O ensino de engenharia de software no nível superior: um mapeamento sistemático

Maria Elaine Silva dos Santos

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Tamires Siqueira Rocha

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Mirko Barbosa Perkusich

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Segundo Pressman e Maxim (2016), há décadas atrás dificilmente se imaginaria que o software tornaria-se indispensável para negócios, ciência e engenharia. De acordo com os referidos autores, a Engenharia de Software (SE) tornou-se pilar dos sistemas de informação, essenciais para diversas áreas da atividade humana. Entretanto, para os autores Desai e Joshi (2012), ensinar os tópicos dessa área é um desafio em todo o mundo tendo em vista as suas características composta por conteúdos fortemente teóricos e de difícil demonstração. Por essas razões, pesquisadores em todo o mundo têm desenvolvido, ao longo dos anos, ferramentas e metodologias com o propósito de melhorar o processo ensino-aprendizagem em Engenharia de Software. O presente trabalho, sumariza os resultados de uma pesquisa do tipo mapeamento sistemático da literatura acerca de ferramentas e metodologias utilizadas em todo o mundo com a finalidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem em tópicos relacionados à Engenharia de Software em dois conhecidos canais de publicação. Os resultados demonstram que os EUA se destacam como os maiores publicadores e que nos canais pesquisados, os trabalhos centraram-se em abordagens metodológicas para melhorar o aprendizado dos estudantes.

Palavras-chave


Mapeamento Sistemático; Engenharia de Software; Ensino-aprendizagem; Metodologias; Ferramentas


Texto completo:

Referências


ALI, N. B.; PETERSEN, K.; WOHLIN, C. A systematic literature review on the industrial use of software process simulation. Journal of Systems and Software. v. 97, p. 65-85, 2014.

ARDIS, M. et al., SE 2014: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Software Engineering in Computer, v. 48, n. 11, p. 106-109, 2015. DOI: 10.1109/MC.2015.345. Disponível em: https://www.acm.org/binaries/content/assets/education/se2014.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.

BENABID, A.; AL-HUDHUD, G. The synergy of engineering and research aspects in Software Engineering Education. In: Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T). n. 27, 2014, Klagenfurt, Austria. Proceedings[...]. IEEE. DOI: 10.1109/CSEET.2014.6816780. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6816780. Acesso em: 21 jan. 2020.

BRENNAN, R. L.; PREDIGER, D. J. Coefficient Kappa: Some uses, misuses and alternatives. Educational and Psychological Measurement. n. 41, p. 687-699, 1981.

CUNHA, J. A. O. et al. Software engineering education in Brazil: a mapping study. In: Brazilian Symposium on Software Engineering. n. 32, p. 348 – 356, 2018. Proceedings[...]. IEEE.DOI: 10.1145/3266237.3266259.Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/327798050. Acesso em: 24 fev. 2020.

DELGADO, D. et al. Evolving a Project-Based Software Engineering Course: A Case Study. In: Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T). n. 30, 2017, Savannah, GA, USA. Proceedings[...]. IEEE. DOI: 10.1109/CSEET.2017.22. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8166686. Acesso em: 21 jan. 2020.

DERMEVAL, D.; COELHO, J. A. P. M.; BITTENCOURT, I. I. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, P. A.; PIMENTEL, M.; SIQUEIRA; S.; BITTENCOURT, I. (Org.). Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2019. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-2. Acesso em: 22 fev. 2020.

DESAI, P.; JOSHI, G. H. Activity Based Teaching Learning in software Engineering. In: IEEE International Conference on Engineering Education: Innovative Practices and Future Trends (AICERA). p. 1-6. 2012. Proceedings [...] AICERA. DOI: 10.1109/AICERA.2012.6306729. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6306729. Acesso em: 22 jan. 2020.

GARY, K.; SOHONI, S.; LINDQUIST, T. It's Not What You Think: Lessons Learned Developing an Online Software Engineering Program. In: 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T), n. 30, 2017, Savannah, GA, USA.Proceedings [...]. IEEE. DOI: 10.1109/CSEET.2017.45. Disponível em: https://asu.pure.elsevier.com/en/publications/its-not-what-you-think-lessons-learned-developing-an-online-softw. Acesso em: 23 jan. 2020.

GEORGAS, J.; PALMER, J. D.; McCORMICK, M. J. Supporting software architecture learning using runtime visualization. In: 29th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T), n. 29, 2016. Dallas, USA. Proceedings[...]. IEEE. Disponível em: https://nau.pure.elsevier.com/en/publications/supporting-software-architecture-learning-using-runtime-visualiza. Acesso em: 23 fev. 2020.

GWET, K. L. (2010). Handbook of interrater reliability (2nd ed.). Gaithersburg, MD: Advanced Analytics.

HEROUT, P.; BRADA, P. UML-Test Application for Automated Validation of Students' UML Class Diagram. In: Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T). n. 29, 2016, Dallas, TX, USA. Proceedings [...]. IEEE. DOI: 10.1109/CSEET.2016.33. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7474487. Acesso em: 21 jan. 2019.

ISO / IEC / IEEE 12207: 2017 (E) First edition 2017-11: ISO / IEC / IEEE International Standard - Systems and software engineering - Software life cycle processes.

KITCHENHAM, B. A., CHARTERS, S. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. 2007. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.117.471. Acesso em: 23 jan. 2020.

LEMOS, Wellington; CUNHA, José; SARAIVA, Juliana. Ensino de Engenharia de Software em um Curso de Sistemas de Informação: Uma Análise dos Problemas e Soluções na Perspectiva de Professores e Alunos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27., 2019, Belém. Anais [...] do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july2019. p. 305-318. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6638.

MARQUES, D.; DA SILVA, A. C.; DA SILVA, L. F. A Survey to Evaluate Educational Games Designed to Teach Software Engineering. European Conference on Games Based Learning. n. 2, p. 821-823, 2014. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/3b643d8c64ddc2d0f663ded1e374a9f0/. Acesso em: 21 jan. 2020.

MEIRELES, M.; BONIFÁCIO, B. Uso de Métodos Ágeis e Aprendizagem Baseada em Problema no Ensino de Engenharia de Software: Um Relato de Experiência. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais [...] do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. p. 180-189, 2015, Maceió. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1798. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8155. Acesso em: 22 jan. 2020.

MONSALVE, E. S.; WERNECK, V.; LEITE, J. C. S. P. Teaching software engineering with SimulES-W. In: Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T). n. 24. 2011, Honolulu, HI, USA. Proceedings [...]. IEEE. DOI: 10.1109/CSEET.2011.5876102. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260739789. Acesso em: 21 jan. 2020.

NYINKEU, N. D ; NGATCHU, H. Work and Play in Software Engineering Training: Experiences from the Silicon Mountain. . In: 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T). n. 30, 2017, Savannah, GA, USA. Proceedings [...]. IEEE. DOI: 10.1109/CSEET.2017.26. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8166690. Acesso em: 21 jan. 2020.

PAIVA, S. R. ESCollab: uma metodologia colaborativa voltada para o ensino de engenharia de software. 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. João Pessoa, 2012. Disponivel em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6073. Acesso em: 24 fev. 2020.

PINTO, G. H. L. et al. Training Software Engineers Using Open-Source Software: The Professors' Perspective. In: Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T). n. 30, 2017, Savannah, GA, USA. Proceedings [...]. IEEE. DOI: 10.1109/CSEET. 2017.27. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8166691. Acesso em: 21 jan. 2020.

PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B. R. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

RANDOLPH, J. J. Free-marginal multirater kappa: an alternative to Fleiss' fixed-marginal multirater kappa. Joensuu University Learning and Instruction Symposium. 2005.

SHABALINA, O. ; SADOVNIKOVA, N.; KRAVETS, A. Methodology of Teaching Software Engineering: Game-Based Learning Cycle. In: 3rd Eastern European Regional Conference on the Engineering of Computer Based Systems. n. 3, 2013, Budapest, Hungria. Proceedings [...] do 3rd Eastern European Regional Conference on the Engineering of Computer Based Systems. DOI: 10.1109/ECBS-EERC.2013.22. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/6664517. Acesso em: 22 jan. 2020.

SANTOS, R. et al. Ferramentas, Métodos e Experiências no Ensino de Engenharia de Software: um Mapeamento Sistemático. Anais [...] do III Congresso Brasileiro de Informática Na Educação. 2014. p. 544-548.

SIEVI-KORTE, O.; SYSTÄ, K.; HJELSVOLD, R. Global vs. local – Experiences from a distributed software project course using agile methodologies. In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). 2014, El Paso, TX, USA. Proceedings [...] do FIE. DOI: 10.1109/FIE.2015.7344101. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7344101. Acesso em: 22 jan. 2020.

STEPPE, K. CHIN, S.; TUCK, W. W. Improving the Teaching of Software Design with Automated Modelling of Syntactic Dependencies. In: 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T), n. 30, 2017, Savannah, GA, USA. Proceedings [...]. IEEE. DOI: 10.1109/CSEET.2017.31. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321657461_Improving_the_Teaching_of_Software_Design_with_Automated_Modelling_of_Syntactic_Dependencies. Acesso em: 21 jan. 2020.

TALIB, C. A. et al. Enhancing Students’ Reasoning Skills in Engineering and Technology through Game-based learning. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET). v 14, n. 24, p. 69-80, 2019. Disponível em: https://onlinejour.journals.publicknowledgeproject.org/index.php/i-jet/article/view/12117. Acesso em: 23 jan. 2020.

UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA. Software Engineering Curriculum Technology Transfer: Lessons learned from MOOCs and SPOCs. Berkeley, UC, 2014. Disponível em: http://www2.eecs.berkeley.edu/Pubs/TechRpts/2014/EECS-2014-17.html. Acesso em: 22 jan. 2020.

SOUZA, M. R. A. et al. A systematic mapping study on game-related methods for software engineering education. Information and Software Technology, n. 95, p. 201–218.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id3874

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1606

Total de downloads do artigo: 755