Diagnóstico da coleta seletiva em condomínios no bairro de Manaíra na cidade de João Pessoa-PB

Claudiana Maria da Silva Leal

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Sandra Helena Fernandes Nicolau

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Danielle do Nascimento Silva Oliveira

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Carlos Lima de Santana

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Henrique de Oliveira Barbosa

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Wilton Wilney Nascimento Padilha

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

O crescimento acelerado das cidades e o aumento no consumo de produtos industrializados e descartáveis têm ocasionado um acréscimo no volume dos resíduos sólidos e isso tem trazido vários problemas para a sociedade, dentre eles, a carência de áreas para o destino final do lixo. Uma alternativa apresentada para redução desses resíduos nos aterros sanitários é a coleta seletiva do lixo que traz como benefícios o prolongamento da vida útil dos aterros sanitários, menor agressão ao meio ambiente, diminuição na extração dos recursos naturais além de proporcionar inclusão social dos agentes ambientais. O objetivo da pesquisa foi elaborar um diagnóstico da coleta seletiva na geração dos resíduos sólidos em condomínios no bairro de Manaíra na cidade de João Pessoa, visto que não existiam dados precisos. O método de abordagem do estudo foi indutivo, com procedimento estatístico descritivo. A técnica da pesquisa utilizada foi a de documentação indireta (análise de documentos) e observação direta intensiva, com aplicação de questionário com 16 questões para coleta de dados junto aos síndicos. O universo da pesquisa foi de 242 condomínios residenciais e comerciais numa amostra de 70% deste universo, totalizando 170 condomínios. Tomando como referência os dados obtidos, podemos destacar que, dos 91 síndicos que se disponibilizaram a responder os questionários, apenas 6,5% condomínios realizam a coleta seletiva, enquanto que 93,5% síndicos não implantaram o sistema de coleta seletiva nos condomínios. Com isso, conclui-se que a prática da coleta seletiva na geração dos resíduos sólidos nos condomínios no bairro de Manaíra é muito baixa.

Palavras-chave


coleta seletiva domiciliar; resíduos sólidos; reciclagem


Texto completo:

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Classifica Resíduos Sólidos quanto aos seus riscos, potenciais ao meio ambiente e a saúde pública.

Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana – EMLUR – ASSCOM/EMLUR LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 2ª ed., São Paulo, 1995.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Canal Ciência. Coleta Seletiva de lixo em condomínios da cidade de Uberlândia, MG. Hisatugo, Erica Yano. Disponível em: http:www.canalciencia.ibict.br/pesquisas/pesquisa.php?ref_pesquisa=171. Acesso em: 17 de agosto de 2005.

PEREIRA, Edilberto Fernandes. Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana – EMLUR (eng.). João Pessoa, 2006.

PREFEITURA DO RIO. COMLURB. Coleta Seletiva agora chega no Rio. Disponível em: www_2.rio.rj.gov.br/comlurb/conta_lick_esp?=serv_coleta.htm. Acesso em: 17 de agosto de 2005.

SOUSA, Verônica Pereira. ESTUDO SOBRE COLETA SELETIVA BAIRROS DE: TAMBAÚ, MANAÍRA E CABO BRANCO. 2002. Monografia (para obtenção de título de especialista em Educação Ambiental) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE.Banco de Dados. Banco de Experiências.Lixo.Coleta Seletiva de Lixo-EmbuSP. Besen, Gina Rizpah. Disponível em: http:www.unilivre.org.br/banco_de_dados/experiencias/experiencias/178.html. Acesso em: 17 de agosto de 2005.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p63-70

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1697

Total de downloads do artigo: 845