Diagnóstico e execução de ações corretivas em barragem de terra: Estudo de caso da barragem Poleiros em Barra de Santa Rosa-PB

Rodrigo de Andrade Barbosa

ORCID iD Instituto Nacional do Semiárido (INSA) Brasil

Mateus Cunha Mayer

ORCID iD Instituto Nacional do Semiárido (INSA) Brasil

Ana Alves Brito

Instituto Nacional do Semiárido (INSA) Brasil

Francisco Oliveira Mesquita

Instituto Nacional do Semiárido (INSA) Brasil

Salomão Sousa Medeiros

ORCID iD Instituto Nacional do Semiárido (INSA) Brasil

Emanoel Lima Martins

ORCID iD Instituto Nacional do Semiárido (INSA) Brasil

Resumo

As barragens de terra são estruturas construídas com inúmeras finalidades, porém, a mais comum é o acumulo de água para a agricultura e abastecimento humano. O grande volume de água armazenado, formando um grande reservatório, gera benefícios incontestáveis para a população, como também riscos, caso não seja bem edificado, podendo prejudicar a vida das pessoas, bens e o meio ambiente. No intuito de evitar acidentes envolvendo esses empreendimentos, existem leis e políticas que exigem a fiscalização e manutenção, procurando minimizar os riscos e falhas. Objetivou-se, através deste trabalho, identificar anomalias e demonstrar as ações corretivas necessárias para recuperar a estrutura da barragem Poleiros. Essas ações são essenciais para que o empreendimento opere de acordo com o projeto, atendendo as suas finalidades, minimizando os possíveis riscos à população e ao meio ambiente. A identificação de anomalias existentes foi realizada através da técnica de inspeção visual. Essa técnica consiste em caminhar sobre todas as estruturas da barragem, examinando metro a metro, identificando a existência de sinais que possam indicar possíveis anomalias futuras no maciço da barragem ou em suas estruturas de apoio. A execução das ações corretivas possibilitou recuperar a barragem, minimizando os riscos de ruptura.

Palavras-chave


Barragem de terra; Manutenção; Anomalias; Ações corretivas


Texto completo:

Referências


AGÊNCIA EXECUTIVA DE GESTÃO DAS ÁGUAS DO ESTADO DA PARAÍBA (Paraíba). Relação dos açudes monitorados. João Pessoa: AESA, 2014. Disponível em: http://site2.aesa.pb.gov.br/aesa/volumesAcudes.do?metodo=preparaUltimosVolumesPorBacia. Acesso em: 10 nov. 2014.

AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS (Brasil). Situação dos recursos hídricos no Brasil: qualidade da água e índice de estado trófico na região hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental. Brasília: ANA, 2010. Disponível em: https://www.ana.gov.br/as-12-regioes-hidrograficas-brasileiras/atlantico-ne-oriental. Acesso em: 23 out. 2014.

AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS (Brasil). Cadastro de barragens. Brasília: ANA, 2014a. Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/cadastros/Barragens/Visualiza.aspx. Acesso em: 30 ago. 2014.

AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS (Brasil). Relatório de segurança de barragens. Brasília: ANA, 2014b. Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/cadastros/barragens/RelatoriodeSegurancadeBarragens.aspx. Acesso em: 21 out. 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 11682 – Estabilidade de taludes. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.

BORTOLOTI, Marcelo. Tragédia Anunciada. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 nov. 2005. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1311200522.htm. Acesso em: 13 set. 2014.

BRASIL. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Instruções a serem observadas na construção das barragens de terra. 2. ed. Fortaleza: Embrapa, 1981. 251 p.

BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Avaliação da segurança de barragens existentes. Brasília: Ministério das Minas e Energia, 1987.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Infraestrutura Hídrica, Unidade de gerenciamento do Proágua/Semiárido. Diretrizes ambientais para projeto e construção de barragens e operação de reservatórios. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2002.

CAPUTO, Homero Pinto. 1987. Mecanica dos solos e suas aplicações. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1987. v. 3.

DYMINSKI, Andrea Sell. Noções de estabilidade de taludes e contenções. [S.l.: s.n., s.d.]. Notas de aula. Disponível em: http://www.cesec.ufpr.br/docente/andrea/TC019/TC019/Taludes.pdf. Acesso em: 30 ago. 2014.

MENESCAL, Rogério Aguiar. Gestão da segurança de barragens no Brasil: proposta de um sistema integrado, descentralizado, transparente e participativo. 2009. 769 f. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos) – Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

OLIVEIRA, Jader Roosevelt de Carvalho. Contribuição para a verificação e controle da segurança de pequenas barragens de terra. 2008. 263 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) – Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Outro Preto, 2008.

PARAÍBA. Governo do Estado conclui recuperação de barragens em 10 municípios. Governo da Paraíba, João Pessoa, 15 out. 2014. Disponível em: http://www.paraiba.pb.gov.br/88540/governo-do-estado-conclui-recuperacao-de-barragens-em-10-municipios.html. Acesso em: 15 out. 2014.

PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO. Instrumentação e segurança de barragens. Rio de Janeiro, ago. 2014. Disponível em: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0124945_03_cap_02.pdf. Acesso em: 31 ago. 2014.

PRIMAVESI, Ana. Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais. 1. ed. São Paulo: Nobel, 2002.

SILVEIRA, João Francisco Alves. Instrumentação e segurança de barragens de terra e enrocamento. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2006.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n51p86-96

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1383

Total de downloads do artigo: 779