., 2019, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ABQ, 2019.

CUNHA, M. B. Jogos didáticos de química. Santa Maria: Grafos, 2000.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Jogos no Ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

FAUSTINO, F. T. S.; VIEIRA, E. N.; SANTIAGO, S. B. A utilização de jogos digitais no ensino de Química. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VI., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Editora Realize, 2019.

FERREIRA, W. M.; NASCIMENTO, S. P. F. Utilização de jogos de tabuleiro - ludo - no processo de avaliação de aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 28-36, 2014.

FRANCO, P. C.; REIS, J. M. C. Contribuições de uma atividade contextualizada na compreensão do conteúdo de termoquímica para alunos do ensino médio noturno. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, VIII., 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2016.

GARCEZ, E. S. C. Jogos e atividades lúdicas em ensino de Química: um estudo do estado da arte. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – UFGO, Goiás, 2014.

GOULART, I. B. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. São Paulo: Cortez, 1987.

LEON, A. D. Reafirmando o lúdico como estratégia de superação das dificuldades de aprendizagem. Revista Organización de Estados Iberoamericanos para La Educación, la Ciência y la Cultura, v. 56, n. 3, p. 1-15, 2011.

MAGALHÃES, G. C. Um jogo de cartas usado como método auxiliar no ensino de Reações Químicas. Química Nova, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 19-20, 1978.

MATIAS, F. S.; NASCIMENTO, F. T.; SALES, L. L. M. Jogos lúdicos como ferramenta no ensino de química: teoria versus prática. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Campina Grande, v. 2, p. 452-464, 2017.

MENEZES, A. M.; SANTOS, R. B.; NASCIMENTO, C. S.; SANTOS, V. N.; SILVA, J. C.; SILVA, E. L. Eficácia sobre uma sequência de ensino-aprendizagem sobre termodinâmica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia (SP). Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 36, n. 4, p. 360-368, 2016.

MORTIMER, E. F.; AMARAL, L. O. F. Calor e temperatura no ensino de termodinâmica. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 7, p. 30-35, 1998.

NICODEM, D. E. O Biriba de Ressonância. Química Nova, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 53-54, 1982.

OLIVEIRA, J. S.; SOARES, M. F. B.; VAZ, W. F. Banco Químico: um Jogo de Tabuleiro, Cartas, Dados, Compras e Vendas para o Ensino do Conceito de Soluções. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 285-293, 2015.

PENTEADO, M. M.; OLIVEIRA, A. P.; ZACHARIAS, F. S. Tabelix – Jogo da Memória como recurso pedagógico para ensino-aprendizagem sobre a tabela periódica. Revista Ciências e Ideias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 1-9, 2010.

PIRES, K. A. D.; PANIAGUA, C. E. S.; LIMA, A. P.; LIMA, A. L.; LACERDA, N. M.; LIMA, V. A.; AMORIM, E. Conceito de entalpia: visão de egressos do Ensino Médio. In: REUNIÃO ANUAL DA SBQ, 32., 2009, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFCE, 2009.

RÊGO, J. R. S.; CRUZ JÚNIOR, F. M.; ARAÚJO, M. G. S. Uso de jogos lúdicos no processo de ensino aprendizagem nas aulas de química. Revista Estação Científica, Juiz de Fora, v. 7, n. 2, p. 149-157, 2017.

SANTOS, S. M. P. O lúdico na formação do educador. Petrópolis: Vozes, 1997.

SANTOS, F. C. R. A ludicidade na alfabetização: perspectivas e possibilidades de novas aprendizagens. 2014. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

SILVA, J. R.; HEISS, D. M. S.; CHIMATI, B. M.; MARTINS, A. M. M. O uso do jogo didático "Memória Química" para o ensino dos elementos químicos e seus símbolos: produção, aplicação e avaliação do aprendizado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 52., 2012, Recife. Anais [...]. Recife: UFPE, 2012.

SILVA, J. E.; SILVA JÚNIOR, C. N.; OLIVEIRA, O. A.; CORDEIRO, D. O. Pistas Orgânicas: um jogo para o processo de ensino e aprendizagem da química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 25-32, 2018.

SOARES, M. H. F. B.; OKUMRA, F.; CAVALHEIRO, E. T. G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de Equilíbrio Químico. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 18, p. 13-17, 2003.

SOARES, M. H. F. B.; CAVALHEIRO, E. T. G. O Ludo como um jogo para discutir conceitos em Termoquímica. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 23, p. 27-31, 2006.

SOUSA, A. A.; DUARTE, R. A. S.; OLIVEIRA, M. R. M.; FREITAS, M. Z. S. O ensino de química: as dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede estadual do município de Maracanaú-CE. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, V., 2010, Maceió (AL). Anais [...]. Maceió: IFAL, 2010.

SOUZA, A. C. L.; CASTRO, D. L.; CARDOSO, S. P. Jogos educativos: contribuições do PIBID Química. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2019.

VYGOTSKY, L. S. A brincadeira e o desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, Rio de Janeiro, v. 11, p. 26-36, 2008.

Downloads

Publicado

2021-09-19

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)