Língua - Sociedade - Cultura: uma relação indissociável
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n14p92-96Palavras-chave:
língua, linguagem, interface língua, sociedade, culturaResumo
Este artigo versa sobre a interface língua / sociedade / cultura. Prescindindo do reconhecimento de que as culturas são enfocadas internamente, e, nelas, as relações de cunho linguístico devem ser entendidas sob as significações que assumem nas sociedades para as quais essas culturas são suporte. Com efeito, este foi o ponto de partida para o desenvolvimento das investigações sobre o modo de organização das línguas, das sociedades e suas culturas. Nessa perspectiva abordamos estudos que tratam do Relativismo linguístico e cultural, bem como sua evolução ? desde J. G. Herder W. Von Humboldt ?, ancorados em estudos sócio-etnolinguísticos.
Downloads
Referências
BOAS, Franz, Antropologia cultural, - Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.
CHIAVEGATTO, Valéria Coelho. Linguagem, Sociedade e Cultura. In: CARNEIRO, Marísia (org). Pistas e Travessias. Rio de Janeiro : UERJ, 1999.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. – 2 ed., Bauru: EUDSC, 2002.
DUBOIS, Jean. et. al. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 1973.
ELIAS, Norbert, O Processo Civilizador: Uma História dos Costumes (1939), Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
ELIA, Sílvio. Sociolinguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Padrão / EDUFF, 1987.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. – 17 ed. Rio de Janeiro: 224.
LYONS, John. Linguagem e Linguística – uma introdução. Rio de Janeiro : Livros Técnicos e Científicos, 1987.
MORIN, Edigar. O Enigma do Homem. Para uma Antropologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. Trad. Fernando de Castro Ferro.
MORIN, Edigar. O método III. O conhecimento do conhecimento. Publicações Europa-América. Biblioteca Universitária, 1986. Trad. Maria Gabriela de Bragança.
MORIN, Edigar. O método IV. As ideias: a sua natureza, vida, habitat e organização. Publicações Europa-América. Biblioteca Universitária, 1991. Trad. Emílio Campos Lima.
SANTOS, José Luis dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SAPIR, Edward. Linguística como Ciência, Rio de Janeiro Livraria Acadêmica, 1969.
SCHELLING, V. A Presença do povo na cultura brasileira: ensaios sobre o pensamento de Mário de Andrade e Paulo Freire. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
SAUSSURE, Ferdinand de, Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.