Diagnóstico da coleta seletiva em condomínios no bairro de Manaíra na cidade de João Pessoa-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p63-70Palavras-chave:
coleta seletiva domiciliar, resíduos sólidos, reciclagemResumo
O crescimento acelerado das cidades e o aumento no consumo de produtos industrializados e descartáveis têm ocasionado um acréscimo no volume dos resíduos sólidos e isso tem trazido vários problemas para a sociedade, dentre eles, a carência de áreas para o destino final do lixo. Uma alternativa apresentada para redução desses resíduos nos aterros sanitários é a coleta seletiva do lixo que traz como benefícios o prolongamento da vida útil dos aterros sanitários, menor agressão ao meio ambiente, diminuição na extração dos recursos naturais além de proporcionar inclusão social dos agentes ambientais. O objetivo da pesquisa foi elaborar um diagnóstico da coleta seletiva na geração dos resíduos sólidos em condomínios no bairro de Manaíra na cidade de João Pessoa, visto que não existiam dados precisos. O método de abordagem do estudo foi indutivo, com procedimento estatístico descritivo. A técnica da pesquisa utilizada foi a de documentação indireta (análise de documentos) e observação direta intensiva, com aplicação de questionário com 16 questões para coleta de dados junto aos síndicos. O universo da pesquisa foi de 242 condomínios residenciais e comerciais numa amostra de 70% deste universo, totalizando 170 condomínios. Tomando como referência os dados obtidos, podemos destacar que, dos 91 síndicos que se disponibilizaram a responder os questionários, apenas 6,5% condomínios realizam a coleta seletiva, enquanto que 93,5% síndicos não implantaram o sistema de coleta seletiva nos condomínios. Com isso, conclui-se que a prática da coleta seletiva na geração dos resíduos sólidos nos condomínios no bairro de Manaíra é muito baixa.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Classifica Resíduos Sólidos quanto aos seus riscos, potenciais ao meio ambiente e a saúde pública.
Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana – EMLUR – ASSCOM/EMLUR LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 2ª ed., São Paulo, 1995.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Canal Ciência. Coleta Seletiva de lixo em condomínios da cidade de Uberlândia, MG. Hisatugo, Erica Yano. Disponível em: http:www.canalciencia.ibict.br/pesquisas/pesquisa.php?ref_pesquisa=171. Acesso em: 17 de agosto de 2005.
PEREIRA, Edilberto Fernandes. Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana – EMLUR (eng.). João Pessoa, 2006.
PREFEITURA DO RIO. COMLURB. Coleta Seletiva agora chega no Rio. Disponível em: www_2.rio.rj.gov.br/comlurb/conta_lick_esp?=serv_coleta.htm. Acesso em: 17 de agosto de 2005.
SOUSA, Verônica Pereira. ESTUDO SOBRE COLETA SELETIVA BAIRROS DE: TAMBAÚ, MANAÍRA E CABO BRANCO. 2002. Monografia (para obtenção de título de especialista em Educação Ambiental) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE.Banco de Dados. Banco de Experiências.Lixo.Coleta Seletiva de Lixo-EmbuSP. Besen, Gina Rizpah. Disponível em: http:www.unilivre.org.br/banco_de_dados/experiencias/experiencias/178.html. Acesso em: 17 de agosto de 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.