Produção de barras magnéticas em tubos de vidro
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p86-90Palavras-chave:
barras magnéticas, laboratório com materiais alternativos, reutilizaçãoResumo
Considerando a carência de laboratórios convencionais de ciências (Física, Química, Biologia, etc.) na Rede Pública de Ensino, o presente projeto visa à fomentação de barras magnéticas alternativas a fim de auxiliar a execução de experimentos que necessitem de tal equipamento. O desenvolvimento experimental consiste em reutilizar materiais considerados sucatas na maioria dos experimentos. As barras magnéticas são produzidas a partir de hastes metálicas (pregos, pinos, entre outros) ou outros materiais com propriedades paramagnéticas e vidrarias quebradas (pipetas, tubos de ensaios, capilares, etc), comuns nos laboratórios de química. Os testes realizados confirmaram que tais barras magnéticas podem ser amplamente utilizadas na agitação de soluções e misturas sem inconvenientes. Atualmente as barras magnéticas produzidas são utilizadas nas aulas experimentais do curso de Licenciatura em Química do CEFET-PB e nas demais atividades desenvolvidas nos laboratórios.
Downloads
Referências
AKERMAN, M. Natureza, Estrutura e Propriedades do Vidro. Centro Técnico de Elaboração do Vidro – CETEV. Novembro de 2000.
ALVES, L. Laboratório Alternativo. Brasil Escola – Canal do Educador. (Online). 2007. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/laboratorio-alternativo.htm. Acesso em: julho de 2008.
GAUTO, M. A. Paramagnetismo e Ferromagnetismo. Mundo Químico. 2003. Disponível em http://domfeliciano-sec.dyndns.org/marcelo.antunes/paramagnestismo%20e%20ferromagnetismo.htm. Acesso em julho de 2008.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Trad. Ronaldo Sérgio de Biasi. Volume 3. 7ª edição. Rio de Janeiro: Editora Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2007. 379 p.
RUSSEL, J. B. Química Geral. Trad. Márcia Guekezian. Volume 1. 2ª edição. São Paulo: Pearson Makron Books, 2006. 621 p.
SANTOS, A. P. V. dos; MISTURA, C. M.; LINCK, M. R. Construção de Material Alternativo. 2005, 11 f. Relatório Parcial do Projeto de Extensão Universitária Oficinas de Química Prática – Instituto de Ciências Exatas e Geociências – UPF, Passo Fundo (RS).
SERWAY, R. A. Física 3 para Cientistas e Engenheiros: Eletricidade, Magnetismo e Ótica. Trad. Horacio Macedo. 3ª edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1996. 428 p.
SHREVE, R. N.; BRINK JÚNIOR, J. A. Indústrias de Processos Químicos. 4ª edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1997. 717 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.