- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Avaliação do conhecimento e importância das soft skills sob a perspectiva dos profissionais de informática: um estudo experimental
Resumo
As soft skills ou habilidades interpessoais são uma gama de traços de personalidade, comunicação, linguagem, hábitos pessoais que caracterizam nossos relacionamentos com outras pessoas. Essas habilidades são imprescindíveis na vida dos profissionais das diversas áreas, sendo esses atributos difundidos e procurados cada dia mais pelo mercado de trabalho. No contexto dos profissionais da área de informática, existe uma demanda prioritária para o desenvolvimento de diversas competências técnicas (e.g., linguagens de programação, bancos de dados, entre outras tecnologias). Contudo, existe também uma necessidade crescente de desenvolvimento de competências não técnicas por parte desse tipo de profissional. Assim, compreender quais soft skills são mais relevantes no contexto desses profissionais é de suma importância para o desenvolvimento de suas atividades. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como profissionais de informática enxergam a importância do desenvolvimento das soft skills em suas carreiras e quais dessas habilidades interpessoais têm maior impacto em suas atividades. Por meio de dados coletados em um questionário eletrônico aplicado a profissionais da área de informática, foram obtidos dados quantitativos e qualitativos para fundamentar as diversas questões de pesquisa do presente estudo. Dados obtidos a partir de 62 respostas válidas demonstram que os profissionais de informática entendem que as soft skills têm um impacto em suas atividades diárias bem como no desenvolvimento de suas carreiras. Contudo, identificamos que ainda não existe grande preocupação com o desenvolvimento dessas habilidades, sendo necessária melhor difusão da importância de soft skills entre os profissionais da área de informática.
Palavras-chave
estudo experimental; habilidades comportamentais; profissionais de TI; questionário
Texto completo:
Referências
AHMED, F.; CAPRETZ, L. F.; BOUKTIF, S.; CAMPBELL, P. Soft skills and software development: a reflection from the software industry. Internacional Journal of Information Processing and Management (IJIPM), v. 4, n. 3, p. 171-191, 2013. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1507.06873. Acesso em: 22 ago. 2024.
AHMED, F.; CAPRETZ, L. F.; CAMPBELL, P. Evaluating the demand for soft skills in software development. IT Professional, v. 14, n. 1, p. 44-49, 2012. DOI: https://doi.org/10.1109/MITP.2012.7.
ALBUQUERQUE, D. W.; ROCHA, L. G. C.; BRAGA, A.; PERKUSICH, M. B.; DANTAS FILHO, E. Avaliação do conhecimento e importância das soft skills sob a perspectiva dos profissionais de informática: um estudo experimental. Material Suplementar. Revista Principia, João Pessoa, early view, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2022id7311.
ALEX, K. Soft skills: Know Yourself and Know The World. New York: S. Chand Publishing, 2009.
BAUMAN, Z. Vida líquida. São Paulo: Schwarcz-Companhia das Letras, 2007.
BOURQUE, P.; DUPUIS, R.; ABRAN, A.; MOORE, J. W.; TRIPP, L. The guide to the Software Engineering Body of Knowledge. IEEE Software, v. 16, n. 6, p. 35-44, 1999. DOI: https://doi.org/10.1109/52.805471.
BURBEKOVA, S. Soft skills as the most in-demand skills of future IT specialists. In: 2021 IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON SMART INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (SIST), 2021, Nur-Sultan. Proceedings [...]. Nur-Sultan: IEEE, 2021. p. 1-5. DOI: https://doi.org/10.1109/SIST50301.2021.9465935.
CALAZANS, A. T. S.; PALDÊS, R. A.; BRAOSI, E.; REZENDE, K. M.; PEREIRA, N. I. O perfil do analista de requisitos de software: uma comparação entre a academia e o mercado de trabalho brasileiro. In: WORKSHOP EM ENGENHARIA DE REQUISITOS (WER17), 20., 2017, Buenos Aires. Anais [...]. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2017. Disponível em: http://wer.inf.puc-rio.br/WERpapers/artigos/artigos_WER17/paper_16.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.
DIXON, J.; BELNAP, C.; ALBRECHT, C.; LEE, K. The importance of soft skills. Corporate Finance Review, v. 14, n. 6, p. 35-38, 2010. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/aa5f345bde23cacbf99574378aeef44b/1. Acesso em: 18 jan. 2023.
DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. especial, p. 183-196, 2001. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010.
FLOREA, R.; STRAY, V. Software tester, we want to hire you! An analysis of the demand for soft skills. In: GARBAJOSA, J.; WANG, X.; AGUIAR, A. (ed.). Agile Processes in Software Engineering and Extreme Programming. XP 2018. Cham: Springer, 2018. p. 54-67. (Lecture Notes in Business Information Processing, v. 314). DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-91602-6_4.
GIMENES, I. M. S. Os dilemas didáticos da Engenharia de Software. Revista da Sociedade Brasileira de Computação Brasil, n. 28, p. 21-25, 2015. Disponível em: https://www.sbc.org.br/images/flippingbook/computacaobrasil/computa_28/cb2015-03.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.
GONZÁLEZ-MORALES, D.; ANTONIO, L. M. M.; GARCÍA, J. L R. Teaching “soft” skills in Software Engineering. In: 2011 IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON), 2011, Amman. Proceedings […]. IEEE: Amman, 2011. p. 630-637. DOI: https://doi.org/10.1109/EDUCON.2011.5773204.
HIRSCH, B. J. Wanted: soft skills for today’s jobs. Phi Delta Kappan, v. 98, n. 5, p. 12-17, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0031721717690359.
HODGES, D.; BURCHELL, N. Business graduate competencies: Employers’ views on importance and performance. Asia-Pacific Journal of Cooperative Education, v. 4, n. 2, p. 16-22, 2003. Disponível em: https://www.ijwil.org/files/APJCE_04_2_16_22.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.
JOSEPH, D.; ANG, S.; CHANG, R. H. L.; SLAUGHTER, S. A. Practical intelligence in IT: Assessing soft skills of IT professionals. Communications of the ACM, v. 53, n. 2, p. 149-154, 2010. DOI: https://doi.org/10.1145/1646353.1646391.
KATZ, R. L. Skills of an effective administrator. Boston: Harvard Business Press, 2009.
LIMA, T. Uma análise de soft skills na visão dos profissionais da engenharia de software. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7555. Acesso em: 18 jan. 2023.
PENHAKI, J. R. Soft skills na Indústria 4.0. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4275. Acesso em: 18 jan. 2023.
PENZENSTADLER, B.; FERNANDEZ, D. M.; RICHARDSON, D.; CALLELE, D.; WNUK, K. The Requirements Engineering Body of Knowledge (REBoK). In: IEEE INTERNATIONAL REQUIREMENTS ENGINEERING CONFERENCE (RE), 21., Rio de Janeiro, 2013. Proceedings […]. IEEE: Rio de Janeiro, 2013. p. 377-379. DOI: https://doi.org/10.1109/RE.2013.6636758.
PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B. R. Engenharia de software. São Paulo: McGraw Hill Brasil, 2021.
ROCHA, T. S.; SANTOS, M. E. S.; SOUZA, C. C.; LIMA, G. A. N. O perfil do egresso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB – Campus Monteiro. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa, n. 46, p. 70-77, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p70-77.
SANTOS, M. E. S.; ROCHA, T. S.; PERKUSICH, M. B. O ensino de engenharia de software no nível superior: um mapeamento sistemático. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa, n. 56, p. 116-125, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id3874.
SEDELMAIER, Y.; LANDES, D. Software Engineering Body of Skills (SWEBOS). In: 2014 IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON), 2014, Istanbul. Procedings […]. Istanbul: IEEE, 2014. p. 395-401. DOI: https://doi.org/10.1109/EDUCON.2014.6826125.
SILVA, M. H. L. Soft skills do programador de software: abordagem conceitual e definição de métricas para identificação automática no contexto de um sistema de juiz online. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1726. Acesso em: 18 dez. 2022.
VAN SOLINGEN, R.; BASILI, V.; CALDIERA, G.; ROMBACH, H. D. Goal Question Metric (GQM) approach. In: MARCINIAK, J. J. (ed.). Encyclopedia of Software Engineering. New Jersey: John Wiley & Sons, 2002. DOI: https://doi.org/10.1002/0471028959.sof142.
WOHLIN, C.; RUNESON, P.; HOST, M.; OHLSSON, M. C; REGNELL, B.; WESSLEN, A. Experimentation in software engineering. Berlin: Springer, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-29044-2.
Visitas a este artigo: 1318
Total de downloads do artigo: 987