O ensino de engenharia de software no nível superior: um mapeamento sistemático
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id3874Palavras-chave:
Mapeamento Sistemático, Engenharia de Software, Ensino-aprendizagem, Metodologias, FerramentasResumo
Segundo Pressman e Maxim (2016), há décadas atrás dificilmente se imaginaria que o software tornaria-se indispensável para negócios, ciência e engenharia. De acordo com os referidos autores, a Engenharia de Software (SE) tornou-se pilar dos sistemas de informação, essenciais para diversas áreas da atividade humana. Entretanto, para os autores Desai e Joshi (2012), ensinar os tópicos dessa área é um desafio em todo o mundo tendo em vista as suas características composta por conteúdos fortemente teóricos e de difícil demonstração. Por essas razões, pesquisadores em todo o mundo têm desenvolvido, ao longo dos anos, ferramentas e metodologias com o propósito de melhorar o processo ensino-aprendizagem em Engenharia de Software. O presente trabalho, sumariza os resultados de uma pesquisa do tipo mapeamento sistemático da literatura acerca de ferramentas e metodologias utilizadas em todo o mundo com a finalidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem em tópicos relacionados à Engenharia de Software em dois conhecidos canais de publicação. Os resultados demonstram que os EUA se destacam como os maiores publicadores e que nos canais pesquisados, os trabalhos centraram-se em abordagens metodológicas para melhorar o aprendizado dos estudantes.Downloads
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