Redes de distribuição de conteúdo: replicação de objetos reduzindo a sobrecarga nos backbones da internet
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n14p112-119Palavras-chave:
redes de distribuição de conteúdo, web-caching, protocolos de roteamento, Content Distribution Networks (CDN)Resumo
A Internet é o meio mais abrangente para requisição de objetos (dados) por parte dos usuários espalhados pelo mundo. Atualmente, a centralização do armazenamento de conteúdos muito acessados tem razoável impacto no tráfego gerado na Internet, principalmente nos casos em que os usuários finais estão distantes topologicamente do centro. Em geral, quanto maior à distância, maior é o número de sub-redes através das quais os dados devem ser transmitidos, o que gera atrasos, perdas e, eventualmente, congestionamentos. Uma Rede de Distribuição de Conteúdo (RDC) é um sistema de computadores conectados pela Internet e instalados em múltiplas redes de trânsito (backbones) que cooperam entre si de forma transparente para armazenar, replicar e fornecer dados para usuários finais. As RDCs são geralmente mantidas por provedores de serviços e seus componentes replicam bases de dados regionais usando algoritmos especiais de roteamento, permitindo a disponibilização racional do conteúdo de acordo com a localização geográfica e topológica do usuário final e das condições de tráfego da rede. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca caracterizar e classificar, quanto a sua arquitetura, as principais RDCs atualmente em funcionamento na Internet.
Downloads
Referências
Akamai: Disponível em: http://www.akamai.com/edgecont.asp. Acesso em: Set 2006.
Brian D. Davison's Web Caching and Content Delivery Resources Disponível em: http://www.web-caching.com/. Acesso em Set 2006.
CachingTutorial: Disponível em: http://www.mnot.net/cache_docs/. Acesso em Ago 2006.
CDN: Content Distribution Network. Disponível em: http://arxiv.org/PS_cache/cs/pdf/0411/0411069.pdf. Acesso em Set. 2006.
CDN: Content Distribution Network: Disponível em: http://citeseer.ist.psu.edu/peng03cdn.html. Acesso em Ago. 2006.
Content Distribution Network: Disponível em: http://www.cs.rochester.edu/~kshen/csc573-spring2003/notes/meeting15-cdn.pdf. Acesso em: Ago. 2006.
Exceda: Disponível em: http://www.exceda.net/akamai/index.asp. Acesso em Set. 2006.
GOURLEY, David; TOTTY, Brian; HTTP: The Definitive Guide. Capítulos 6, 7 e 18; O'Reilly & Associates; New York, 2002.
GILMORE, Patrick W, Akamai: Disponivel em: http://www.osc.edu/oarnet/oartech/presents/oarnet_11apr2001.ppt. Acesso em Set. 2006.
PENG, Gang; CDN: Content Distribution Network; State University of New York at Stony Brook; New York, May, 2006. WWW (World Wide Web) e FTP (File Transfer Protocol) RFC 3040, "Internet Web Replication and Caching Taxonomy": Ago 2006. Disponível em: http://www.ietf.org/rfc/rfc3040.txt. Acesso em: set. 2002.
SHARMA, Mohan, "Exodus Ready Cache Content Distribution Service": Disponivel em: http://www.exodus.net/pdf/whitepapers/ms_cd_ready_cache.pdfhttp://www.exodus.net/pdf/whitepapers/ms_cd_ready_cache.pdf. Acesso em Set. 2006.
Squid: Disponivel em: http://www.squid-cache.org/. Acesso em Ago. 2006.
VERMA, D.C. Redes de Distribuição de Conteúdo : uma abordagem de engenharia para CDNs”; Editora Campus; Rio de Janeiro, 2002.
Wikipedia: "Content Delivery Network": Disponivel em: http://en.wikipedia.org/wiki/Content_Distribution_Network. Acesso em Ago. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.