Diagnóstico da coleta seletiva em condomínios no bairro de Manaíra na cidade de João Pessoa-PB

Autores

  • Claudiana Maria da Silva Leal Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Sandra Helena Fernandes Nicolau Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Danielle do Nascimento Silva Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Carlos Lima de Santana Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Henrique de Oliveira Barbosa Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Wilton Wilney Nascimento Padilha Universidade Federal da Paraíba (UFPB) http://orcid.org/0000-0003-3056-9145

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p63-70

Palavras-chave:

coleta seletiva domiciliar, resíduos sólidos, reciclagem

Resumo

O crescimento acelerado das cidades e o aumento no consumo de produtos industrializados e descartáveis têm ocasionado um acréscimo no volume dos resíduos sólidos e isso tem trazido vários problemas para a sociedade, dentre eles, a carência de áreas para o destino final do lixo. Uma alternativa apresentada para redução desses resíduos nos aterros sanitários é a coleta seletiva do lixo que traz como benefícios o prolongamento da vida útil dos aterros sanitários, menor agressão ao meio ambiente, diminuição na extração dos recursos naturais além de proporcionar inclusão social dos agentes ambientais. O objetivo da pesquisa foi elaborar um diagnóstico da coleta seletiva na geração dos resíduos sólidos em condomínios no bairro de Manaíra na cidade de João Pessoa, visto que não existiam dados precisos. O método de abordagem do estudo foi indutivo, com procedimento estatístico descritivo. A técnica da pesquisa utilizada foi a de documentação indireta (análise de documentos) e observação direta intensiva, com aplicação de questionário com 16 questões para coleta de dados junto aos síndicos. O universo da pesquisa foi de 242 condomínios residenciais e comerciais numa amostra de 70% deste universo, totalizando 170 condomínios. Tomando como referência os dados obtidos, podemos destacar que, dos 91 síndicos que se disponibilizaram a responder os questionários, apenas 6,5% condomínios realizam a coleta seletiva, enquanto que 93,5% síndicos não implantaram o sistema de coleta seletiva nos condomínios. Com isso, conclui-se que a prática da coleta seletiva na geração dos resíduos sólidos nos condomínios no bairro de Manaíra é muito baixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Classifica Resíduos Sólidos quanto aos seus riscos, potenciais ao meio ambiente e a saúde pública.

Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana – EMLUR – ASSCOM/EMLUR LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 2ª ed., São Paulo, 1995.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Canal Ciência. Coleta Seletiva de lixo em condomínios da cidade de Uberlândia, MG. Hisatugo, Erica Yano. Disponível em: http:www.canalciencia.ibict.br/pesquisas/pesquisa.php?ref_pesquisa=171. Acesso em: 17 de agosto de 2005.

PEREIRA, Edilberto Fernandes. Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana – EMLUR (eng.). João Pessoa, 2006.

PREFEITURA DO RIO. COMLURB. Coleta Seletiva agora chega no Rio. Disponível em: www_2.rio.rj.gov.br/comlurb/conta_lick_esp?=serv_coleta.htm. Acesso em: 17 de agosto de 2005.

SOUSA, Verônica Pereira. ESTUDO SOBRE COLETA SELETIVA BAIRROS DE: TAMBAÚ, MANAÍRA E CABO BRANCO. 2002. Monografia (para obtenção de título de especialista em Educação Ambiental) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE.Banco de Dados. Banco de Experiências.Lixo.Coleta Seletiva de Lixo-EmbuSP. Besen, Gina Rizpah. Disponível em: http:www.unilivre.org.br/banco_de_dados/experiencias/experiencias/178.html. Acesso em: 17 de agosto de 2005.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Engenharias I - Engenharia Sanitária, Hidráulica e Ambiental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)