O perfil do egresso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB – Campus Monteiro
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p70-77Palavras-chave:
Egresso, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mercado de TrabalhoResumo
A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das que mais necessita de mão de obra para atender às demandas do mercado, sendo necessária, para isso, a formação de profissionais altamente qualificados. Diante disso, o presente estudo procurou traçar os perfis profissional e socioeconômico do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB – Campus Monteiro, a fim de verificar qual a real situação desses ex-alunos, depois de formados, e se realmente o perfil do egresso condiz com o que foi predeterminado pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e pelo Catalogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST). Com base nos resultados obtidos, através da análise de respostas de um questionário, destacam-se as seguintes constatações: a renda familiar dos egressos aumentou após a conclusão do curso; a maioria dos egressos optou pelo ingresso no mercado de trabalho; os egressos que estão atuando no mercado de trabalho, em sua grande maioria, possuem os perfis de analistas, desenvolvedores ou engenheiros de software; mesmo que alguns alunos não atuem na sua área de formação, a maioria permaneceu na área de TI; a média da renda mensal dos egressos é de aproximadamente R$ 2.862,00; e nenhum está desempregado.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192. Acesso em: 25 jan. 2019.
CARDOSO, E. E. C.; DAVID, T. A falta de profissionais de tecnologia de informação no mercado de trabalho: A transformação da capacidade profissional pelos deveres: mérito individual. In: CONGRESSO INTERNACIONAL UMA NOVA PEDAGOGIA PARA A SOCIEDADE FUTURA: PROTAGONISMO RESPONSÁVEL, 2., 2016, Restinga Sêca. Anais […]. Restinga Sêca: Fundação Antonio Meneghetti, 2016. p. 697-700.
IFPB. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Monteiro-PB: IFPB, 2011. Disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/media/cursos/13/documentos/PPC_ADS_-_2011_ajustado_com_libras_tcc_e_est%C3%A1gio.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019.
IFPB. Sobre o campus. 2016. Disponível em: http://www.ifpb.edu.br/monteiro/institucional/sobre-o-campus. Acesso em: 30. jan. 2019.
LOUSADA, A. C. Z; MARTINS, G. A. Egressos como fonte de informação a gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 1, n. 37, p. 73-84, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772005000100006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772005000100006. Acesso em: 30 jan. 2019.
MARTINS, B. V; OLIVEIRA, S. R. Qualificação Profissional, Mercado de Trabalho e Mobilidade Social: Cursos Superiores de Tecnologia. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13404. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/issue/view/4/showToc. Acesso em: 30 jan. 2019.
PORTAL G1. Índice de evasão de alunos é maior na área de tecnologia da informação. Portal G1, 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/09/indice-de-evasao-de-alunos-e-maior-na-area-de-tecnologia-da-informacao.html. Acesso em: 1 abr. 2019.
PREACHER, K. J.; CURRAN, P. J.; BAUER, D. J. Computational Tools for Probing Interactions in Multiple Linear Regression, Multilevel Modeling, and Latent Curve Analysis. Journal of Educational and Behavioral Statistics, v. 31, n. 4. p. 437-448, 2006. DOI: https://doi.org/10.3102%2F10769986031004437. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/10769986031004437. Acesso em: 28 mai. 2019.
QUEIROZ, T. P; PAULA, C. P. A. O Relacionamento Com Egressos Como Estratégica Organizacional Para O Desenvolvimento Das Instituições De Educação Superior. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 4-18, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/41696/o-relacionamento-com-egressos-como-estrategica-organizacional-para-o-desenvolvimento-das-instituicoes-de-educacao-superior. Acesso em: 30 jan. 2019.
RAMOS, E. A. A.; JOIA, L. A. Uma Investigação Acerca do Fenômeno do Turn-away Entre os Profissionais de Tecnologia da Informação. RAM, Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 75-109, jul./ago. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000400004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
ROLFINI, F. Por que falta mão de obra qualificada em TI no país?. ComputerWorld, jan. 2018. Disponível em: https://computerworld.com.br/2018/01/3/por-que-falta-mao-de-obra-qualificada-em-ti-no-pais/. Acesso em: 25 jan. 2019.
SOFTEX. Mercado de trabalho e formação de mão de obra em. São Paulo: Observatório SOFTEX, 2013. p. 12. Disponível em: http://www.ftp.softex.br/Inteligencia/cadernos_tematicos/cadernos_tematico_mercado_de_trabalho.pdf. Acesso em: 1 abr. 2019.
WILCOXON, F. Individual Comparisons by Ranking Methods. Biometrics Bulletin, v. 1, n. 6, p. 80-83. 1945. DOI: https://doi.org/10.2307/3001968. Disponível em: https://sci2s.ugr.es/keel/pdf/algorithm/articulo/wilcoxon1945.pdf. Acesso em: 28 mai. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.