Avaliação do conhecimento e importância das soft skills sob a perspectiva dos profissionais de informática: um estudo experimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2022id7311

Palavras-chave:

estudo experimental, habilidades comportamentais, profissionais de TI, questionário

Resumo

As soft skills ou habilidades interpessoais são uma gama de traços de personalidade, comunicação, linguagem, hábitos pessoais que caracterizam nossos relacionamentos com outras pessoas. Essas habilidades são imprescindíveis na vida dos profissionais das diversas áreas, sendo esses atributos difundidos e procurados cada dia mais pelo mercado de trabalho. No contexto dos profissionais da área de informática, existe uma demanda prioritária para o desenvolvimento de diversas competências técnicas (e.g., linguagens de programação, bancos de dados, entre outras tecnologias). Contudo, existe também uma necessidade crescente de desenvolvimento de competências não técnicas por parte desse tipo de profissional. Assim, compreender quais soft skills são mais relevantes no contexto desses profissionais é de suma importância para o desenvolvimento de suas atividades. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como profissionais de informática enxergam a importância do desenvolvimento das soft skills em suas carreiras e quais dessas habilidades interpessoais têm maior impacto em suas atividades. Por meio de dados coletados em um questionário eletrônico aplicado a profissionais da área de informática, foram obtidos dados quantitativos e qualitativos para fundamentar as diversas questões de pesquisa do presente estudo. Dados obtidos a partir de 62 respostas válidas demonstram que os profissionais de informática entendem que as soft skills têm um impacto em suas atividades diárias bem como no desenvolvimento de suas carreiras. Contudo, identificamos que ainda não existe grande preocupação com o desenvolvimento dessas habilidades, sendo necessária melhor difusão da importância de soft skills entre os profissionais da área de informática.

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Publicado

2024-10-10

Edição

Seção

Ciência da Computação

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