O perfil do egresso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB – Campus Monteiro
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p70-77Palavras-chave:
Egresso, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mercado de TrabalhoResumo
A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das que mais necessita de mão de obra para atender às demandas do mercado, sendo necessária, para isso, a formação de profissionais altamente qualificados. Diante disso, o presente estudo procurou traçar os perfis profissional e socioeconômico do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB – Campus Monteiro, a fim de verificar qual a real situação desses ex-alunos, depois de formados, e se realmente o perfil do egresso condiz com o que foi predeterminado pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e pelo Catalogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST). Com base nos resultados obtidos, através da análise de respostas de um questionário, destacam-se as seguintes constatações: a renda familiar dos egressos aumentou após a conclusão do curso; a maioria dos egressos optou pelo ingresso no mercado de trabalho; os egressos que estão atuando no mercado de trabalho, em sua grande maioria, possuem os perfis de analistas, desenvolvedores ou engenheiros de software; mesmo que alguns alunos não atuem na sua área de formação, a maioria permaneceu na área de TI; a média da renda mensal dos egressos é de aproximadamente R$ 2.862,00; e nenhum está desempregado.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192. Acesso em: 25 jan. 2019.
CARDOSO, E. E. C.; DAVID, T. A falta de profissionais de tecnologia de informação no mercado de trabalho: A transformação da capacidade profissional pelos deveres: mérito individual. In: CONGRESSO INTERNACIONAL UMA NOVA PEDAGOGIA PARA A SOCIEDADE FUTURA: PROTAGONISMO RESPONSÁVEL, 2., 2016, Restinga Sêca. Anais […]. Restinga Sêca: Fundação Antonio Meneghetti, 2016. p. 697-700.
IFPB. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Monteiro-PB: IFPB, 2011. Disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/media/cursos/13/documentos/PPC_ADS_-_2011_ajustado_com_libras_tcc_e_est%C3%A1gio.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019.
IFPB. Sobre o campus. 2016. Disponível em: http://www.ifpb.edu.br/monteiro/institucional/sobre-o-campus. Acesso em: 30. jan. 2019.
LOUSADA, A. C. Z; MARTINS, G. A. Egressos como fonte de informação a gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 1, n. 37, p. 73-84, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772005000100006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772005000100006. Acesso em: 30 jan. 2019.
MARTINS, B. V; OLIVEIRA, S. R. Qualificação Profissional, Mercado de Trabalho e Mobilidade Social: Cursos Superiores de Tecnologia. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13404. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/issue/view/4/showToc. Acesso em: 30 jan. 2019.
PORTAL G1. Índice de evasão de alunos é maior na área de tecnologia da informação. Portal G1, 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/09/indice-de-evasao-de-alunos-e-maior-na-area-de-tecnologia-da-informacao.html. Acesso em: 1 abr. 2019.
PREACHER, K. J.; CURRAN, P. J.; BAUER, D. J. Computational Tools for Probing Interactions in Multiple Linear Regression, Multilevel Modeling, and Latent Curve Analysis. Journal of Educational and Behavioral Statistics, v. 31, n. 4. p. 437-448, 2006. DOI: https://doi.org/10.3102%2F10769986031004437. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/10769986031004437. Acesso em: 28 mai. 2019.
QUEIROZ, T. P; PAULA, C. P. A. O Relacionamento Com Egressos Como Estratégica Organizacional Para O Desenvolvimento Das Instituições De Educação Superior. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 4-18, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/41696/o-relacionamento-com-egressos-como-estrategica-organizacional-para-o-desenvolvimento-das-instituicoes-de-educacao-superior. Acesso em: 30 jan. 2019.
RAMOS, E. A. A.; JOIA, L. A. Uma Investigação Acerca do Fenômeno do Turn-away Entre os Profissionais de Tecnologia da Informação. RAM, Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 75-109, jul./ago. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000400004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
ROLFINI, F. Por que falta mão de obra qualificada em TI no país?. ComputerWorld, jan. 2018. Disponível em: https://computerworld.com.br/2018/01/3/por-que-falta-mao-de-obra-qualificada-em-ti-no-pais/. Acesso em: 25 jan. 2019.
SOFTEX. Mercado de trabalho e formação de mão de obra em. São Paulo: Observatório SOFTEX, 2013. p. 12. Disponível em: http://www.ftp.softex.br/Inteligencia/cadernos_tematicos/cadernos_tematico_mercado_de_trabalho.pdf. Acesso em: 1 abr. 2019.
WILCOXON, F. Individual Comparisons by Ranking Methods. Biometrics Bulletin, v. 1, n. 6, p. 80-83. 1945. DOI: https://doi.org/10.2307/3001968. Disponível em: https://sci2s.ugr.es/keel/pdf/algorithm/articulo/wilcoxon1945.pdf. Acesso em: 28 mai. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.